Por José de Souza Andrade-Filho
Patologista no Hospital Felício Rocho-BH; membro da
Academia Mineira de Medicina e Professor de Patologia da
Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
Adão é o primeiro na ordem da natureza, o ponto culminante da criação terrestre, o ser supremo em humanidade. Primeiro não significa de modo algum primitivo. Ele é primeiro também na medida em que é responsável por toda uma linhagem que dele descende. Sua primazia é de ordem moral, natural e ontológica: Adão é o mais homem dos homens. Para cada grande época histórica há um homem primordial que desempenha o papel de um novo Adão. Na análise de Jung – psiquiatra suíço – Adão simboliza o homem cósmico, fonte de todas as energias psíquicas. É mais visto sob a forma de velho sábio, correspondendo ao arquétipo do Pai e do ancestral: a imagem do ser, de insondável sabedoria, proveniente de uma longa e dolorosa experiência. Ainda de acordo com Jung, o segundo Adão, cuja cruz se ergue sob o túmulo do primeiro Adão, tal como mostram várias obras de arte, simbolizaria o surgimento de uma nova humanidade sobre as cinzas da antiga. O segundo Adão seria o Cristo (Dicionário de Símbolos/Jean Chevalier e Alain Gheerbrant-12ª Ed.1998).
A laringe é órgão da fonação e do sistema respiratório, pois possui as pregas (cordas) vocais e o canal para passagem do ar. Apresenta ainda nove cartilagens, sendo a maior a cartilagem tireóidea (=em forma de escudo). Esta, segundo os especialistas, aparece mais nos homens por ser maior e ter um ângulo mais agudo. Nas mulheres, como o ângulo é mais aberto, a cartilagem não é tão saliente. POMO-DE-ADÃO é o nome, em parte popular, dado à cartilagem tireóidea. Ou ainda maçã ou nó-de-Adão (Lat. pomum Adami; Inglês: Addam´s apple) e gogó. Pomo é designação de pseudofrutos, cuja parte suculenta é o receptáculo floral muito desenvolvido, transformado em polpa. São frutos com pomos a maçã, a pera e o marmelo. O nome técnico em anatomia é proeminência laríngea.
Entretanto, o tamanho do pomo-de-adão pode ser problema se a pessoa sente que ele não corresponde ao seu tipo de corpo ou gênero. Neste caso existem operações para remoção de parte da cartilagem para diminuir a proeminência. Por outro lado, alguém que deseja um pomo mais saliente pode fazer uma cirurgia de transplante da cartilagem de outra parte do corpo. Um médico especialista dirá qual procedimento é mais adequado e seguro. O jogador de futebol português Cristiano Ronaldo, dono de um pomo-de-adão “nota dez”, provavelmente está satisfeito com o seu (vide foto).
Texto baseado em artigos nacionais e no livro Analogias no Ensino Médico. Coopmed. Av. Alfredo Balena, 190. Belo Horizonte, MG.