Considerado serviço essencial, a atividade laboratorial permanece ativa durante as restrições impostas pelo COVID-19, apesar da pandemia ter levado ao cancelamento de diversas outras relacionadas a análises clínicas, como treinamentos e encontros para discussão de casos e ensino presencial em todos os níveis, especialmente por essas atividades exporem os profissionais, seus colegas e membros da família ao risco de infecção. Durante esse período, o advento da microscopia digital vem possibilitando a implementação e a validação de novos fluxos de trabalho digitais para uso remoto.
Os conhecimentos práticos e habilidades de microscopia, necessários para atuação em análises clínicas, classicamente são adquiridos por meio do treinamento e uso de microscópios convencionais. A transformação digital da microscopia que vem sendo implementada nos últimos anos, permite a digitalização de lâminas microscópicas para gerar imagens de laminas inteiras (Whole slide imaging (WSI) ou lâminas digitais), que podem ser manipuladas pelo operador. As áreas laboratoriais de implementação da microscopia digital são as mais diversas: citologia, patologia, técnicas imunoquímicas que requerem laminas como a imunohistoquímica e imunocitoquímica, histologia, hematologia, parasitologia, microbiologia e outras que utilizam microscópio cujas laminas possam ser digitalizadas. Os principais componentes de um sistema de microscopia digital incluem um scanner de laminas, software visualizador de imagens de laminas e monitor de exibição.
Cabe destacar que a disponibilidade de sistemas de microscopia digital pode facilitar o diagnóstico microscópico remoto por meio da consulta a outros profissionais, utilização da ferramenta para discussão de casos, controle de qualidade e treinamento, embora a validação (baseada em casos) do diagnóstico digital remoto não tenha sido relatada até o momento.
Um exemplo de aplicação dessas ferramentas inclui a prática desenvolvida pela universidade Weill Cornell Medicine-Qatar durante a pandemia do COVID-19, a qual substituiu a instrução clínica da disciplina de patologia dos alunos por novas disciplinas eletivas online. Assim, foi implementado um currículo inovador de patologia online e remota, ancorado na microscopia virtual e videoconferências na plataforma Zoom, ferramentas para apoiar o ensino online. Essas práticas podem ser perfeitamente aplicáveis a treinamentos em áreas laboratoriais que utilizam microscopia como ferramenta de aprendizado e discussão de casos nesse periodo de restrições devido a pandemia, e ainda, utilizadas como ferramentas de apoio num possível retorno as atividades presenciais.
A microscopia virtual tem vantagens claras, e sua utilização já é bem aceita em ferramentas de controle de qualidade, disponíveis atualmente. No entanto, algumas barreiras limitam a sua transição, especialmente na educação e rotina laboratorial, que incluem os altos custos de configuração inicial, infraestrutura (incluindo hardware de computador, software e internet de alta velocidade), gerenciamento e armazenamento de dados e o acesso e manipulação das laminas digitalizadas pelos usuários.
A literatura científica acerca desse tema vem sendo bastante amplianda ultimamente, especialmente em tempos de ensino e aprendizagem remoto devido ao COVID-19, com resultados indicando que a microscopia virtual não é apenas um método eficaz para discussão de casos, troca de opiniões, e congressos, mas é útil ainda para ensino de disciplinas que utilizam microscopia, podendo inclusive ser empregada como um método para medir o desempenho do alunos e profissionais durante avaliações online, de forma semelhante aos programas de controle de qualidade já disponíveis ha algum tempo.
Referências
Hanna, M.G., Reuter, V.E., Ardon, O. et al. Validation of a digital pathology system including remote review during the COVID-19 pandemic. Mod Pathol 33, 2115–2127 (2020). https://doi.org/10.1038/s41379-020-0601-5
Guiter, G.E., Sapia, S., Wright, A.I. et al. Development of a Remote Online Collaborative Medical School Pathology Curriculum with Clinical Correlations, across Several International Sites, through the Covid-19 Pandemic. Med.Sci.Educ.(2021). https://doi.org/10.1007/s40670-021-01212-2
AUTORA: Dra. Lisiane Cervieri Mezzomo
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Citologia Clínica. Mestre e Doutora em Patologia.
Acesse nossa revista on-line disponível em https://newslab.com.br/