fbpx

Analogias em medicina: Paraquedas no coração

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Por José de Souza Andrade-Filho*,

Paraquedas é aparelho que permite efetuar descidas na atmosfera, com velocidade moderada, pela resistência que o ar oferece ao seu movimento. É feito geralmente de náilon e, quando inflado, assemelha-se a um guarda-chuva aberto, pendendo, da borda do pano, cordas que se ligam a um anel inferior, ao qual se prende a carga a transportar (Enciclopédia Mirador).

O coração de um recém-nascido bate 120 vezes por minuto e de um adulto normal cerca de 70 a 80 vezes por minuto. Durante uma vida de 70 anos o coração bate mais de um bilhão de vezes. O coração humano tem quatro valvas (do latim = porta de dois batentes) que funcionam às mil maravilhas na grande maioria dos terráqueos.

Além desse órgão de fisiologia fantástica, indispensável à vida, o ser humano o escolheu para simbolizar o amor, o berço dos sentimentos e das emoções, do afeto e da coragem. O grande escritor e médico Guimarães Rosa, em um dos seus livros (Primeiras Estórias), criou coraçãomente, isto é, com todo o coração, em estreita fusão de sentimentos, em substituição ao burocrático cordialmente (Fonte: O Léxico de Guimarães Rosa. Nilce Sant’Anna Martins. Edusp. P.134).

Entretanto, o nosso coração pode apresentar “defeitos de fábrica” durante o desenvolvimento embrionário.

1Em certos casos, felizmente raros, uma das valvas pode tornar-se estreitada, impedindo a passagem do sangue entre as cavidades cardíacas e denominada estenose mitral congênita. Entre os tipos de estenose congênita, há a valva mitral em paraquedas, devido à semelhança com esse aparelho. Esta anomalia foi observada e descrita pelo patologista americano Jesse E. Edwards em 1961(em inglês: parachute mitral valve).  Caracteriza-se pela inserção de todas as pequenas cordas tendíneas semelhantes às de um paraquedas em um único músculo papilar excêntrico, tornando a valva afunilada e estenótica. As cordas, além de convergentes para o músculo papilar, podem estar variadamente fundidas. A única via de fluxo sanguíneo entre as cavidades do átrio para o ventrículo esquerdo é feita através das fendas intercordais. Consequentemente, ocorrem distúrbios funcionais obstrutivos graves no coração, com elevação das pressões atrial esquerda e venosa pulmonar. Há possibilidade de surgirem arritmias/fibrilação atrial e edema agudo pulmonar.

Atualmente, muitas das chamadas cardiopatias congênitas são curadas pelo grande progresso da medicina e da cirurgia O tratamento da mitral em paraquedas pode ser clínico ou cirúrgico, seja por operação reparadora ou por uso de próteses metálicas. O objetivo do cirurgião cardiovascular nessa anomalia é “fechar o paraquedas” e salvar a criança.


Sobre o autor:

José de Souza Andrade-Filho, Patologista no Hospital Felício Rocho-BH;  Professor de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Membro da Academia Mineira de Medicina.


 

Confira a ultima edição da Newslab

Grupo de pesquisadores valida método que pode revolucionar o diagnóstico de Alzheimer

(Foto: Roche) Grupo de pesquisadores validaram uma metodologia que pode revolucionar o diagnóstico da doença de Alzheimer: exame diagnóstico criado pelos cientistas é capaz de

Leia mais

Na Feira Hospitalar 2019, Healthcare Alliance levará inovador biosensor de sinais vitais

A tecnologia proveniente de Israel será vendida com exclusividade no Brasil pela plataforma que reúne as melhores empresas especializadas em produtos e serviços para a

Leia mais

Ultrassom da Samsung permite estudo do cérebro do feto durante a gravidez

Navegação neurossonográfica avançada auxilia na avaliação de novas regiões do cérebro fetal de forma semiautomática Com o objetivo de ampliar a capacidade clínica de diagnóstico

Leia mais

Inteligência artificial à serviço da prevenção: Minsait lança produto que reduz pressão sanguínea

Intitulado HCEPRO, produto integra dados e reduz pressão sanguínea de pacientes com hipertensão A Minsait, empresa Indra com foco em transformação digital, traz ao mercado

Leia mais
Seções
Fechar Menu