por José de Souza Andrade-Filho
O saca-rolha, como se sabe, é instrumento utilizado para retirar rolhas de garrafas ou de outras vasilhas. O saca-rolha simples possui uma espiral de metal que penetra na rolha e uma pega onde a mão imprime um movimento circular ao instrumento. Este movimento permite a penetração da espiral na rolha. Esta é retirada do gargalo da garrafa puxando o saca-rolha, ficando a rolha presa à parte espiralada. Existem diversos modelos de saca-rolhas, desde os mais simples, em que o utilizador tem que imprimir força e movimento de rotação ao instrumento, passando por tipos intermediários com alavancas em que a rolha é sacada, além de outras variedades mais raras.
Algumas doenças ou agentes causais são frequentemente identificados e/ou diagnosticados por assumirem um aspecto de saca-rolha, principalmente ao exame radiológico, manométrico e/ou microscópico.
Esôfago em saca-rolha (Inglês: corkscrew esophagus). É também referido como esôfago em quebra-nozes ou hipercontrátil. Durante a deglutição, o esôfago se contrai para a comida entrar no estômago. No esôfago em saca-rolhas ocorrem contrações e espasmos difusos da túnica muscular e que podem causar dor no peito e ao engolir (deglutição dolorosa). Outros sintomas são tosse seca, azia e sensação de que algo está preso na garganta. Dor súbita e intensa no peito, que pode durar vários minutos, ou ocorrer de vez em quando, é outro sintoma do esôfago em saca-rolhas. Trata-se de condição rara, relacionada a estresse emocional, acomete mais adultos após os 50 anos e tem como substrato anatômico a hipertrofia das túnicas musculares do esôfago (hipertrofia muscular gigante, segundo alguns autores). A radiografia contrastada mostra irregularidades da parede esofágica semelhantes ao perfil de um saca-rolha (vide fotografia).
Caverna em saca-rolha: Na tuberculose pulmonar a eliminação do material caseoso deixa lesão cavitária, arredondada ou tortuosa, com necrose caseosa e pouca fibrose na parede, semelhante à espiral de saca-rolha (bas. em Prolla et all., Bogliolo-Patologia). Há também os pelos em saca-rolha (Inglês: corkscrew hairs) que ocorrem em certas displasias ectodérmicas e na avitaminose C (escorbuto). A mesma comparação é feita com as arteríolas helicoidais da camada funcional do endométrio, o pólipo hiperplásico serrilhado do cólon, os treponemas e certas bactérias como o Helicobacter pylori, principal agente de gastrite.
Com relação ao Treponema pallidum, agente causador da sífilis, o importante exame em campo escuro, permite reconhecê-lo por sua forma em saca-rolha característica e por seus movimentos para frente e para trás com rotação em torno do seu eixo longitudinal (Inglês: corkscrew appearance).
Texto baseado em artigos nacionais e no livro Analogias no Ensino Médico. Coopmed – Av. Alfredo Balena, 190. Belo Horizonte, MG.
AUTOR: José de Souza Andrade-Filho – Patologista no Hospital Felício Rocho-BH; membro da
Academia Mineira de Medicina e Professor de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais