A Zoetis é uma gigante multinacional farmacêutica, embora seu nome possa não ser imediatamente reconhecível pelo público comum, pois fabrica medicamentos para animais. Enquanto o negócio da Zoetis se manteve sólido nos últimos anos, à medida que as pessoas estão dispostas a gastar com seus animais de estimação, o CFO Wetteny Joseph disse que a empresa está sempre buscando eficiência para se destacar. Joseph diz que a Zoetis utiliza IA, um mercado consolidado e o trabalho direto com os clientes para se manter à frente na busca pelo lucro.
Mundialmente, os produtos atendem médicos-veterinários, pecuaristas, proprietários de animais de produção e de animais de companhia, em mais de 120 países, incluindo o Brasil. A sede fica em Parsippany, Nova Jersey, EUA. A companhia possui 300 linhas de produtos para oito espécies, incluindo bovinos, peixes, aves, suínos, cães e gatos, equinos, ovinos e caprinos. No ano passado faturou globalmente US$ 8,5 bilhões, com estimativa entre US$ 9,2 bilhões e US$ 9,3 bilhões, um crescimento operacional esperado de 10% a 11%.
A Zoetis foi fundada em 1952 como uma divisão de saúde animal da Pfizer, inicialmente voltada ao desenvolvimento de produtos veterinários. Em 2013, a empresa se separou da Pfizer por meio de uma oferta pública inicial (IPO) na Bolsa de Valores de Nova York, tornando-se uma empresa independente e dedicada exclusivamente à saúde animal.
Estamos vendo uma forte demanda e crescimento em todo o nosso portfólio e nos mercados onde atuamos. Somos uma empresa global. Somos a maior e mais inovadora empresa de saúde animal do mundo, e, portanto, temos um portfólio muito amplo e resiliente, orientado pela ciência. Chegamos a esse ponto ouvindo cuidadosamente as necessidades de nossos clientes e acompanhando as mudanças e a evolução dessas necessidades. Nossa compreensão profunda da biologia de diferentes animais e nossas capacidades nos permitem fazer isso.
Isso se reflete em nossos resultados. Registramos um crescimento operacional de 14% na receita no último trimestre, um excelente trimestre — e, na verdade, excelentes primeiros três trimestres do ano. Estamos 12% acima do ano anterior em termos operacionais. Não poderia estar mais satisfeito com o desempenho. (A receita foi de de US$ 2,4 bilhões no terceiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 11% em relação ao mesmo período de 2023)
A que o sr. atribui esse crescimento?
Nos beneficiamos das tendências seculares que impulsionam nosso setor. Existem duas principais. A primeira é o segmento de animais de companhia, o vínculo humano-animal. Como as pessoas veem seus animais como membros da família, estão dispostas a fazer o que for necessário para a saúde deles, e nossos produtos atendem às maiores necessidades desse segmento. Vemos essa demanda em todo o mundo.
A outra parte do negócio são os animais de produção pecuária, em um mercado emergente e com uma população crescente. A necessidade de proteínas de qualidade e os produtos que oferecemos para manter esses animais saudáveis também impulsionam a demanda nessa área.
Essa é a base da indústria que nos impulsiona. Somos únicos dentro do nosso setor porque tendemos a ser os primeiros a introduzir inovações significativas e, com o tempo, continuamos a agregar incrementos a essas inovações, criando mercados muito duráveis. Isso é algo exclusivo da Zoetis e explica por que nosso desempenho está acima do mercado de saúde animal, que já é bastante resiliente.
Somos também muito ágeis. Nosso negócio é de longo prazo, e entendemos a necessidade de investir para o futuro, impulsionar P&D, manufatura e escala, mas sabemos que o mundo está sempre mudando ao nosso redor. Precisamos ser ágeis para realocar capital, o que, como CFO, é minha responsabilidade: trabalhar com meus colegas da equipe executiva e de liderança em toda a empresa para encontrar maneiras de fazer isso, mantendo o foco nas prioridades importantes. Isso nos ajuda a aproveitar as oportunidades e mitigar os riscos no processo.
Falando em agilidade, como os srs. têm aplicado isso recentemente?
Vamos falar de IA (Inteligência Artificial). Essa é uma área que ajuda a impulsionar algumas das capacidades que descrevi anteriormente, em termos de nossa capacidade de inovar. Estamos encontrando maneiras de realocar capital para áreas que podem acelerar o desenvolvimento de medicamentos, identificando alvos que atendam às necessidades não supridas e aproveitando nosso vasto banco de dados interno.
Como a maior empresa de saúde animal do mundo, temos mais dados sobre a biologia de diferentes animais, sobre como as doenças começam e como progridem ao longo do tempo. Quando combinamos esses dados com as capacidades da IA, os resultados podem ser muito poderosos.
Estamos entusiasmados com o que chamamos de nossos “casos de uso dourados”. Após realizar um ensaio clínico, o tempo necessário para analisar as informações e preparar um dossiê para envio às agências reguladoras é medido em meses, se não anos. Acreditamos que podemos agilizar isso, usando IA para reduzir significativamente esse período. Quanto mais rápido colocarmos um produto no mercado, mais cedo poderemos atender às necessidades não supridas e impulsionar nosso crescimento.
É verdade que o sr. é um defensor da IA no escritório do CFO. O que isso significa?
Eu diria que, de forma mais ampla, sou um defensor da inovação, e a IA é uma ferramenta importante para impulsionar essa inovação. Essa motivação remonta ao início da minha carreira nos EUA como imigrante. Sempre me perguntei por que algumas empresas prosperam enquanto outras falham no mesmo setor. Essa pergunta continua sendo um grande ponto de curiosidade para mim.
Quando eu gerenciava um negócio e interagia regularmente com clientes, percebi que competir pelas necessidades do cliente é o que realmente importa. Inovar em novas soluções para resolver os maiores problemas deles é fundamental. Como CFO, eu monitoro alavancas financeiras e aloco capital, mas o começo e o fim estão no cliente. Isso me torna um defensor da inovação.
Como a saúde animal difere da saúde humana no setor farmacêutico?
Passei mais de uma década na saúde humana antes de vir para a Zoetis. Os veterinários veem sua profissão como uma vocação e se preocupam profundamente em fazer a diferença na saúde animal em todo o mundo. Isso também é compartilhado por nossos colegas na Zoetis.
Se você observar nossos métodos de inovação, usamos algumas das mesmas tecnologias avançadas da saúde humana na saúde animal. O perfil de risco é menor e os custos de desenvolvimento são mais baixos. Isso reduz o investimento necessário e o risco associado, o que permite uma abordagem mais ágil e eficiente.
Como lidam com períodos de incerteza econômica?
Continuamente avaliamos mudanças no ambiente econômico e ajustamos nossas operações conforme necessário. A indústria de saúde animal é extremamente resiliente. Mesmo durante crises como a Grande Recessão de 2008-2009, a indústria cresceu 3%, enquanto a maioria dos setores enfrentava quedas. Isso nos dá confiança para continuar inovando e atendendo às necessidades de nossos clientes, mesmo em tempos desafiadores.
Matéria – Forbes Brasil