Empreender requer desafios e, nesses 02 anos de empresa, foram eles que me motivaram a buscar ser melhor a cada dia. O Laboratório Dovalle é uma empresa que existe há 16 anos, porém, só em 2020 inauguramos uma matriz em Paratinga, onde sou sócio proprietário.
Voltando um pouquinho no tempo, me formei em Biomedicina no ano de 2017 e concluí minha pós-graduação em Análises Clínicas no mesmo ano. Durante o curso, sempre fui um aluno participativo nos processos de monitorias, ligas acadêmicas e outros projetos de extensão. Logo que sai da graduação vivenciei toda angustia que um recém-formado passa: a incerteza do emprego, inseguranças e todos os outros medos que cercam o anseio de algo novo.
Logo chegou o primeiro emprego através do networking que já fazia durante a graduação, porém só conheci este termo após me tornar empreendedor. Ao longo das experiências como analista clínico, trabalhei em dois laboratórios os quais me trouxeram experiências incríveis e algumas não tão incríveis assim, entretanto foram necessárias para me moldar como profissional.
O Laboratório Dovalle entra na minha vida em 2018, quando recebi uma proposta de emprego da minha atual sócia para trabalhar em Formosa do Rio Preto, Bahia. Atuei como responsável técnico durante uns 02 anos, até que tudo que eu pedi a Deus e sonhava durante a graduação aconteceu: fui convidado para uma sociedade no Laboratório em minha cidade natal, para onde eu sempre quis voltar. Isso era um dos meus maiores sonhos, pois sempre fiz planos de estudar bastante e voltar para minha cidade, onde ajudaria na saúde da população.
Paratinga é uma cidade pequena no interior da Bahia, de acordo com o ultimo senso do IBGE em 2021 possuía 32.274 habitantes. E quando se quer empreender em cidade pequena surgem muitas dificuldades a serem enfrentadas, mas o meu desejo e objetivo era impactar de alguma forma a vida das pessoas daquele lugar, e acredito que esse seja meu maior propósito.
Sonho realizado! Em minha mente achei que tudo seria flores, pois nem sempre imaginamos que para se obter êxito e conseguir realizar nossos sonhos, temos que suportar o processo. O processo é doloroso, é árduo e muito trabalhoso. Porém, olhando hoje para quem eu me tornei, eu passaria tudo novamente.
Logo que inauguramos o Laboratório Dovalle em Paratinga, não sabia muita coisa de gestão, pois era minha primeira empresa e a pouca idade não me fazia ter tanta maturidade. Enfrentamos uma pandemia logo de cara, e estávamos impossibilitados de fazer qualquer evento para divulgação da nossa marca naquela cidade ou mostrar meu trabalho para os pacientes.
Eu aposto em um trabalho mais humanizado e busco fazer com que meus pacientes entendam que minha equipe e eu não entregamos apenas exames laboratoriais, e sim ofertamos uma experiência aos nossos clientes. Eles não estavam acostumados e com isso, poderia gerar alguma insegurança, então tive que tentar driblar todas essas pedras que apareciam em meu caminho para captar e fidelizar nossos clientes. Foram dias angustiantes onde a empresa não conseguia se pagar, e tivemos que reduzir horário de funcionários e trabalhar na maioria das vezes minha esposa e eu.
Não me recordo a forma que a OFAC Brasil apareceu na minha vida, só consigo lembrar-me do momento que foi a virada de chave para que eu me aprimorasse como gestor e analista clínico. Recordo que a primeira aula do curso OFACLASS foi com a Biomédica Bruna Carlos, com o tema: Estratégias para fidelizar clientes no Laboratório. Nessa aula, tudo começou a se encaixar na minha cabeça, fui começando a conhecer minhas falhas como gestor, pensar em estratégias que fariam aumentar meu faturamento e conseguindo captar e fidelizar mais clientes.
Já tenho uns 10 meses de curso e que sou membro OFAC Brasil, e é incrível todo networking que é promovido dentro da comunidade, as trocas de experiências entre gestores e analistas clínicos, as aulas com professores renomados que acrescentam demais na nossa vida profissional. Todo suporte que é oferecido por Marbenha Linko e Thiago d’El-Rey faz o diferencial para que essa Comunidade continue em crescimento exponencial.
Depois que comecei com a OFAC Brasil tive um aumento no processo de captação dos clientes, consegui fidelizá-los e hoje consigo pensar em estratégias mensais e isso traz como consequência um aumento no faturamento, mesmo sendo um laboratório pequeno em uma cidade pequena.
Agora estamos no processo de colher alguns frutos do esforço do nosso trabalho e temos pretensão de expandir a nossa marca, e todo esse aumento só foi possível pelo excelente trabalho da minha equipe. Nossa empresa tem um atendimento diferenciado, mais acolhedor com o paciente. E o reconhecimento só acontece porque fazemos com amor, e em tudo Deus tem feito prosperar.
Dessa forma, todos nós precisamos buscar melhoria constante, trazendo inovações e nos capacitando. Como toda pessoa que obteve sucesso e passou pelo processo, é imprescindível que suportemos e façamos das dificuldades as forças para conseguirmos alcançar as metas. Ainda estou no início de todas as coisas que Deus tem reservado para mim. E, fazer boas escolhas é o que tem me ajudado a chegar até aqui, que é só o começo.
Autor: Gabriel Santos Miranda – Biomédico, Especialista em Análises Clínicas e CEO do Laboratório Dovalle – Paratinga-BA
Leia a Coluna Lady News e muito mais em nossa Revista Digital clicando aqui