fbpx

Analogias em medicina – Ferradura no ser humano

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Por José de Souza Andrade-Filho*

A ferradura é uma peça que pode ser feita de vários materiais, como ferro, alumínio e plástico, entre outros. É utilizada principalmente em cavalos e outros animais semelhantes, como mulas e jumentos, como proteção dos cascos. Segundo historiadores, a ferradura foi inventada por volta do século X, quando os homens perceberam a necessidade de proteger os equinos. Inicialmente, as ferraduras foram feitas de grama trançada e posteriormente de chapas de ferro presas com tiras de couro. Atualmente, as ferraduras apresentam desenho e materiais ortopédicos e corretivos. As ferraduras modernas contêm alumínio leve e aço.

1
Figura 1– Ferradura

Na antiguidade, os cavalos não eram ferrados e, como os cascos desgastavam-se depressa, os animais não podiam trabalhar por muito tempo. Por volta do século X, no ocidente, passaram a colocar as ferraduras com cravos que penetravam na parte morta do casco, isto é, na área insensível.

Em muitas culturas a ferradura é objeto que simboliza a sorte, a energia e até a proteção. Esse símbolo originou-se na Europa, mais precisamente na Grécia antiga. Para os gregos, o ferro era o mais poderoso dos elementos que os protegiam de todo mal e a ferradura simbolizava um amuleto para atrair energia positiva. Os agricultores colocavam as ferraduras acima das portas das casas, dos celeiros e dos estábulos, para afastar os maus espíritos (Fonte: Dicionário de Símbolos).

2
Figura 2– Rim em Ferradura, disponível em http://www.uftm.edu.br/patge

A ferradura, pela sua forma, é similitude já consagrada em medicina e ensinada aos calouros. Uma das anomalias mais comuns e sem gravidade, presente mais no sexo masculino, é o rim em ferradura (em inglês: horseshoe kidney). Trata-se de anomalia congênita frequente e resulta da fusão do rim direito com o esquerdo devido ao desenvolvimento anormalmente próximo dos brotos ureterais. A fusão se faz através de istmo de tecido renal e, em torno de 90% dos casos, no polo inferior dos rins, configurando massa similar a uma ferradura (Fig.1 e 2). Os ureteres são anteriores ao istmo e podem apresentar obstrução. Conduto, o rim em ferradura é assintomático na maioria dos indivíduos e é identificado incidentalmente em ato operatório, radiografia ou em autópsia (um caso entre quinhentas a mil autópsias). Você aí, caro leitor, pode ser portador de um rim em ferradura silencioso, sem lhe causar nenhum mal.

No sistema respiratório, embora raramente, ocorre o pulmão em ferradura, que consiste na fusão de tecido pulmonar, ligando os lobos inferiores de ambos os pulmões. Com frequência, essa anomalia está associada a desenvolvimento deficiente do pulmão direito (hipoplasia) e coração voltado para o lado direito (dextrocardia). Em relato de caso publicado em 2007 por médicos da Faculdade de Medicina da UFMG, na Revista Radiologia Brasileira, foi descrito o pulmão em ferradura em um recém-nascido a termo do sexo masculino. A criança foi submetida a intervenção cirúrgica e corrigida a drenagem anômala das veias. Portadora de outros distúrbios graves, a criança faleceu e o diagnóstico inicial de pulmão em ferradura foi confirmado pela autópsia.

Há ainda outras condições que se valem da mesma comparação, como as fístulas em ferradura do períneo e da região perianal, que apresentam o canal fistuloso e duas extremidades abertas na pele. São muito conhecidas dos proctologistas, pois são os especialistas para curá-las através da fistulectomia (Artigo baseado em várias fontes).


*José de Souza Andrade-Filho – Patologista no Hospital Felício Rocho-BH; membro da Academia Mineira de Medicina e Professor de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.


 

Confira a ultima edição da Newslab

Grupo de pesquisadores valida método que pode revolucionar o diagnóstico de Alzheimer

(Foto: Roche) Grupo de pesquisadores validaram uma metodologia que pode revolucionar o diagnóstico da doença de Alzheimer: exame diagnóstico criado pelos cientistas é capaz de

Leia mais

Na Feira Hospitalar 2019, Healthcare Alliance levará inovador biosensor de sinais vitais

A tecnologia proveniente de Israel será vendida com exclusividade no Brasil pela plataforma que reúne as melhores empresas especializadas em produtos e serviços para a

Leia mais

Ultrassom da Samsung permite estudo do cérebro do feto durante a gravidez

Navegação neurossonográfica avançada auxilia na avaliação de novas regiões do cérebro fetal de forma semiautomática Com o objetivo de ampliar a capacidade clínica de diagnóstico

Leia mais

Inteligência artificial à serviço da prevenção: Minsait lança produto que reduz pressão sanguínea

Intitulado HCEPRO, produto integra dados e reduz pressão sanguínea de pacientes com hipertensão A Minsait, empresa Indra com foco em transformação digital, traz ao mercado

Leia mais
Seções
Fechar Menu