fbpx

Matéria de capa: Em busca do formato perfeito

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Projetando o sucesso de seus clientes

Tornar as empresas de saúde “saudáveis”, competitivas. Essa foi a premissa estratégica que moldou toda a trajetória institucional da Formato Clínico a partir das histórias de sucesso construídas em parceria com seus clientes ao longo da última década.

Muito mais que uma convencional consultoria em projetos de medicina diagnóstica, a Formato Clínico apostou na Qualidade 360o, ou seja, em todas as áreas da saúde tomadas de modo sistêmico, global.

Criada pela biomédica Carmen Paz Oplustil e pelo patologista clínico Gustavo Campana, a missão da Formato Clínico, desde sua fundação, sempre foi dividir com cada um de seus clientes a percepção de que uma empresa é constituída basicamente pela expertise daqueles que a conduzem. Ou seja, ao longo de sua história, a Formato Clínico reforçou seus conceitos originais, trabalhando exaustivamente seu foco em aspectos técnico-operacionais, otimização de processos, atualização de profissionais pela educação dedicada e a total observância dos aspectos gerenciais das empresas de saúde, sempre com uma visão de sustentabilidade que preserve seu caráter humano.

Um começo promissor

Compreender o complexo mercado do segmento de saúde leva tempo e demanda muita vivência, mas oferece grandes oportunidades na definição da assessoria de gestão como ferramenta essencial para a criação ou o desenvolvimento estratégico das empresas.

Atuando fortemente na performance de dados relativos aos processos, a Formato Clínico adquiriu rapidamente o caminho não apenas científico, mas também prático e operacional na preparação de profissionais demandados pelas certificações e acreditações de qualidade.

O êxito no primeiro grande projeto, a assessoria na criação de um importante centro diagnóstico de referência, o DAIA, na cidade de Porto Velho, em Rondônia, revelou-se como um verdadeiro case de negócios e originou a prospecção de seis novos projetos para a Formato Clínico ainda em seu primeiro ano. Nessa fase, a chegada de novos profissionais especializados na área de medicina diagnóstica repercutiu na formação de uma motivada e competente equipe de trabalho.

Solidificando uma missão

Tendo inaugurado sua sede atual em 2010, a Formato Clínico se estruturou também como centro de treinamento e atualização. Assim, ergueram-se as bases de sua Educação Continuada, um dos pilares do conceito Formato Clínico de aprendizado participativo, com atendimento personalizado e turmas reduzidas para um melhor aproveitamento e um efetivo compartilhamento de ideias e procedimentos por parte dos profissionais formadores.

No ano seguinte, a formalização de três novas unidades de negócio – Consultoria em Processos e Qualidade, Consultoria em Negócios em Saúde e Educação Continuada –  deu maior corpo e consistência competitiva à missão da empresa. O Projeto Chile surgiu naturalmente dessa reconfiguração e se estabeleceu rapidamente. Com o objetivo de marcar presença e expansão na América Latina, a operação da Formato Clínico Chile iniciou-se com Dra. Carolina Prieto, médica patologista, presidente da Sociedade Chilena de Laboratórios Clínicos, que tomou a frente dessa empreitada em função de seu grande prestígio nacional e internacional.

Dra. Carolina Prieto, capitaneando a expansão internacional da FC.
Dra. Carolina Prieto, capitaneando a expansão internacional da FC.

Durante seus primeiros anos, a Formato Clínico acostumou-se a participar de importantes fóruns de conhecimento, integrando congressos nacionais e internacionais como expositora (SBPC/ML, Encontro das Santas Casas e Jornada de Laboratórios Clínicos do Chile) e, também, como palestrante, em diversos eventos científicos e de gestão na área de saúde. Tudo isso veio contribuindo para a diversificação de seu perfil empresarial como uma instituição polinizadora do saber, o que resultou, naturalmente, na produção de diversos artigos e publicações de seus consultores e gestores em revistas nacionais, guias práticos e livros que foram se tornando importante referência para o mercado de medicina diagnóstica.

