Resumo
A anemia ferropriva é a desordem nutricional de maior prevalência no mundo, acometendo, principalmente, crianças menores de 5 anos e mulheres em idade fértil. Na infância, a carência de ferro, pode provocar dificuldades na aprendizagem da linguagem, distúrbios psicológicos e comportamentais, além de debilitar as defesas imunológicas, facilitando a ocorrência e/ou o agravamento de doenças infecciosas. O estudo tem como objetivo analisar as evidências científicas sobre anemia ferropriva em crianças. Para este, foi realizada uma revisão integrativa com base em artigos científicos, encontrados nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde e LILACS, no período de 2005 a 2015, utilizando as palavras-chave, de forma integrada: “anemia ferropriva em crianças” e, de forma individual: anemia ferropriva, carência de ferro infantil e análise laboratorial das anemias. Foram considerados critérios de inclusão artigos publicados nos últimos 10 anos, no idioma português; e, como critérios de exclusão, artigos sem contribuições à temática do estudo e que não possuíam resumo e/ou texto completo disponibilizados nas bases de dados acima citadas. Para complementação do estudo, as informações encontradas foram organizadas, avaliadas, interpretadas e sintetizadas, resultando na utilização de apenas 20 artigos inerentes à problemática, os quais delatam acerca da anemia ferropriva em seus aspectos gerais, métodos de diagnóstico e tratamento, para, assim, baseado nesses resultados, ajudar no desenvolvimento de planejamentos estratégicos para controle, prevenção e cura da doença, melhorando e contribuindo para o desenvolvimento do país.
Palavras-chave: Anemia ferropriva. Carência de ferro infantil. Análise laboratorial das anemias.
Abstract
Iron deficiency anemia is the most prevalent nutritional disorder in the world, affecting mainly children under five years and women of childbearing age. In childhood, iron deficiency, can cause difficulties in learning the language, psychological and behavioral disorders, as well as weakening immune defenses, facilitating the occurrence and/or aggravation of infectious diseases. The study aims to analyze the scientific evidence of iron deficiency anemia in children. For this, an integrative review was carried out on the basis of scientific articles found in the Virtual Library Databases Health and LILACs, from 2005 to 2015, using the key words in an integrated way, “iron deficiency anemia in children” and individually: iron deficiency anemia, Lack of child iron and laboratory analysis of anemia. They considered inclusion criteria published articles in the last 10 years in the portuguese language; and exclusion criteria, articles without contributions to the theme of the study and who had no abstract and/or full text available on the above mentioned databases. To complement the study, the information found were organized, evaluated, interpreted and summarized, resulting in the use of only 20 articles related to the problem, which denounce the fence of iron deficiency anemia in its general aspects, diagnostic methods and treatment for as well based on these results, assist in developing strategic plans for control, prevention and cure of the disease, improving and contributing to the country’s development.
Keywords: Iron deficiency anemia in children. Lack of child iron. Iron deficiency. Laboratory analysis of anemia.
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