Sistema digital com inteligência artificial vai integrar dados dos pacientes para gerar diagnósticos rápidos e assertivos além de insights clínicos para hospitais, laboratórios, operadoras de saúde e indústria farmacêutica
Não há saúde primária eficaz sem o diagnóstico. Para além de buscar doenças, a Medicina Diagnóstica é a grande aliada para uma vida mais saudável. Nessa linha, o Grupo Pardini, Pardini – um dos maiores realizadores de exames do país inova e acaba de lançar o Precision Care: plataforma de relacionamento digital que vai conectar pacientes, médicos, operadoras de saúde, empresas, hospitais, laboratórios e indústria farmacêutica. Todos produtos e serviços que a rede de laboratórios oferece, para todos esses públicos, estarão integrados em uma única plataforma, facilitando ou trazendo diagnóstico mais preciso e tratamento mais rápido para o paciente.
Não se trata, simplesmente, de hardware ou software, mas de utilizar a tecnologia a favor da melhor experiência dos clientes. Mais do que integração de produtos e serviços, o canal vai utilizar inteligência artificial para gerar dados e análises clínicas relevantes para toda a cadeia de saúde. Prescritores poderão acessar os exames de seus pacientes, discutir laudos com a assessoria científica e, ainda, buscar novos produtos e serviços para seus pacientes.
A ferramenta foi desenvolvida exclusivamente para as 17 marcas do Grupo, que conta com mais de 8 mil produtos e serviços (o maior portfólio do país) e 7 unidades de negócios. O cliente, seja ele qual for, terá acesso a todo o portfólio, independentemente da marca escolhida, da região onde está, e do tipo de teste a ser realizado. Por meio de uma única identificação (login e senha), o usuário terá acesso integral aos seus dados, além de todos os serviços oferecidos por todas as marcas do Grupo Pardini. Ganha o paciente, com mais qualidade de vida, e toda a cadeia de saúde.
Segundo o Diretor de TI e Digital do Grupo, João Alvarenga, o Precision Care é um projeto evolutivo. “É uma construção que não tem fim. Com os achados clínicos e correlações entre exames feitos no Grupo, poderemos emitir informações, insights e análises para apoiar os médicos nas tomadas de decisões e ajudar os pacientes a chegar no diagnóstico mais precoce”, explicou sobre o potencial da plataforma. A solução foi desenvolvida considerando o que há de mais moderno em segurança da informação, privacidade de dados e as diretrizes da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
“Temos acesso aos pacientes e seus dados clínicos, isso é muito valioso para toda a cadeia de saúde do Brasil. È com o cruzamento dessas informações que vamos transformar a medicina diagnóstica no Brasil”, comentou o vice-presidente da companhia, Alessandro Ferreira. Para o executivo, a ferramenta tecnológica faz valer, na prática, o propósito da empresa: “levar saúde para quem precisa, onde estiver”, literalmente. “Seja em hospitais de ponta nos grandes centros urbanos ou nos pequenos postos médicos do interior: todos os cidadãos merecem um diagnóstico assertivo, rápido e consciente”, reforçou ele.
Sobre o Grupo Pardini
Com mais de 60 anos de atuação integrada à cadeia da saúde do país, o Grupo Pardini é o maior player de infraestrutura diagnóstica do Brasil. Foi fundado em Belo Horizonte (MG), onde é líder absoluto de mercado, mas está presente em todo o território nacional. Conta com mais de 160 unidades em Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará. Foi pioneiro e é líder no país na realização de exames para laboratórios (lab-to-lab), com mais de 6,2 mil parceiros em todos os estados. Em 2021, realizou quase 140 milhões de exames e faturou R $2,1 bilhões.
O Grupo tem como propósito oferecer acesso ao melhor diagnóstico a todos os cantos do Brasil. Para isso, investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento, logística e automação. Desde 2012, investiu quase R$ 900 milhões na aquisição de 17 empresas de alta especialização e relevância para a cadeia de saúde no Brasil. Reconhecido pela constante inovação de seus processos em benefício do melhor desfecho clínico do paciente, conta com 17 marcas, que lhe permitem a oferta de mais de 8 mil tipos de testes em seis linhas de produtos: análises clínicas, imagem, vacinas, anatomia patológica, toxicologia e genética.