Em artigo anterior apresentamos o Programa Nacional para Profissionalização da Gestão Laboratorial – PROGELAB, justificamos a sua necessidade e definimos visão, missão e objetivos, bem como evidenciamos a importância dos pequenos e médios laboratórios. Finalmente, detalhamos o modelo de operação do Programa. Combinamos que os artigos seguintes iriam mostrar de forma individual, sintética, todos os sete produtos (softwares) componentes do Programa:
1) Programa de Proficiência em Gestão Laboratorial (PPGL) – Desempenho da produção. 2) Programa de Proficiência em Gestão Laboratorial (PPGL) – Desempenho da organização. 3) Avaliação de laboratórios – Valuation. 4) Sistema de Apoio à Decisão Rápida e Inteligente – S.A.D.R.I. 5) Sistema de benchmarking – Relatório de gestão. 6) Terceirização rentável de exames – Apoio inteligente. 7) Sistema de Gestão Custo Certo – SGCC.
APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS DO PROGELAB
Iniciaremos apresentando o PPGL com os seus dois produtos componentes.
Programa de Proficiência em Gestão Laboratorial –PPGL, modelo matemático-financeiro para cálculo dos custos, análise da rentabilidade, análise de risco e análise de negócios para laboratórios clínicos. Os produtos resultantes deste algoritmo são descritos a seguir.
- 1. PPGL – Desempenho da produção (Contabilidade gerencial analítica):
- Cálculo dos custos de produção dos exames.
- Rentabilidade de parâmetros (Exames).
- Rentabilidade de clientes (Convênios).
- Rentabilidade de equipamentos.
- Rentabilidade de setores (Áreas).
- Teste em tempo real de tabelas de preços de exames.
- Cálculo das perdas no núcleo da produção.
- PPGL – Desempenho da organização (Contabilidade gerencial sintética):
- Custos fixos, variáveis, receitas, indicadores de desempenho diversos – ID’s e ponto de equilíbrio.
- Planejamento via benchmarking.
- Análise de negócios.
- Gestão de riscos.
- Cálculo e análise da competitividade do laboratório.
Apresentação dos resultados: via relatório detalhado que identifica, mensura e analisa problemas (diagnóstico), causas e soluções, mediante sugestão de plano de ações corretivas e preventivas. Todas exequíveis somente com aporte de gestão, sem necessidade de novos investimentos.
Resumidamente o PPGL está descrito acima. As informações iniciais sobre o programa podem ser encontradas nos sites:
www.unidosconsultoria.com.br e www.ppgl.com.br
3. VALUATION – Método de Avaliação de Laboratórios
1-) Generalidades: este produto agrega um diferencial de suma importância em relação aos métodos tradicionais de avaliação de negócios, entre os quais destacamos “Múltiplos” e “Fluxo de caixa descontado”, onde a geração de caixa projetada é fundamentada em ações previstas no planejamento estratégico das organizações, considerando aspectos externos, conjunturais (mercado) e estruturais inerentes à fatores internos dos laboratórios. Isto proporciona uma estimativa do risco das operações, gerando uma taxa de desconto para trazer a valor presente a produção futura. O método utilizado pelo nosso produto (VALUATION) calcula efetivamente o risco atual, bem como a competitividade dos laboratórios, aumentando a precisão da avaliação, agregando valor aos métodos tradicionais, pois possibilita delinear com mais fundamento a perpetuidade dos negócios. Não temos a presunção de substitui-los, tão somente fortalecê-los com um suplemento de confiança naquilo que é o ponto nevrálgico do negócio, ou seja, a variação da exatidão nas taxas de desconto. Tudo alicerçado em um sistema de tecnologia da informação, por nós desenvolvido, que mensura o risco e a competitividade dos laboratórios clínicos, mediante uma escala métrica, intervalar, construída estatisticamente com apoio em um banco de dados de aproximadamente uma centena de laboratórios localizados em todas as regiões do País. Ou seja, através de um processo de benchmarking competitivo e de colaboração, com âmbito nacional. Pelo exposto, o VALUATION se trata de um produto inédito no Brasil, quiçá no mundo.
2-) Objetivo: disponibilizar um método prático de avaliação de laboratórios clínicos, ou seja, determinar o seu valor mais provável de venda. Adicionalmente, possibilita os gestores direcionarem seus esforços no sentido de gerar maior lucro aos acionistas do laboratório, através de uma ferramenta inédita, que identifica e mensura problemas elaborando um diagnóstico organizacional, analisa e quantifica causas, por fim, propõe e metrifica soluções materializadas em ações corretivas que resultarão em lucros maiores. Portanto, trata-se de um produto que transcende o objetivo único de calcular o valor do laboratório. Traz consigo um relatório com informações completas para enriquecer o planejamento estratégico da organização. É fortemente recomendado que os laboratórios façam uma avaliação ANUALMENTE, pois desta forma é possível quantificar os resultados (LUCROS) decorrentes das soluções (ações corretivas e preventivas) identificadas pelo VALUATION, portanto, o PROGRESSO obtido dos laboratórios. A avaliação anual é necessária devido ao momento econômico e a competição aguerrida, com queda na precificação dos exames (degradação das receitas). Conhecendo a saúde econômica e financeira, bem como a competitividade e o risco de insolvência da empresa, os gestores podem tomar decisões de forma assertiva, promovendo um futuro inteligente.
Dez (10) razões para fazer uma avaliação anual
Uma coisa é certa, em algum momento da vida, todo empresário necessitará saber o valor da sua empresa. As razões são muitas. Você deve ter a noção real do valor do laboratório, sempre de forma atualizada, para tomar decisões mais rápidas, racionais e corretas no futuro.
- ABORDAGEM DE INVESTIDOR (oportunidade de venda).
- COMPRA E VENDA DE PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS (saída e entrada de sócios).
- VENDA DA EMPRESA (necessidade de venda).
- FUSÕES E AQUISIÇÕES (envolvimento da empresa em transações).
- ADEQUAÇÃO ÀS LEGISLAÇÕES VIGENTES (societárias, fiscais e contábeis).
- CONHECER A SAÚDE FINANCEIRA E ECONÔMICA DA EMPRESA.
- PROJETAR O FUTURO DA EMPRESA (planejamento estratégico).
- DIMENSIONAR OS INVESTIMENTOS (em função da análise econômico-financeira).
- FACILITAR FINANCIAMENTO DE PROJETOS (uma avaliação demonstra a saúde econômica e financeira do laboratório, a capacidade de pagamento e geração de caixa).
- CAPTAR RECURSOS COM GARANTIA DE QUOTAS OU AÇÕES (em função da modalidade de captação de recursos, financiamento ou emissão de dívida, as quotas ou ações são dadas em garantia).
Das 10 razões, somente 3 envolvem alienação total ou parcial do laboratório! Ou seja, os gestores necessitam realizar o VALUATION rotineiramente na operação dos laboratórios, independente da intenção de venda. O VALUATION é uma ferramenta de gestão!
Os produtos: 4) Sistema de Apoio à Decisão Rápida e Inteligente – S.A.D.R.I; 5) Sistema de benchmarking – Relatório de gestão; 6) Terceirização rentável de exames – Apoio inteligente; 7) Sistema de Gestão Custo Certo – SGCC, serão demostrados em sequência.
Esperando termos contribuído para os negócios na área das análises clínicas, nos despedimos até a próxima edição da revista NewsLab, onde iremos apresentar os demais produtos do PROGELAB.
Boa sorte e sucesso!
Humberto Façanha
51-99841-5153
humberto@unidosconsultoria.com.br
<Artigo disponível na íntegra na Revista Newslab Ed 157>