fbpx

Como otimizar sua Gestão de Amostras para obter melhores resultados? | Newslab 144

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Diariamente os laboratórios recebem pedidos médicos simples com pelo menos três dos seguintes exames: Hemograma, VHS, Hemoglobina glicada e Tipagem sanguínea.

Independente do tamanho do seu laboratório, podemos considerar que o Hemograma é feito em equipamento interfaceado; o VHS é executado manualmente na bancada de hematologia; a Hemoglobina glicada é realizada manualmente na bancada de bioquímica; e a Tipagem sanguínea é feita manualmente na bancada de imunohematologia. Para todos os exames, o material a ser coletado é sangue total e armazenado em tubo com EDTA, que exige um determinado volume de sangue. Faz sentido coletar um tubo para cada exame ou coletar tudo em um tubo só? Quais os impactos de cada opção? O desafio é economizar com materiais de consumo de alto custo e garantir o menor prazo de entrega dos resultados ao paciente, mantendo qualidade e rastreabilidade do processo.

Otimize o fluxo de trabalho do laboratório
Otimize o fluxo de trabalho do laboratório

A Hotsoft avaliou as particularidades do processo de gestão de amostras de vários laboratórios em todas as regiões do país e observou que por diversas razões, todos precisam criar adaptações, as famosas gambiarras, no LIS para atender parcialmente suas necessidades, tornando o processo moroso e passível de erros. Com base na análise das informações coletadas, foram categorizados padrões e exceções que impactam na rotina do laboratório em momentos que o software pode auxiliar com eficiência e foi desenvolvido o recurso de gestão de amostras customizável do Labmaster, permitindo que cada laboratório defina suas regras de agrupamento e fracionamento de exames, para orientar a coleta e a triagem de acordo com as suas particularidades e preferências. Essa funcionalidade causa impacto significativo para o paciente e para o laboratório, melhorando a experiência do cliente, eliminando atrasos, reduzindo o tempo de entrega dos resultados e até mesmo nas solicitações de re-coleta de material. Usando como exemplo o caso apresentado no início do texto, é possível criar regras de agrupamento de exames de forma que seja utilizado apenas 1 tubo com EDTA na coleta e quando essa amostra for triada, o Labmaster utiliza as regras de fracionamento, para orientar o triador na aliquotagem (infomando inclusive sobre volume necessário), imprimindo as etiquetas necessárias e direcionando as amostras para os devidos destinos.

Fracionamento e Agrupamento de amostras customizáveis
Fracionamento e Agrupamento de amostras customizáveis

 

Como resultado tem-se a otimização do fluxo de trabalho, com especial impacto na satisfação do paciente, que teve menos sangue coletado e agilidade na entrega do laudo. Por fim, vale ressaltar os principais benefícios gerados ao laboratório: automação personalizada do processo, economia de tempo e dinheiro, produtividade, agilidade e rastreabilidade.


Hotsoft Informática

44-3302-4455

www.hotsoft.com.br


 

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu