Quando era estudante universitário, Yoshio Ogino ingressou nas Forças Armadas Japonesas onde trabalhou no desenvolvimento de armas no Laboratório de Ciências do Exército japonês. Certamente, sua experiência na guerra moldou a sua personalidade permanentemente e após a guerra decidiu que sua vida seria dedicada a salvar vidas. Com isso em mente, aos 30 anos, ingressou na faculdade de medicina, e em seu propósito maior de salvar vidas, buscou a conexão entre a engenharia e a medicina. Durante um experimento envolvendo a estimulação do tecido neuromuscular de um pequeno pássaro, ele ficou impressionado com a maravilha da biologia e concluiu que: “Medir parte de um corpo vivo requer várias centenas de vezes a sensibilidade, e pelo menos mais duas casas decimais, comparado a qualquer o equipamento desenvolvido pelos principais especialistas em engenharia elétrica do Japão.” A compreensão deste experimento fundamentou o seu pensamento quanto a abrangência para atingir ao propósito maior: “O número de pacientes que um médico pode cuidar é limitado. Se criarmos equipamentos médicos superiores que podem ser usados por médicos em todo o mundo, poderemos servir a muito mais pessoas. ”
Assim nasceu a Nihon Kohden, alicerçado na ideologia de Yoshio Ogino e mais 12 jovens universitários que queriam revolucionar a tecnologia da saúde da época. Fundada em 1951 na cidade de Tóquio, a empresa cresceu e se tornou um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletrônicos médicos.
Sempre alinhada em seu propósito – Melhorar a saúde com tecnologia avançada – a Nihon Kohden é um dos líderes em produtos com alta tecnologia médica, com mais de 5.000 funcionários em todo o mundo. A cada ano, a empresa expande ainda mais a sua rede global de pesquisa, desenvolvimento, produção, vendas e serviços e já atinge todos os continentes e hoje já estão presentes em mais de 120 países ao redor do mundo.
A cada decênio a Nihon Kohden elabora a sua estratégia para os próximos 10 anos, e isso aconteceu em 2020, com objetivos claros para 2030. Este decênio foi nomeado como “Beacon 30” (B-30), e levou em consideração todas as variáveis que influenciam a sociedade, o paciente e o ambiente cibernético inclusive. Com essas variáveis em mãos criou-se um modelo de criação de valor que influenciará todas as estratégias até 2030. Mesmo com uma grande possibilidade de drásticas mudanças nesse período, a Nihon Kohden se prepara para grandes avanços, com adaptações e com desenvolvimentos cada vez mais alinhados com as necessidades dos pacientes, sempre fundamentados em propósito de salvar vidas.
Uma atenção especial ao logotipo que representa o conceito atrelado a marca, e expressa a luz irradiando de um farol. Apenas um feixe brilhante de luz em um mar noturno que garante a segurança dos marinheiros, e é essa luz que transmitimos através de nossa história em forma de produtos médicos que trazem esperança para todos aqueles que necessitam. A Nihon Kohden quer servir como um guia que ilumina a medicina para que possa beneficiar a humanidade.