O Brasil é o primeiro país da América Latina a utilizar o teste Freelite® Mx para auxiliar no difícil diagnóstico da Esclerose Múltipla (EM). Inovador, o Freelite® Mx faz a quantificação das cadeias leves livres kappa e lambda no Líquido Cefalorraquidiano (LCR), o líquor. Diversos estudos – nacionais e internacionais – têm comprovado a importância da utilização inovadora deste teste para o diagnóstico da doença.
A EM é uma doença bastante heterogênea e de etiologia ainda desconhecida. A preocupação com uma doença crônica, potencialmente incapacitante e séria como esta é grande, especialmente porque não existe um teste único e específico para o seu diagnóstico. Diante desse desafio, médicos utilizam diversos exames para, antes de tudo, afastar a possibilidade de outras doenças como, por exemplo, infecções ou tumores.
A lista inclui exames de sangue, ressonância magnética para documentar a presença de lesões desmielinizantes, evidência clínica, observando os sintomas físicos e o histórico do paciente, e a análise do líquor, coletado por meio da punção lombar, para a busca de níveis anormais de imunoglobulinas no líquor (imunoglobulinas intratecais), que podem ser indicativos de EM.
Isso porque a principal patologia da Esclerose Múltipla reside nas anormalidades do sistema imunológico celular e humoral, portanto, o líquor desempenha um papel fundamental na identificação da síntese intratecal de imunoglobulinas.
A Binding Site Brasil oferece a solução completa para o diagnóstico.
O exame Freelite® Mx quantifica cadeias leves livres no Líquor e auxilia no diagnóstico complexo dessa doença.
Leia a matéria na íntegra em nossa revista digital disponível em https://newslab.com.br/