fbpx

SBUSP promove mutirão de dúvidas na Paulista para alertar o homem sobre saúde e prevenção do câncer de próstata

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Dados da American Cancer Society mostra que, cerca de 1 em 7 homens será diagnosticado com a doença durante a vida

Com o objetivo de conscientizar o homem sobre a importância de cuidar da saúde como um todo e, em especial, o aparecimento do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo, realiza a campanha Novembro Azul, com diversas ações programadas para a capital paulista.

Na sexta agora, 10 de novembro, das 12h às 15h, no Conjunto Nacional da Avenida Paulista, haverá um Mutirão para esclarecimento de dúvidas sobre a doença, tipos de tratamentos, idade indicada para iniciar os exames de prevenção como o Antígeno Específico da Próstata (PSA – sigla em inglês) e toque retal.

Já no domingo, dia 12 de novembro, das 10h às 12h, ocorrerá uma caminhada no Parque do Povo, na zona sul, com o objetivo de chamar a atenção do público masculino sobre a importância de cuidar da saúde de forma integral para ter mais qualidade de vida e longevidade. O encontro é aberto aos visitantes.

Conscientização nas Rodovias Estaduais e no Aeroporto de Guarulhos
Durante todo o mês de novembro, a campanha terá destaque nos painéis de mensagens eletrônicas das principais rodovias do Estado de São Paulo, como Ayrton Senna, Carvalho Pinto, Tamoios e outras. No dia 23 de novembro, a partir das 7h, médicos da SBUSP concederão palestras de conscientização sobre saúde masculina e prevenção do câncer de próstata para funcionários e passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Para o urologista Flavio Trigo, presidente da SBUSP, professor Livre-Docente de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, se a doença for diagnosticada logo no início aumenta-se em 90% as chances de cura. Por isso, a detecção precoce e o cuidado em geral com a saúde são essenciais, já que na fase inicial o paciente não apresenta sintomas.

“Homens com fatores de risco de câncer de próstata na família, raça negra e obesidade devem iniciar a prevenção após os 45 anos. Já os que não apresentam risco, a prevenção é acima dos 50 anos”, diz o médico que também é coordenador do Centro de Incontinência Urinária do Hospital Sírio-Libanês.

Dados

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, a estimativa é que, em 2017, tenhamos cerca de 61.200 mil casos de câncer de próstata diagnosticados no País. Só no Estado de São Paulo são 291.090 registros. O câncer de próstata é a segunda principal causa de óbitos e a mais comum entre os homens em todo o mundo, depois do câncer de pulmão.
Dados da American Cancer Society revelou que, cerca de 1 em 7 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida.

Prevenção

O diagnóstico é feito por meio do toque retal (exame digital da próstata), onde é avaliada as características da glândula e, se detectado um nódulo endurecido, será indicada a biópsia. Um outro exame complementar é o PSA, que é uma glicoproteína produzida pela glândula prostática normal, diagnosticada no exame de sangue.

Vale lembrar que, a prevenção de doenças não se restringe apenas ao câncer de próstata, mas também outras patologias como hipertensão, obesidade, diabetes, que precisam ser prevenidas e tratadas. “O homem deve levar uma vida equilibrada, fazer exercícios físicos, se alimentar bem, evitar o consumo excessivo de carne vermelha e buscar o urologista que é o especialista indicado para orientar o melhor tratamento. ”, finaliza Trigo.


 

Confira a ultima edição da Newslab

Inteligência artificial à serviço da prevenção: Minsait lança produto que reduz pressão sanguínea

Intitulado HCEPRO, produto integra dados e reduz pressão sanguínea de pacientes com hipertensão A Minsait, empresa Indra com foco em transformação digital, traz ao mercado

Leia mais

“Saúde Digital para todos” será foco da MV na Hospitalar 2019

Principal influenciadora da transformação digital da Saúde no Brasil, empresa líder em software de gestão expõe suas plataformas com novos recursos integrados A Saúde Digital

Leia mais

White Martins, gigante do ramo de gases industriais e engenharia, terá recorde de lançamentos

Produtos e serviços apresentados pela empresa trazem mais qualidade de vida e de atendimento aos pacientes e contribuem para melhoria do desempenho de hospitais e

Leia mais

Philips lança ultrassom portátil que pode ser conectado a qualquer celular/tablet: veja aqui novidades da marca

Para a Philips, o setor de saúde não tem fronteiras. Em um segmento tão completo, rico em inovação, com especialistas e tecnologias de pontas e,

Leia mais
Seções
Fechar Menu