O compromisso com a confiabilidade nos resultados de exames é essencial na análise para os laboratórios de análises clínicas. Exemplo disso é o trabalho que vem sendo feito no Laboratório LPN de João Pinheiro. O laboratório é o primeiro a
inaugurar o analisador de testes de imunoensaio que evita a contaminação cruzada de amostras. O objetivo é aparelhar o laboratório com os mais modernos equipamentos para otimizar o atendimento à população diz a bióloga Cleuza Aparecida Gonçalves, Responsável Técnica.
O equipamento possui o recurso de reanálise de amostras automatizado que funciona sem afetar a sua velocidade que é de até 86 testes/hora. Para o biomédico Dr. Roberto Figueiredo, mais conhecido como Doutor Bactéria, o novo equipamento é indispensável ao processo de melhoria na qualidade de atendimento do Laboratório. “Com a chegada desse equipamento, o laboratório pode atender uma demanda maior, proporcionando à população um atendimento rápido e de qualidade” diz ele. “Temos realizado um esforço cotidiano para implementar ações que viabilizem os recursos alocados na saúde. Investir em modernização dos processos de trabalho
é uma das metas da nossa gestão”, enfatiza Helenita Gonçalves, administradora do LPN.
destaque em atendimento humanizado
Muitas pessoas têm verdadeiro pânico de ir ao médico e podemos citar, por
exemplo, a Síndrome do Jaleco Branco. Segundo pesquisas, 30% da população
brasileira possui esse problema que tem como principal característica a alteração
da pressão arterial. Mas, por se tratar de uma síndrome, há outros sinais e
sintomas envolvidos, como ansiedade, pânico e estresse.
Um dos fatores que mais influência no sucesso de um laboratório é a qualidade do atendimento, ou seja, a forma como os pacientes são atendidos. Isso pode fazer toda a diferença para eles e, com certeza, faz para o estabelecimento. Em João Pinheiro o laboratório LPN se destacou ao investir no atendimento humanizado. O biomédico Dr. Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, afirma que o atendimento humanizado “ajuda a formar a imagem que o paciente tem sobre você e sua equipe”, ou seja, a reputação do laboratório está em jogo e entender a importância da qualidade do atendimento é fundamental para obter sucesso.
Um atendimento humanizado na área de saúde está relacionado a diferentes aspectos que integram a assistência ao paciente como: capacidade e habilidade do profissional de saúde, tecnologia e nível dos produtos e equipamentos utilizados, qualidade da gestão do estabelecimento e a forma como o paciente é tratado.
O avanço tecnológico e a agilidade dos meios de comunicação permitem que o acesso ao conhecimento seja cada vez mais prático. “A todo momento surgem novidades na área de saúde, e os profissionais se atualizam constantemente no laboratório, para nós, oferecer assistência por meio do atendimento humanizado é uma forma de diminuir a impessoalidade” diz Helenita Gonçalves administradora
do laboratório. “Outras clínicas podem oferecer o mesmo serviço que o seu, os mesmos exames e as mesmas especialidades. Porém, se há algo que não pode ser copiado é o atendimento” complementa.