fbpx

Sanofi Pasteur lança a primeira vacina meningocócica quadrivalente totalmente líquida no mercado brasileiro

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Imunizante oferece proteção contra quatro sorogrupos A, C, W, Y para pacientes com idade entre nove meses e 55 anos

A Sanofi Pasteur traz para o Brasil a vacina quadrivalente contra meningite meningocócica. Prevenível contra quatro tipos da doença – A, C, W e Y – o imunizante é indicado de nove meses a 55 anos¹ e estará disponível em clínicas particulares de vacinação, hospitais, laboratórios e farmácias.

As vacinas estimulam a produção de nossas defesas por meio de anticorpos específicos contra determinadas doenças, ensinando nosso organismo a se defender de forma eficaz. Nesse caso, a vacinação na infância com todas as doses necessárias, assim como, em outras faixas etárias, são necessárias para maior proteção. “A proteção não se prolonga porque o estímulo do sistema imune não é suficiente a ponto de produzir uma ótima memória imunológica”, explica Ana Paula Flora, gerente médica da Sanofi Pasteur.

Além da proteção contra o meningococo C, existente no calendário público de vacinação, essa vacina, por ser quadrivalente, protege ainda contra outros três grupos de meningococo, o A,W e Y.

A doença meningocócica pode matar em apenas 24 horas, sendo que as pessoas que sobrevivem podem carregar sequelas como perda da audição, danos cerebrais e renais, amputações, problemas do sistema nervoso ou cicatrizes profundas decorrentes de enxertos cutâneos.

A doença é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. As meningites bacterianas, que são as que podem ser prevenidas por vacina, são as mais perigosas do ponto de vista da saúde pública, devido à sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos e, ainda pela gravidade dos casos.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, são mais de dois mil casos por ano desde 2010 e 243 óbitos somente em 2016, de acordo com dados epidemiológicos de abril de 2017 do Ministério da Saúde². Deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no inverno e, das virais, no verão.

Compromisso com Saúde Pública

Em 1974, a Pasteur Mérieux – empresa francesa que deu origem à Sanofi Pasteur – respondeu ao apelo das autoridades de saúde brasileiras para ajudar a controlar um surto de meningite que estava afligindo o país, causando até então mais de quatro mil mortes, só no estado de São Paulo. O laboratório identificou os sorotipos A e C como principais causadores do surto. Em esforço conjunto com o governo brasileiro, a vacina meningocócica A + C foi registrada e mobilizou 10 milhões de habitantes de São Paulo, em cinco dias para vaciná-los. Em seis meses, 90 milhões de brasileiros foram vacinados em todo o país, pondo fim à epidemia.

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas. Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo. Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.


Referências

  1. Menactra (vacina meningocócica ACWY conjugada). Bula da vacina.
  2. http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/abril/06/tabela-obitos-e-incidencia-de-meningite-2010-a-2016.pdf
Confira a ultima edição da Newslab

Mestrado em sinalização celular na Unifesp com bolsa da FAPESP

Uma Bolsa de Mestrado da FAPESP está disponível no âmbito do projeto “Vias de sinalização de dano no DNA: mecanismos de regulação e integração com

Leia mais

Doutorado direto em metabolismo e bioenergética com bolsa da FAPESP

O Projeto Temático “Função e disfunção mitocondrial: implicações para o envelhecimento e doenças associadas”, coordenado pelo professor Aníbal Eugênio Vercesi, da Faculdade de Ciências Médicas da

Leia mais

Estudo mostra que tratamento para câncer colorretal metastático com mutação BRAF resulta em sobrevida global média de 15,3 meses

Os resultados foram anunciados pela Pierre Fabre e Array BioPharma e observados no safety lead in do estudo fase 3 BEACON com a combinação de encorafenibe, binimetinibe

Leia mais

As 7 principais dúvidas sobre a Meningite Meningocócica

A meningite meningocócica é uma doença infecciosa grave que pode matar. A doença esteve em pauta recentemente e isso fez com que houvesse um aumento

Leia mais
Seções
Fechar Menu