Com 65 anos de tradição, o Laboratório Hermes Pardini, que integra o ecossistema do grupo Fleury, vem desempenhando um papel fundamental no estudo de vigilância genômica de variantes do SARS-CoV-2 em Minas Gerais. Através do Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (OViGen-MG), o laboratório participa ativamente no monitoramento das variantes do vírus, utilizando o sequenciamento genético de amostras coletadas em diversos municípios do estado.
A partir das análises de 389 amostras coletadas em 39 cidades de Minas Gerais em laboratórios Pardini, 358 tiveram resultados de PCR compatíveis com o protocolo de sequenciamento utilizado. O estudo mostra que já são mais de 40 linhagens encontradas nas semanas epidemiológicas contempladas no sequenciamento, neste período de setembro do ano passado até fevereiro deste ano.
A pesquisa ressalta o crescimento das variantes JD.1 e JN.1 a partir de janeiro de 2024 e o consequente surgimento da variante XDR, que é um recombinante entre as primeiras citadas. A recombinante XDR ainda não havia sido descrita em Minas Gerais e poderia, em hipótese, estar associada ao crescimento de casos graves sentidos pelo sistema hospitalar do estado. Para mais informações sobre a situação das variantes do SARS-CoV-2, acesse o relatório completo no site da Rede Vírus. http://redevirus.mcti.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Informe-CO-no-2.2024-pub.pdf.
Os resultados ressaltam a importância da análise de sequências completas do genoma de SARS-CoV-2 extraído de amostras positivas em Minas Gerais, para a continuidade do monitoramento em tempo real das variantes. O sequenciamento dessas amostras contribui para acompanhar a dispersão e evolução do vírus ao longo do tempo no estado.
Além disso, o sequenciamento é uma ferramenta muito importante para o monitoramento de variações genéticas que podem estar associadas à gravidade da doença. Portanto, a combinação da vigilância genômica com a vigilância epidemiológica auxilia na tomada de decisões de políticas, contribuindo na orientação de esforços de controle e mitigação de riscos da COVID-19.
O OViGen-MG integra a Rede Nacional de Ômicas de COVID-19, como parte da linha temática Corona-ômica MCTIC da Rede Vírus. Criada em 2020, a Rede Vírus funciona como um comitê estratégico, coordenando laboratórios de pesquisa com foco na eficiência e otimização das infraestruturas em andamento, especialmente no combate ao coronavírus. Esse comitê reúne especialistas e instituições renomadas, como Fiocruz, Fundação Ezequiel Dias (FUNED), Butantan, USP, Unicamp, UFMG, UFC, CNPEM/LNBio/MCTIC e UFRJ. O projeto é financiado por diversas entidades, incluindo a Rede Vírus-MCTI, o Instituto Todos Pela Saúde (ITPs) e a Rede NVAP (New Variant Assessment Platform-UK).
Inovação e P&D no Grupo Fleury
A inovação é uma prioridade nas atividades do Grupo Fleury, com foco estratégico em quatro áreas principais: parcerias com instituições acadêmicas e científicas, inovação aberta com startups, inteligência artificial e novos negócios. Em 2023, o grupo conduziu 73 projetos de pesquisa, publicou 66 artigos em revistas científicas e obteve 5 patentes, incluindo uma relacionada ao diagnóstico de leucemia aguda por meio da tecnologia de microarranjos de expressão gênica. Esses esforços reforçam a posição do Grupo Fleury como um dos líderes em inovação e na construção de um sistema de saúde mais sustentável e integrado.
Segundo a assessora médica de Hematologia e gerente corporativa de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Fleury, Carolina Tostes Pintão, os times integrados de P&D estabelecem relacionamentos com instituições acadêmicas e científicas que geram e compartilham conhecimentos que possam impulsionar o desenvolvimento científico no país, buscando respostas para desafios no campo da saúde. “É importante destacar que o Hermes Pardini tem um histórico de inovações incrementais e disruptivas que são ofertadas para os nossos clientes continuamente. Poder colaborar com essa iniciativa de pesquisa para o enfrentamento de uma grave questão que impacta a sustentabilidade do setor de saúde como um todo é uma extensão desses esforços”, explica aa gestora.
Sobre o Hermes Pardini
Há 65 anos, o laboratório Hermes Pardini oferece soluções em medicina diagnóstica para hospitais, médicos, outros laboratórios ou pacientes. São 91 unidades próprias da marca em Minas Gerais e São Paulo à disposição com 8 mil tipos de testes disponíveis (maior portfólio do Brasil), além de exames de imagem, vacinas, provas funcionais, criopreservação e genética humana. O laboratório está preparado para entregar informações clínicas que apoiem a prevenção, orientem o diagnóstico das doenças e auxiliem os tratamentos, desde os mais simples aos da mais alta complexidade. Em 2023, a marca passou a integrar o Grupo Fleury, uma potência nacional no setor. Site Hermes Pardini: www.hermespardini.com.br.
Sobre o Grupo Fleury
Com 98 anos, o Grupo Fleury é uma das maiores e mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, referência para a comunidade médica e público geral por sua qualidade técnica, médica, de atendimento e gestão. Com 20 mil colaboradores e 4 mil médicos, detém as melhores práticas ESG e contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde. Com sede em São Paulo (SP), o Grupo Fleury está presente em outros 13 estados e no Distrito Federal, somando mais de 500 Unidades de Atendimento. A Companhia oferece uma das mais completas soluções em medicina diagnóstica no país, por meio da coordenação de cuidado centrado no indivíduo e capacidade de inovação e tecnologia. Essas soluções refletem o posicionamento estratégico da empresa de ser um ecossistema de saúde integrado e preventivo, que nasceu como um laboratório de análises clínicas e evoluiu para ofertas completas de medicina, físicas e digitais, em suas unidades de atendimento e operações B2B. Site do Grupo Fleury: www.grupofleury.com.br.
Sobre o Grupo Pardini
Aos 61 anos, o Grupo Pardini é um dos maiores no setor de Medicina Diagnóstica e Personalizada do Brasil. Além das 124 unidades próprias (76 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia), é referência no serviço de Apoio Laboratorial para mais de 6 mil clientes (laboratórios e hospitais) localizados em 2 mil cidades espalhadas pelo país. Toda essa estrutura permite oferecer mais de 8 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica. A companhia tem investido constantemente na ampliação e especialização da sua capacidade técnica, produtiva e científica, com o propósito de democratizar o acesso aos exames mais complexos e promover bem-estar e saúde dos brasileiros. O Grupo é pioneiro na montagem de uma planta produtiva de automação laboratorial, inclusive para exames RT-PCR (metodologia padrão para o diagnóstico da Covid-19) com capacidade para 20 mil testes por dia.