O prêmio de Melhor Trabalho Científico no congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica CBPC/ML, um conceito de ecoeficiência na aplicação da Produção mais Limpa (P+L) aos serviços de saúde, e o Prêmio Dr. José Carlos Basques, pelo pôster “Contribuição da gestão de riscos para a segurança do paciente”, vieram coroar o aprofundamento das pesquisas desenvolvidas pela Formato Clínico no sentido de aperfeiçoar seu papel de alavancar o crescimento das empresas na área da saúde.

Especialidade: adequação

Afinal, em meio a tantas possibilidades e recursos, quais são as principais atividades da empresa? A Formato Clínico possui uma área de negócios em saúde especializada em estudos para novas oportunidades. Ela vem do olhar constante que a empresa possui para a viabilidade da expansão dos negócios, para a aquisição de laboratórios existentes ou mesmo para a implantação de novos laboratórios, com visão técnica, financeira e de mercado.

A Formato Clínico se especializou, também, no aconselhamento estratégico-operacional de empresas da área de saúde no delicado momento de investir ou implantar novas metodologias, pois é fundamental possuir um estudo de viabilidade ou um plano de negócio antes de tomar qualquer decisão e garantir, assim, o retorno do investimento.

O suporte total para a implementação efetiva do sistema de gestão da qualidade é outra parte importante do escopo de serviços disponibilizados pela Formato Clínico. Essa ação empresarial compreende as seguintes atividades:

  • Consultoria para Acreditação/Certificação;
  • Auditorias (de diagnóstico e/ou internas) de Qualidade;
  • Terceirização do Departamento de Qualidade;
  • Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade;
  • Revisão dos processos. 
 “Nada na vida se alcança sozinho. É preciso sempre trabalhar em equipe. Quanto mais pessoas capacitadas participam de um determinado projeto, mais rápido e melhor é o resultado.” (Carmen Paz Oplustil, diretora da Formato Clínico)
“Nada na vida se alcança sozinho. É preciso sempre trabalhar em equipe. Quanto mais pessoas capacitadas participam de um determinado projeto, mais rápido e melhor é o resultado.” (Carmen Paz Oplustil, diretora da Formato Clínico)

Resultados como meta

A experiência obtida na avaliação dos cases realizados pela Formato Clínico é sempre convertida em novos estudos para novas oportunidades de implementação da qualidade em outros e desafiadores contextos. Por isso, os resultados da empresa cliente são tão expressivos e, em sua maioria, refletem na acuidade e na segurança dos exames, colaborando para sua precisão, o que leva a um aumento da competitividade, ao reforço das marcas envolvidas e ao aumento da participação dessas empresas clientes no mercado.

O desenvolvimento técnico e científico dos colaboradores é outro aspecto cada dia mais explorado pelas empresas como forma de aprimoramento profissional na prestação de serviços. A Formato Clínico prima por oferecer programas de Educação Continuada ajustados às demandas, perfis e contextos distintos de seus clientes e oferece, também, uma lista de cursos atualizados anualmente para profissionais da área da saúde. Esses cursos são realizados no centro de treinamento da própria Formato Clínico, na empresa cliente (in company), em atendimento customizado ou via cursos a distância.

 Vocação para a parceria

Desde 2014, com o objetivo de um rápido amadurecimento das soluções de negócio, ao dotá-las de maior compleição e visibilidade, a Formato Clínico criou parcerias e alianças estratégicas com a Consultoria Martins e a You Care, empresas sólidas e respeitadas no mercado, que vieram contribuir com o portfólio já disponibilizado aos nossos clientes.

 

A Consultoria Martins, representada por seu sócio-diretor, Marcos Martins, tem como objetivo dar suporte ao administrador, principalmente da área da saúde, fazendo-o conhecer e organizar os números de sua empresa e aperfeiçoando seu poder de análise e de síntese por meio de ferramentas gerenciais simples de sere

Marcos Martins, da Consultoria Martins.
Marcos Martins, da Consultoria Martins.

m implantadas e mantidas na rotina de uma organização.

