fbpx

Índice de Saúde da Próstata (phi)

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Exame de sangue de múltiplos analitos aprovado pela FDA para aprimorar a detecção do câncer de próstata


Exame em destaque: Prostate Health Index (phi), Serum (ID do exame: PHI11)


O que é o phi?

O Índice de Saúde da Próstata (phi) é um indicador baseado numa combinação de três exames de sangue que resulta na chamada “pontuação phi”. Essa pontuação oferece informações mais precisas sobre as implicações de um nível elevado de PSA e a probabilidade de detecção de câncer de próstata numa biópsia.

O phi é:

  • Um exame de sangue PCa de múltiplos analitos aprovado pela FDA;
  • Recomendado nas Diretrizes de Detecção Precoce do Câncer de Próstata da National Comprehensive Cancer Network (NCCN);
  • Uma ferramenta para reduzir biópsias negativas e imprimir mais confiança às suas decisões relativas a biópsia.

Quais exames fazem parte do phi?

  • PSA;
  • PSA livre;
  • p2PSA.

O exame p2PSA é específico à mensuração do (-2)proPSA. O biomarcador (-2)proPSA é uma isoforma do PSA livre identificada como a forma mais específica do câncer de próstata encontrada em extratos tumorais. Os resultados do PSA, PSA livre e p2PSA são combinados usando um algoritmo para determinar a probabilidade de câncer de próstata.

Uso do phi em sua prática clínica

O phi destina-se a preencher a lacuna diagnóstica entre a detecção de PSA e a biópsia da próstata.

O PSA é uma ferramenta de detecção muito usada para o câncer de próstata. No entanto, com a especificidade limitada do PSA para o câncer, faz-se necessária uma ferramenta mais precisa para a detecção do câncer de próstata. A pontuação phi fornece as informações adicionais necessárias para a tomada de decisões de biópsia.

A alta especificidade do phi representa uma maior probabilidade de identificar os pacientes que realmente precisam de biópsia, permitindo a diminuição considerável do número de biópsias da próstata com resultado negativo para o câncer.

Constatou-se que a pontuação phi reduz as biópsias negativas em 30%¹

Combinado com o histórico da família e do paciente, a pontuação phi pode ser usada para determinar as melhores decisões específicas de gerenciamento de pacientes. Quem somos A Mayo Medical Laboratories faz parte do Departamento de Medicina Laboratorial e Patologia da Mayo Clinic, um dos maiores laboratórios clínicos do mundo.

Oferecemos mais de 3.000 exames e acesso a médicos e cientistas da Mayo Clinic. Realizamos exames de referência para mais de 4.000 hospitais, clínicas e laboratórios de mais de 70 países. Para obter mais informações

 

¹Loeb S, Martin S, Broyles, D, et al. The Prostate Health Index (phi) selectively Identifies Clinically Significant Prostate Cancer. J. Urology, Jan. 2015

Contato: Mayo Medical Laboratories

E-mail: [email protected]

Telefone: +1 855-379-3115

Endereço: 3050 Superior Drive NW Rochester, MN 55901 EUA


Copyright ©2017 Mayo Foundation for Medical Education and Research. Todos os direitos reservados.

 

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu