Publicação apresenta método que pode ser útil para o diagnóstico não-invasivo de diabetes
A pesquisa desenvolvida por alunos do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), Câmpus da Unesp em São José do Rio Preto, foi destaque em periódico da entidade britânica de química, a Royal Society of Chemistry (RSC), do Reino Unido, com sede em Cambridge. Os pós-graduandos Tarcísio M. Perfecto (mestrado) e Cecilia A. Zito (doutorado) são integrantes do Laboratório de Materiais para Sustentabilidade (LabMatSus) do Instituto, coordenado pelo professor Diogo P. Volanti.
Sobre a Revista
O artigo científico foi destaque como capa interna da revista CrystEngComm, da RSC (figura abaixo). A revista abrange todos os aspectos da engenharia de cristal, incluindo a síntese e crescimento de cristais, síntese e avaliação de materiais no estado sólido com propriedades desejadas.
Sobre a Pesquisa
A pesquisa, publicada na edição de maio, inovou na síntese química. No estudo, combina-se spray ultrassônico com método hidrotérmico assistido por micro-ondas, para a preparação de sensores nanoestruturados de WO3.0.33H2O. O material foi aplicado para detectar isopropanol à temperatura ambiente na presença de umidade, exibindo ótimo desempenho. Na prática, as moléculas de isopropanol são exaladas na respiração de pessoas diabéticas, atuando como biomarcador da doença. Assim, o futuro desenvolvimento desse sensor pode ser útil para o diagnóstico não-invasivo de diabetes.
A pesquisa foi financiada pela Fapesp, CNPq e PRoPe-Unesp.
Acesse o artigo clicando aqui (em inglês).
Fonte: Unesp