Dessa forma, transformando dados em informações, a empresa terá segurança na tomada de decisões referentes ao Planejamento Estratégico Financeiro, Controles e Orçamento, tendo como foco, sobretudo, o aumento da lucratividade. A organização dos números da empresa e o desenvolvimento de análises comparativas iluminam alternativas e oportunidades para novos investimentos, eventual reposicionamento e/ou fusões e aquisições, sempre com o diferencial de uma linguagem acessível a todos os envolvidos no processo.

A aliança da Formato Clínico com a You Care, desde seu início, deu-se de forma muito natural: os clientes da Formato Clínico demandavam auxílio frequente em questões relativas ao marketing de suas empresas, para posicionar suas marcas de modo mais claro e objetivo. A parceria foi, então, criada com o intuito de oferecer projetos complementares, especialmente voltados para as empresas de medicina diagnóstica. A You Care, fundada em 2010, atua em gestão e marketing estratégico especializado no setor da saúde privada e conta com uma equipe interdisciplinar dirigida por Daniela Camarinha, administradora e mestre em administração.

A You Care trabalha a ideia de que relacionamentos estratégicos funcionam como um meio, uma ponte para a obtenção de resultados. Por isso, busca o equilíbrio entre os interesses das empresas, de seus stakeholders e dos usuários pacientes, propondo relações de ganho mútuo. Com profundo conhecimento dos players do setor, a You Care passa a ser um parceiro catalisador na identificação dos pontos críticos em comum, tanto positivos quanto negativos, desenvolvendo e implementando estratégias de acesso e marketing em parceria com a Formato Clínico.

4
Daniela Camarinha, líder da You Care.

Novos desafios para novos voos

“Todo o nosso trabalho é focado no cliente. Atendemos às suas necessidades dentro das normas de boas práticas, das normas legais e das normas de qualidade. A Formato Clínico orgulha-se de sua atuação, falando a mesma linguagem dos parceiros. Isso é fundamental para se evitarem ruídos e retrabalhos.” (Carmen Paz Oplustil, diretora da Formato Clínico)

Ao longo dos últimos anos, no trabalho árduo de levantamento dos processos para uma fotografia exata da realidade gerencial das empresas, a Formato Clínico, sempre em sua proposta de inovar, identificou uma oportunidade para dotar as empresas de saúde de uma ferramenta fundamental para que os clientes possam, após o diagnóstico dos profissionais, “andar com suas próprias pernas”. Foi assim que nasceu o CliQ, um software que trabalha a gestão da qualidade nas empresas em tempo real.

Criado em parceria com a empresa suíça Datalynx, o programa, aparentemente simples e de funcionamento muito intuitivo, ajuda a organizar a gestão da qualidade dos laboratórios ou dos centros de imagem, com a vantagem de ter sido desenvolvido por pessoas da área de saúde totalmente envolvidas com a linguagem e as demandas do setor. A Formato Cínico, mais uma vez, saiu na frente e conseguiu oferecer uma solução completa e de alto valor agregado a seus clientes.

Já no primeiro semestre de 2017, o CliQ estará pronto para ser implantado e totalmente validado no contexto clínico dos clientes pelos próprios consultores da Formato Clínico. Carmen Paz Oplustil garante que as soluções, por terem decorrido das experiências e dificuldades no trabalho de implantar os processos de qualidade, serão facilmente absorvidas e trarão efetivo retorno em curto prazo.

5

Gerar a informação precisa e confiável: esse sempre foi um dos pontos mais importantes para fazer empresas de saúde crescerem sustentavelmente. Com essa premissa em mente, a Formato Clínico participou da criação de conteúdo da plataforma “Mundo dos Exames”, em que os pacientes podem obter informações sobre os exames solicitados por seu médico, além de encontrar a lista, oferecida por seu plano de saúde, dos locais em que podem realizar esses exames.

