A quantidade de hemoglobina por eritrócito é calculada por equipamentos hematológicos, dividindo a dosagem de hemoglobina (Hgb) pelo número de eritrócitos presentes em um mesmo volume de sangue. O HCM (hemoglobina corpuscular média) é um índice exato e bom para definição de hipocromia (HCM<24 pg), contudo, na opinião do professor Renato Faillace, é um erro relatar hipocromia quando somente o HCM estiver abaixo dos valores de referência, a hipocromia deve ser definida quando há diminuição da concentração da hemoglobina nos eritrócitos, e não pela quantidade de hemoglobina, pois pode sofrer interferência da contagem dos eritrócitos. Já o CHCM expressa com mais precisão a concentração de hemoglobina e a hipocromia. Segundo o autor, pacientes com anemia por deficiência de ferro que apresentam Hgb de 10 g/dL, mostram um CHCM entre 31 e 32 g/dL, e a diminuição nítida deste índice é vista em casos de anemia ferroprivas com Hgb de 9 g/dL, e CHCM de 30 g/dL. E quando a hemoglobina cai para 5 g/dL há marcante hipocromia (CHCM<25 g/dL) Hgb de 10 g/dL.
O ICSH (INTERNATIONAL COUNCIL for STANDARDIZATION in HAEMATOLOGY) define hipocromia quando há diminuição da coloração da hemácia com aumento do halo claro central superior a 1/3 do diâmetro celular, e o HCM e o CHGM estarão diminuídos nos casos de hipocromia acentuada.
O ICSH recomenda que as condições clínicas que causam a hipocromia estão sempre associadas à microcitose. Além disto, a recomendação é que o valor do HCM seja utilizado para definir e quantificar a intensidade da hipocromia e, que haja confirmação por microscopia.
Na opinião e experiência do autor desta coluna, o analista clínico e hematologista deve utilizar os dois índices associados, e relatar a hipocromia em casos maiores analisando o HCM e CHCM em conjunto, pois hipocromia discreta, não associada a anemia microcítica não possui significado clínico relevante.
Autor: Luiz Arthur Calheiros Leite, Ph.D.
Referências
– Hemograma: Manual de Interpretação do hemograma. Renato Failace e Flavio Fernandes, Editora Artmed, 6ª edição, 2015.
– ICSH recommendations for the standardization of nomenclature and grading of peripheral blood cell morphological features. Palmer L, Briggs C, McFadden S, Zini G, Burthem J, Rozenberg G, Proytcheva M, Machin SJ. Int J Lab Hematol. 2015 Jun;37(3):287-303.
Veja esse artigo e muito mais em nossa Revista Digital clicando aqui