Teste simples, preciso, semiautomatizado e capaz de gerar grande economia. Essas são algumas características do VaccZyme®, exame da Binding Site que faz a avaliação sorológica de resposta a diferentes tipos de vacinas pneumocócicas conjugadas.
Essas vacinas são aquelas que, em geral, aplica-se na primeira infância a fim de proteger o indivíduo de doenças provocadas por pneumococos como a meningite, a pneumonia, otites, sinusites, entre outras.
Ao testar a resposta do organismo a esse tipo de vacina, o VaccZyme® torna-se fundamental para confirmar o diagnóstico dos Erros Inatos da Imunidade (EII), anteriormente conhecidos como Imunodeficiências Primárias.
“Portadores desses transtornos apresentam baixa produção de anticorpos, mesmo depois de tomarem as vacinas. Em casos mais graves, sequer há a detecção de imunoglobulinas”, explica a diretora científica da Binding Site Brasil, Dra. Elyara Soares.
Como funciona
O diferencial e grande vantagem do VaccZyme® frente a outros produtos do mercado é que, por meio de uma única testagem, o exame da Binding Site Brasil possibilita a avaliação de todos os 23 sorotipos passíveis de detecção após a aplicação das vacinas pneumocócicas conjugadas.
Outros testes disponíveis no mercado nacional detectam 7, no máximo 14 sorotipos.
Com a avaliação simultânea de todos os sorotipos, a resposta é única e feita a partir de uma nota total. Dessa forma, não é preciso fazer testes para cada tipo diferente de sorotipo – gerando significativa economia de tempo e de dinheiro.
Números
A leitura do VaccZyme® para a detecção de EII funciona da seguinte maneira.
Quando a concentração total de anticorpos é inferior a 38,2 miligramas por litro, é correto afirmar que não houve qualquer resposta à vacina (ou houve uma muito baixa). Assim, trata-se de um caso dos Erros Inatos da Imunidade.
Já pacientes com concentração total superior a 96,1 miligramas por litro apresentam boa resposta de anticorpos – e, por isso, têm o diagnóstico para EII descartado.
Somente nos casos cujo registro do VaccZyme® ficou em uma zona intermediária entre esses dois valores será preciso fazer testagens individuais para cada sorotipo, a fim de se chegar a uma conclusão definitiva.
“Assim, a descoberta da doença é feita de maneira rápida, muito mais precisa e compensatória ao se levar em conta a relação custo-benefício”, conta a diretora científica da Binding Site Brasil.
Onde pode ser encontrado
O VaccZyme® começou a ser adotado no Brasil este ano. O primeiro laboratório a disponibilizá-lo por meio de parceria com a Binding Site foi o Immunogenic, em São Paulo, especializado na triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade.
O DB Diagnósticos, com unidades em todas as regiões do país, também possui o teste disponível.
A meta da Binding Site é que o exame se torne cada vez mais popular no Brasil, assim como já ocorre em países europeus, onde ele é bastante comum e fácil de ser encontrado.
Leia a Reportagem de Capa completa em nossa Revista Digital clicando aqui