Uma outra experiência importante na trajetória de sucesso da Formato Clínico foi a assessoria ao Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) na redação e na implantação de sua norma de qualidade para serviços de radiologia e imagem em todo o território nacional, assim como a capacitação de todos os auditores externos e internos do Programa. Sob o comando das consultoras Dra. Claudia Meira e Dra. Cristina Khawali, a Norma do Programa de Acreditação de Diagnósticos por Imagem, o PADI, foi acreditada pela ISQua (The International Society for Quality in Health Care), como norma técnica para todas as empresas que atuam na área.

Desde sua fundação, a Formato Clínico já ofereceu, a cerca de 140 empresas, soluções provenientes de suas diferentes áreas, tanto de Negócios em Saúde como de Processos e Qualidade. Na área de Educação Continuada, por exemplo, foram cerca de 670 alunos que passaram pelos cursos de atualização oferecidos na sede da empresa ou in company. A Formato Clínico Chile já treinou mais de 830 alunos no Chile e no Equador, com a participação de consultores brasileiros e chilenos.

Os cursos a distância vão, aos poucos, ganhando espaço entre os serviços disponibilizados pela empresa dada a praticidade de agenda que oferecem, já que podem ser realizados quando e onde se quiser e permitem a viabilidade de adequação orçamentária. Desse modo, a Formato Clínico oferece hoje três cursos EAD com material de apoio próprio: Procedimentos em Microbiologia Clínica, Controle Interno da Qualidade das Análises Quantitativas e Marketing Estratégico em Saúde. Novos cursos serão disponibilizados em breve.

Hoje, a Formato Clínico conta com profissionais extremamente competentes em diversas especialidades, como a biomédica Helen Moreira, a farmacêutica Ana Paula Rangel, a enfermeira Laura Vargas Acauan, a médica Cristina Khawali, a biomédica Regina Corbucci, a administradora Melissa Peixoto e o assessor técnico-científico Dr. Adagmar Andriolo. Vê-se que a história de sucesso da Formato Clínico é uma somatória natural de pequenos passos que foram sendo dados a seu tempo exato. Ela é fruto da confiança depositada por clientes bem assessorados, da dedicação dos excelentes profissionais que passaram por seu quadro e da crença no trabalho que alimenta o lugar garantido da Formato Clínico no futuro. Faça você também parte dessa história!


Contatos:

Formato Clínico (Brasil): www.formatoclinico.com.br
Formato Clínico (Chile): www.formatoclinico.cl
Consultoria Martins: www.consultoriamartins.com.br
YouCare: youcare.com.br


 

Confira a ultima edição da Newslab

Grupo de pesquisadores valida método que pode revolucionar o diagnóstico de Alzheimer

(Foto: Roche) Grupo de pesquisadores validaram uma metodologia que pode revolucionar o diagnóstico da doença de Alzheimer: exame diagnóstico criado pelos cientistas é capaz de

Leia mais

Na Feira Hospitalar 2019, Healthcare Alliance levará inovador biosensor de sinais vitais

A tecnologia proveniente de Israel será vendida com exclusividade no Brasil pela plataforma que reúne as melhores empresas especializadas em produtos e serviços para a

Leia mais

Ultrassom da Samsung permite estudo do cérebro do feto durante a gravidez

Navegação neurossonográfica avançada auxilia na avaliação de novas regiões do cérebro fetal de forma semiautomática Com o objetivo de ampliar a capacidade clínica de diagnóstico

Leia mais

Inteligência artificial à serviço da prevenção: Minsait lança produto que reduz pressão sanguínea

Intitulado HCEPRO, produto integra dados e reduz pressão sanguínea de pacientes com hipertensão A Minsait, empresa Indra com foco em transformação digital, traz ao mercado

Leia mais
Seções
Fechar Menu