A Associação Atlética da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP recomendou em sua página no Facebook que os alunos da instituição fossem vacinados contra sarampo. O aviso aconteceu após quatro estudantes serem diagnosticados com a doença.
Sarampo cresceu 300% no mundo, apontam dados preliminares da OMS
Segundo a associação, o sarampo provavelmente foi transmitido em um campeonato esportivo no feriado de Corpus Christi. Entre os estudantes, também há três casos suspeitos.
A Secretaria Municipal da Saúde diz que em 2019 foram confirmados 78 casos de sarampo na capital e que, até segunda-feira (1º), aplicou 47.613 doses de vacina.
Grupo Polar apresenta novo herói para combater a poliomielite e o sarampo
Na USP, em 26 junho, também foi promovida uma campanha de vacinação. Segundo a ECA, há apenas um caso confirmado e um caso suspeito entre os alunos.
Os sintomas do sarampo podem muitas vezes serem confundidos com uma gripe mais forte, exceto pelo aparecimento de lesões cutâneas bastante características, por isso é necessário ficar atento. São sintomas de sarampo:
- Febre alta, acima de 38,5°C;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo
- Tosse;
- Coriza;
- Conjuntivite;
- Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.
Informações: Mariangela de Castro, São Paulo Agora e Agência Ministério da Saúde