fbpx

Exames Toxicológicos: Metodologia LABET na assertividade dos resultados

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Teste de Drogas é defendido pela comunidade científica como uma ferramenta para identificar a presença ou ausência de drogas. A tecnologia laboratorial adotada deve identificar o comportamento do paciente em relação às drogas, consumo e a frequência de uso.

Como é feito o exame toxicológico da LABET
Conhecido também como o Exame do Cabelo, é feito através de uma amostra de fios de cabelo ou pelos do corpo que possuem uma complexa estrutura composta por córtex, medula e cutícula capilar. Toda esta estrutura é irrigada pelo sangue e, em função do consumo de substâncias psicoativas, acaba impregnando a estrutura do fio.
Ao longo do tempo e de acordo com a frequência com a qual ocorreu o consumo da droga, haverá maior ou menor concentração desta substância nos fios de cabelo.

Como funciona?

Etapa 1 – Triagem

E composta por duas fases:
A primeira é a lavagem da amostra para a retirada de possíveis contaminações externas.
A segunda fase é aonde são identificadas, ou não, a presença de drogas na amostra testada. É utilizado o método ELISA que verifica a presença das substâncias psicoativas ou seus metabólitos relacionados às drogas que estão sendo identificadas.
Caso haja a presença de pelo menos uma das drogas testadas, o resultado do teste será positivo. Caso contrário, o exame se encerrará na Fase de Triagem no máximo em 24horas e um laudo com o resultado negativo será emitido.

Etapa 2 – Confirmação
Nesta etapa, ocorre a identificação da concentração da droga encontrada na etapa anterior. Neste caso, uma outra parte da mesma amostra será testada. Para isso é utilizado um espectrômetro, equipamento que tem a capacidade de confirmar a positividade.
Na sequência, será emitido um laudo com o resultado da análise que será enviado para o cliente.

O exame possui todas as etapas protegidas por uma cadeia de custódia, garantindo a rastreabilidade de todo o processo além de possuir procedimento com validade forense para todas as etapas analíticas. Por esta razão, devem ser coletadas duas amostras, uma para ser submetida ao exame completo com triagem e etapa confirmatória e outra para ser armazenada por, no mínimo, 5 anos a fim de dirimirem eventuais litígios.

A LABET segue à risca cada uma dessas etapas, pois entende que o cliente tem pressa nos resultados e que os mesmos precisam ser confiáveis. Conta também com sistema integrado de registro das amostras que monitoram cada etapa de prova e contraprova para que siga a cadeia de custódia de forma segura e assertiva.


Contato LABET:

Telefone: 4004-2098*

Site: www.labet.com.br 

*Apenas para capitais e região metropolitana. Para as demais regiões use o DDD da capital do seu estado.


 

Confira a ultima edição da Newslab

Grupo de pesquisadores valida método que pode revolucionar o diagnóstico de Alzheimer

(Foto: Roche) Grupo de pesquisadores validaram uma metodologia que pode revolucionar o diagnóstico da doença de Alzheimer: exame diagnóstico criado pelos cientistas é capaz de

Leia mais

Na Feira Hospitalar 2019, Healthcare Alliance levará inovador biosensor de sinais vitais

A tecnologia proveniente de Israel será vendida com exclusividade no Brasil pela plataforma que reúne as melhores empresas especializadas em produtos e serviços para a

Leia mais

Ultrassom da Samsung permite estudo do cérebro do feto durante a gravidez

Navegação neurossonográfica avançada auxilia na avaliação de novas regiões do cérebro fetal de forma semiautomática Com o objetivo de ampliar a capacidade clínica de diagnóstico

Leia mais

Inteligência artificial à serviço da prevenção: Minsait lança produto que reduz pressão sanguínea

Intitulado HCEPRO, produto integra dados e reduz pressão sanguínea de pacientes com hipertensão A Minsait, empresa Indra com foco em transformação digital, traz ao mercado

Leia mais
Seções
Fechar Menu