Fredson Costa Serejo*
Nas últimas duas edições escrevi sobre conteúdos de Marketing e tenho recebido um enorme feedback dos leitores, tirando dúvidas e dando dicas, e isso é muito bom! Se você, ainda não leu, corre lá no site ou abra as revistas e dá uma conferida, pois ter uma Presença Digital pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Afinal, o que faz o seu cliente preferir você ou seu concorrente? Faço essa pergunta, novamente, porque é o que tem acontecido com vários empreendedores. Seu negócio é top e diferenciado, cheio de certificações, uma boa estrutura, equipe qualificada, mas a sua empresa não decola como você gostaria?
Bem, antes de dar algumas dicas de como pode atrair mais seus clientes, quero que você possa me ajudar a fazer dessa coluna um espaço bem legal de dúvidas, interações e descobertas e que possa te ajudar nos próximos artigos da revista. Assim, criei uma breve pesquisa, e que em 5 minutos, poderá responder online. Será um levantamento sobre como você faz a divulgação do seu negócio utilizando as mídias sociais. Mesmo que você nunca tenha feito isso, ou se já fez e não teve resultados, ou se está começando agora a tentar fazer, enfim… Topa me ajudar para eu também te ajudar? Então acesse: www.bit.ly/pesquisanewslab no seu navegador do seu celular ou computador e preencha a pesquisa. Dessa forma, nas próximas edições irei mostrar os resultados e também direcionar os temas que foram sugestionados por você!
A grande sacada do Marketing de Conteúdo, que faz o cliente preferir você e não seu concorrente, é sem dúvida, a qualidade da informação que você entrega a ele. Essa credibilidade, gera uma “autoridade” sobre os assuntos que divulga. Mas, para que isso ocorra é fundamental conhecer o seu público. Sua audiência alvo tem que ser rastreada, como já comentei anteriormente, para a construção de um “avatar” e consiste em você conhecer 5 pontos essenciais de levantamento de dados: Demografia, Necessidades, Pontos de Dores, Concorrência e Objeções. Por isso, “perguntar” ao cliente o que ele faz e o que gosta é tão importante! E uma das formas é a utilização de formulários eletrônicos como a pesquisa que acredito que você já fez! E se não fez ainda… entra lá no link!
Pronto, agora que você já fez a minha pesquisa, pode também realizar uma com os seus clientes. Verá como será mais fácil direcionar a criação das suas postagens nas redes sociais, pois a cada novo post, você irá atingir justamente alguns desses 5 pontos que foram rastreados. E para organizar o seu planejamento mensal de divulgação da sua empresa, e colocar a mão na massa, vou te passar algumas dicas, que utilizo comigo e que já ensinei outros empreendedores, e que podem aprimorar ainda mais as suas publicações gerando mais engajamento.
Hoje, gerar engajamento nas Redes Sociais é uma questão de “vida ou morte” para uma empresa, pois com isso, irá ter mais visualizações e atingir mais pessoas interessadas no seu negócio. Porém, nem sempre é fácil acertar e fazer com que seus fãs curtam, comentem e compartilhem seus posts, não é? Isso também acontece com você? Fazer aquela baita postagem e ter meia dúzia de curtidas e olhe lá? Nos últimos anos, perdi as contas de quantos posts já acertei e já errei também e por isso, quero compartilhar contigo aquilo que pode realmente dar certo! Espero que essas dicas tragam ideias para você produzir conteúdos para sua empresa. Além disso, que abram as portas para uma avalanche de interações na sua página e aumentem suas vendas, é claro!
- Teste formatos de conteúdos diversificados como links, textos, vídeos, Lives e imagens. Variedade incrementa o alcance e o engajamento dos usuários. As páginas no Facebook, por exemplo, possuem o Facebook Insights para saber que tipo de conteúdo gerou mais curtidas, comentários e compartilhamentos.
- Use a regra de Pareto 80/20 em seu conteúdo. Tenha 80% das suas publicações que gerem valor para o usuário e somente 20% com atualizações sobre preços e promoções. Em linhas gerais, a cada 10 posts da sua empresa, reserve 2 para divulgar seus serviços e produtos (afinal eles têm que saber que você vende algo) e 8 para gerar engajamento e compartilhar conteúdo (para mostrar que você sabe sobre o seu negócio e quer ajudar seus clientes). Use esse equilíbrio de dar mais do que receber e conquiste seus fãs.
