fbpx

Diagnóstico por Imagem: Hamartoma

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Conteúdo disponibilizado por Dr. Pixel*


História clínica resumida

Mulher em seguimento após tratamento de linfoma não Hodgkin foi submetida a exame de PET-CT (Positron emission tomography–computed tomography) para avaliar a resposta da doença à quimioterapia. O exame confirmou ter havido resposta metabólica completa de múltiplas linfonodomegalias acima e abaixo do diafragma, identificadas no exame de estadiamento. Por outro lado, identificou-se uma assimetria do parênquima mamário no quadrante superolateral da mama esquerda (Figura 1).

Figura 1- Tomografia computadoriza do tórax, sem contraste, plano axial, mostrando assimetria do parênquima mamário à esquerda (círculo vermelho).
Figura 1- Tomografia computadoriza do tórax, sem contraste, plano axial, mostrando assimetria do parênquima mamário à esquerda (círculo vermelho).

A paciente foi encaminhada ao médico mastologista. Ao exame físico as mamas foram descritas como pêndulas, flácidas, sem retrações nem nódulos. Não foram palpados linfonodos suspeitos nas cadeias linfonodais axilares, infra e supraclaviculares. Foram solicitadas mamografia (figura 2) e ultrassonografia mamárias (figura 3).

Figura 2- Mamografia CR (Computed Radiography) da mama esquerda confirmou a assimetria focal no quadrante súperolateral da mama esquerda (círculos vermelhos nas figuras 2A e 2C), que persistiu à compressão localizada (Figuras 2B e 2D).
Figura 2- Mamografia CR (Computed Radiography) da mama esquerda confirmou a assimetria focal no quadrante súperolateral da mama esquerda (círculos vermelhos nas figuras 2A e 2C), que persistiu à compressão localizada (Figuras 2B e 2D).

 

3
Figura 3 – Ultrassonografia da mama esquerda mostrou no modo brilho (Figura 3A) um nódulo oval, heterogêneo, paralelo e circunscrito, medindo 54 x 15 mm. A Elastografia “Shear Wave” (Figura 3B), mostrou tratar-se de uma lesão mole (azul).

 

 

Diagnóstico: Fibroadenolipoma (hamartoma) da mama

Discussão

Trata-se de uma proliferação benigna de tecido fibroso, glandular e adiposo (fibro-adeno-lipoma). Todos os componentes são encontrados no tecido mamário normal (daí o termo hamartoma). Geralmente é difícil delinear as suas margens pois o nódulo se assemelha ao tecido adjacente. Outras vezes, como na ultrassonografia apresentada, identifica-se uma cápsula fibrótica de tecido conjuntivo, delimitando a lesão. Quando palpáveis, costumam apresentar-se como nódulos macios e fáceis de comprimir, característica que pode ser documentada pela elastografia. Os casos típicos são classificados na categoria BI-RADS® 2 (achados benignos). A biópsia usualmente não é necessária. O tratamento cirúrgico se limita aos casos em que houver desconforto atribuível ao nódulo.


*Sobre o Dr. Pixel:

LogoDisponível online desde dezembro de 2015, e atualmente com milhares de acessos por dia, o site Dr. Pixel (www.fcm.unicamp.br/drpixel) tem como objetivo o ensino e a atualização em diagnóstico por imagem. Suas aulas, discussões de casos e banco de imagens são destinados principalmente a estudantes da graduação em medicina, residentes e médicos especialistas ou não em diagnóstico por imagem.

O conteúdo do site é produzido no Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” – CAISM –Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil, com o apoio dos Departamentos de Tocoginecologia e Radiologia e pelo setor de Medicina Nuclear da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) -UNICAMP. A execução técnica é de responsabilidade do Núcleo de Tecnologia da Informação da FCM. Todo o conteúdo do Dr Pixel foi preparado a fim de assegurar o anonimato dos pacientes.


 

Confira a ultima edição da Newslab

Evento internacional incentiva a inovação e promove negócios em Ciências da Vida na América Latina

“Inovação & Partnering para Alavancar a Bioeconomia na América Latina” é o tema 5º edição da BIO Latin America, conferência organizada pela Biotechnology Innovation Organization

Leia mais

Fleury Medicina e Saúde lança edição atualizada do ‘Atlas de Diagnóstico por Imagem em Cardiologia’

Na 40ª edição do Congresso da SOCESP, médicos do Fleury lançam livro sobre métodos de diagnóstico e discutem casos de doença coronária e estenose aórtica 

Leia mais

Grupo Polar é representante autorizado das vestimentas DuPont Tyvek IsoClean para ambientes controlados

A vestimenta reduz riscos de contaminação, enquanto garante proteção para os processos, produtos e pessoas.    Com quase 20 anos de experiência, o Grupo Polar é atualmente o maior fabricante nacional

Leia mais

Diagnóstico por imagem: Adenocarcinoma em divertículo duodenal e ressonância magnética

Autor: Vanessa Mizubuti Brito¹  Colaboradores: Klaus Schumacher¹, Bruna Zaidan²  Orientador: Antônio Eustáquio Dantas da Silva Júnior³  O caso é uma apresentação típica em localização atípica e curiosa. Escolhemos esse

Leia mais
Seções
Fechar Menu