Para reparar queda nos estoques dos hemocentros de São Paulo, alunos do Colégio Marista Glória buscam novos voluntários para o ato que salva vidas
Como forma de incentivo à doação de sangue, alunos do Colégio Marista Glória, em São Paulo (SP) realizam até 18 de junho uma campanha voluntária de doações, com destaque especial durante a semana do Dia Mundial do Doador de Sangue, que é comemorado no próximo dia 14. De acordo com um levantamento feito pelo Movimento Eu Dou Sangue, os dias chuvosos, as férias, o frio e o aumento da incidência de infecções respiratórias nesta época do ano são alguns dos fatores que fazem cair em até 30% os estoques dos bancos de sangue em todo o País. Lançada em São Paulo no último sábado (1º), a campanha Junho Vermelho ganhou status de Lei Estadual em 15 de março de 2017 (nº 16.386) e passou a ser promovida em todo o País este ano para destacar a importância da doação de sangue no período do ano em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos hemocentros públicos e privados.
Dados do Movimento Eu Dou Sangue indicam ainda que cerca de 92% dos brasileiros não doaram sangue entre junho de 2016 e junho de 2017. Segundo informações do Banco de Sangue de São Paulo, uma única doação pode ajudar até quatro pessoas e a expectativa da escola é alcançar mais de 300 doações, ou seja, salvar cerca de 1,3 mil vidas. O coordenador da Pastoral do Colégio, Wagner Botelho, explica que todos os anos a campanha ganha novos adeptos. O trabalho faz parte do Festival Champagnat, tradicional evento marista que promove ações sociais fraternas e solidárias. Além de arrecadar bolsas de sangue, a escola no bairro Cambuci também promove vivências nas ONGs parceiras do entorno, tais como doação de livros infantis, produtos alimentícios, de limpeza e higiene pessoal. “Com ajuda de familiares de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e de amigos que já abraçaram essa campanha estamos perto de atingir nosso objetivo”, comemora Botelho.
A mobilização para a conscientização dos jovens paulistanos, que muito em breve também poderão ser doadores de sangue, visa ajudar na rotina dos hospitais que atendem desde vítimas de acidentes de trânsito e da violência urbana até os portadores de doenças que requerem transfusões sanguíneas como câncer, anemia falciforme e outras patologias, incluindo os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, como transplantes e cirurgias cardíacas. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada País tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%. Quem deseja colaborar precisa estar atento a alguns requisitos importantes: apresentar documento com foto (RG e CNH, entre outros), ter idade entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde, além de não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação e não ingerir bebidas alcoólicas no período anterior de 12 horas. Os interessados que estão na faixa etária de 16 ou 17 anos podem doar acompanhados dos pais ou responsáveis e levando documento. Grandes grupos devem ser agendados, por conta do volume de atendimento das unidades.
Conheça abaixo algumas indicações de instituições de coleta que recebem doações de sangue no entorno do Colégio Marista Glória:
COLSAN SOCIEDADE BENEFICENTE COLETA SANGUE
11 postos de coleta: www.colsan.org.br. Tel.: (11) 5055-1250
FUNDAÇÃO PRÓ SANGUE – HEMOCENTRO DE SÃO PAULO
Posto Clínicas: Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar – Cerqueira César
Posto da Avenida Dr. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera. Tel.: 0800 55 0300
BANCO DE SANGUE DE SÃO PAULO
Hospital Professor Edmundo Vasconcelos. Rua Borges Lagoa, 1450 – Vila Clementino. Tel.: (11) 5080-4435
Unidade Brigadeiro: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2533. Tel.: (11) 3373-2050
BANCO DE SANGUE PAULISTA
Unidade Central – Vila Nova Conceição: Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46 – 5º, 14º, e 15º Andares – Vila Nova Conceição. Tel.: (11) 3048-8969
INSTITUTO HOSPITAL OSWALDO CRUZ – Banco de sangue hemoterapia
Rua Treze de Maio, 1815 e Rua João Julião, 331 – Paraíso. Tel.: 3286-7372
Veja os requisitos para ajudar
A triagem de doadores segue normas nacionais e internacionais e visa oferecer segurança e proteção ao doador e ao paciente. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias entre cada doação. Já mulheres, podem colaborar três vezes, com intervalo de 90 dias.
Para doar é preciso
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);
– Pesar mais de 50 kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas);
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa duas horas antes da doação);
– Portar documento oficial com foto (obrigatório);
O doador não pode
– Estar utilizando determinados medicamentos (informe-se com a equipe do Hemonúcleo quais remédios impedem a doação);
– Ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
– Ter tido evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
– Ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
– Estar resfriado ou com gripe (aguardar sete dias depois do desaparecimento dos sintomas);
– Estar grávida ou amamentando;
– Ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;
– Ter usado drogas ilícitas injetáveis;
– Ter realizado parto normal (esperar 90 dias após o parto) ou cesariana (esperar 180 dias após o parto);
– Ter sido exposto à situações de maior risco para contração de doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses);
– Ter viajado para os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins – locais com alto índice de malária (aguardar 12 meses).