- Desenvolva a habilidade de escrever de forma humanizada e simples. Nas redes sociais o texto deve parecer uma conversa, como essa aqui, mais informal e próximo do seu público e vale até usar uns emoticons :-) para ser mais amigável de acordo com seu público. Evite palavras ou frases complicadas. As pessoas interagem mais quando se deparam com conteúdo de linguagem simples. Mesmo que seu conteúdo seja técnico e direcionado a um público específico, lembre-se que ele pode atingir mais pessoas que podem não entender uma palavra do que você publicou. Pense sempre que você está falando com um leigo, “nada é óbvio”, e trate o seu leitor como um aluno e “tente” sempre explicar tudo com a máxima clareza. Tenha empatia de se colocar no lugar do seu seguidor: “Será que outra pessoa, que ler isso, vai entender o que escrevi? ” E evite complicar demais a linguagem. Mas, sempre estimule o leitor que se ele quiser saber algo mais técnico e aprofundado é só perguntar que você prontamente, poderá auxiliá-lo com algo mais específico. É o meu caso, tem um contato de email no final da reportagem e quaisquer dúvidas você pode entrar em contato comigo!
- Responda sempre os comentários. Isso aumenta o engajamento e a percepção da sua marca como preocupada em atender sempre seus clientes. Você pode simplesmente puxar assunto, fazendo perguntas. Isso vai fazer com que as pessoas vejam que você responde e, naturalmente, elas tendem a comentar mais. Fora que para o algoritmo das redes sociais isso garante uma maior visualização das suas postagens. Quanto mais comentários, mais pessoas são alcançadas! E no momento que responde estimula isso nos seus seguidores.
- Não automatize seu conteúdo. Sabe aquele botão de compartilhar do Instagram que permite colocar o mesmo conteúdo no Facebook? Esquece ele! Muitas pessoas querem simplesmente replicar o que publicam em outros canais no Facebook. Minha pergunta é… Por que as pessoas irão te seguir no Instagram se tudo o que está lá, está em seu Facebook também? O Facebook possui sua própria linguagem, respeite isso e separe cada conteúdo em um canal. Por isso, não integre outras mídias ao Facebook e apenas reproduza o conteúdo postado nelas. Tente fazer algo de diferente em cada um deles e peça que as pessoas te sigam nos múltiplos canais para ver coisas diferentes em cada uma das mídias.
- Faça textos curtos. Uma ou duas frases se possível, mas que provoquem curiosidade e novidade. Como o volume de conteúdo no Facebook é muito grande, nem todos têm tempo para ler atualizações longas. Se precisar falar mais, não tem problema. Você pode usar uma imagem ou post em seu blog para complementar as informações e redirecionar as pessoas para lá. Essa é a vantagem de estar em multicanais com formatos e linguagens diferentes. Por exemplo, num blog ter menos de 300 palavras pode ser ruim e os algoritmos do Google podem não encontrar suas postagens, ou colocar o link fora da primeira página de busca. A maioria das pessoas quando joga alguma palavra chave clica nos links das primeiras páginas. É claro, que isso envolve uma série de outras regras de Otimização para mecanismos de busca (SEO), sigla em inglês para Search Engine Optimization. Mas que é papo mais aprofundado para outro momento!
- Celebre conquistas com seus fãs. Pessoas gostam de resultados e elas comemoram isso. Compartilhe com seus fãs aquilo que você e sua empresa conquistaram. Seja um prêmio, seja o alcance de metas, seja o aumento do número de seguidores. Esteja sempre compartilhando essas conquistas.
- Estimule a curiosidade dos seus fãs. Faça perguntas poderosas. Abra espaço para as pessoas perguntarem o que quiserem. Além dessa interação gerar engajamento, trará inúmeras ideias de conteúdo para você publicar futuramente em sua página.
- Estimule a criatividade. Crie algum post engraçado para que seus seguidores respondam usando a criatividade tipo “respondam com uma carinha” ou “o que te lembra isso”… Isso gera descontração e aumento de engajamento!
- Use e abuse de Lives. O Facebook e Instagram tem dado muita visibilidade as Lives (transmissão ao vivo) e esse tipo de ação tem ganhado espaço como um novo formato de conteúdo preferido pelas redes sociais. Costumam ter grande alcance, são ótimas para relacionar com seu público e gerar engajamento. Escolha uma data e horário específico, planeje o tema e o roteiro (pode ser inclusive uma entrevista), faça uma postagem avisando do evento, faça pré-inscrições para deixar email, solicite perguntas com antecedência para serem respondidas ao vivo, programe o seu email marketing para avisar a todos, faça o check list da parte técnica da transmissão para ter uma boa conectividade, luz, câmera, som e “dê a cara a tapa”. Por ser algo diferente do seu habitual ocorrem certos medos (é natural) e não se frustre com os primeiros resultados, nem sempre são bons, mas com o tempo melhoram muito!
- Mostre seus bastidores. As pessoas adoram conhecer esse outro lado, como é a sua rotina e da empresa, como os produtos/serviços são produzidos, entregues, quem são as pessoas “por trás do balcão”. Assim, você promove o engajamento e pode divulgar também os seus produtos. Veja que isso aguça a curiosidade das pessoas, e gera interesse não somente pelo “preço” que vende algo… mas pelo “valor” que agrega por saber que é algo produzido e realizado por pessoas comprometidas em dar o melhor para o seu cliente.
- Mostre quem está comprando de você. Mostre que as pessoas curtem o seu negócio. Poste imagens ou vídeos de pessoas consumindo seus produtos ou serviços. Quando algo está “bombando”, mais pessoas querem e isso é um “efeito manada”. Essa prova social incentiva as pessoas a interagirem com você e perguntar sobre o que está vendendo e pensam que se outros estão comprando é porque realmente deve ser bom.
- Crie ofertas exclusivas. Forneça descontos e/ou bônus exclusivos para os seus fãs. Isso incentiva as pessoas a curtirem sua página e a engajarem com seu negócio. Lembre-se que não é uma questão de reduzir o seu preço, por conta da concorrência, e sim melhorar a sua oferta com um “algo a mais”, só para o seu grupo de fãs, com venda antecipada e prioritária para eles, e por tempo limitado porque seu produto pode ser também limitado.
- Analise suas métricas. Nas redes sociais existem sempre uma área de gerenciamento onde poderá analisar alguns pontos importantes. Um deles é sobre qual é o melhor horário para fazer as suas postagens e isso vai depender muito do seu público. E outro é o número ideal de postagens e o que a sua audiência achou “chato”, entender isso te permitirá ter insights sobre o conteúdo que você vem desenvolvendo. Analise sempre o envolvimento (curtidas, comentários e compartilhamentos) das suas postagens e saberá qual tem sido as melhores e poderá repetir a dose!
- Conte sua história. Busque em seus arquivos fatos interessantes sobre a criação da sua marca ou da sua trajetória pessoal e profissional até os dias atuais. Pode ser inspirador para compartilhar com seus seguidores.
- Celebre datas comemorativas. Comemore feriados e datas especiais. Crie publicações para datas comemorativas, as pessoas adoram interagir com esse tipo de conteúdo, principalmente quando ele esbanja criatividade. Só tome cuidado para não lotar sua agenda com esse tipo de post. Faça-os somente nas datas que tem a ver com o seu público.
- Aproveite o momento. Fique de olho nos temas do momento. Sempre surgem memes nas Redes Sociais que podem virar posts virais com alto engajamento na sua página. Criar os seus próprios memes também é uma boa forma de ser criativo e chamar a atenção. Lógico que tem que ter bom senso para não exagerar!
- Use grandes eventos para engajar. Questione os consumidores sobre eventos futuros. Por exemplo, “Quem vai ser o campeão brasileiro de futebol este ano? ” ou “Qual o placar do jogo da seleção?”. Eventos de massa, que chamam a atenção de grande parte da sociedade, podem ser boas situações para buscar engajamento. Só tenha cuidado com “alguns” eventos como, “por exemplo” política, estamos em momento de eleição e os ânimos são agitados e isso pode gerar um efeito negativo. Tenha moderação e bom senso sempre.
- Todo negócio pode gerar bom engajamento. Não tem desculpa para não fazer propaganda do seu negócio na internet. Afinal, até Cemitério e Plano Funeral já tiveram grandes sacadas e souberam chamar a atenção dos seus clientes.
- Utilize pesquisas para interagir com seu público. Desde uma simples enquete de Sim ou Não ou até um formulário físico ou online podem ser usados. Isso mostra preocupação e interesse em trazer sempre o melhor conteúdo para o seu público!
Espero que a implementação de algumas dessas dicas, na geração dos seus conteúdos, possa gerar mais engajamento com seu público e que de simples curtidores eles também possam se tornar clientes da sua empresa e que você possa vender mais!
E se gostou desse conteúdo, contribua realizando a pesquisa que estou fazendo! Acesse agora mesmo www.bit.ly/pesquisanewslab, vai ser rapidinho, e ajudará muito na produção de novos conteúdos para atender às suas necessidades. Bons negócios e até a próxima edição.
*Fredson Costa Serejo
Doutor e Mestre em Biofísica – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS – Hospital Sírio Libanês/Ministério da Saúde.
Especialista em Micropolítica e Gestão do Trabalho em Saúde – UFF
Biomédico – CRBM 15688 – Hospital Municipal São Francisco de Assis – Porto Real/RJ
Professor Adjunto do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM/RJ.
Email: preparabiomedico@gmail.com