Laboratório utiliza telemedicina para oferecer assistência médica primária a pacientes com suspeita de contaminação em iniciativa que atende planos de saúde
Uma alternativa que pode desafogar os hospitais. Pacientes que apresentam sintomas de COVID-19 e que precisam de atendimento médico, podem contar com o serviço de teleconsulta do Grupo Pardini. A população pode se consultar com um médico sem sair às ruas e se expor aos riscos de contágio ou proliferação do vírus, além de aliviar a demanda dos hospitais. A medida protege a saúde dos pacientes e, também dos profissionais de saúde. A expectativa é atender até 500 pessoas em um único dia.
A consulta individualizada ocorre por meio de uma videoconferência em ambiente virtual, pelo site www.hermespardini.com.br/coronavirus/. Em Goiânia e região, o serviço está disponível pelo Laboratório Padrão, do Grupo Pardini e no Rio de Janeiro, pelo Centro de Medicina Nuclear da Guanabara, que também integra o Grupo. O serviço atende pacientes particulares e, também poderá vir a atender pacientes de planos de saúde. A cobertura das consultas à distância pelos convênios médicos depende da autorização de cada operadora. Os médicos estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, em horário comercial e sábados pela manhã.
Com a regulamentação da telemedicina, a rede, que pioneiramente oferece há cinco anos o telediagnóstico – uma das primeiras modalidades regulamentadas – se apropria do recurso tecnológico para ampliar a abrangência e disponibilização do serviço de consulta médica. Segundo a médica responsável pelo corpo clínico que irá atuar por teleconsulta no Hermes Pardini, Dra. Marilene Lucinda, telemedicina é medicina. A diferença está na capacidade da tecnologia para democratizar ou facilitar o acesso a consultas e outras linhas de cuidado ao paciente. “É a mesma medicina, que continua sendo feita por pessoas. Por mais inovadora que seja, é comandada por médicos e outros profissionais de saúde. Ela apenas nos ajuda a ampliar o propósito da empresa de ‘garantir o acesso à saúde’”, explica.
Para ela, a teleorientação dos médicos vai ajudar a atender grande parte da população que apresenta sintomas e gostaria de passar pela triagem clínica sem sair de casa. “O serviço só não é destinado a pacientes crônicos e menores de idade. Diabéticos, hipertensos, portadores de doenças renais e todos os pacientes crônicos requerem um monitoramento constante e presencial”, esclarece. A médica reforça ainda que os pacientes que apresentam dificuldades respiratórias são orientados a buscar atendimento presencial, uma vez que esses quadros exigem maior estrutura de cuidado. Como em qualquer consulta médica, na teleconsulta o profissional pode emitir atestado médico, pedidos de exames e prescrição de medicamentos, seguindo as regulamentações vigentes.
Fluxo de atendimento da teleconsulta:
- Cliente com interesse de realizar consulta através de teleorientação para triagem de COVID-19 acessa o site e seleciona a agenda de marcação de consultas online.
- Cliente finaliza seu cadastro e recebe os dados do agendamento antes e após o pagamento. Pacientes que farão uso do convênio médico são apoiados pela equipe de atendimento no processo de autorização, quando autorizado.
- Cliente recebe e-mail ou WhatsApp com a confirmação da consulta.
- Cliente preenche questionário de anamnese preliminar.
- Cliente recebe lembretes entre a marcação e a hora do seu agendamento.
- No horário indicado, cliente acessa o link da teleconferência e inicia a consulta com médico.
- Médico e paciente realizam a consulta através de videoconferência, trocando informações e orientações, sendo o prontuário preenchido pelo profissional.
Drive-thru: conveniência e ampliação da capacidade de coleta para os testes
Sem sair de dentro do carro, os moradores de Belo Horizonte e região metropolitana, que precisam do teste molecular para diagnóstico do novo coronavírus, terão mais uma opção. O serviço de drive-thru visa aumentar a capacidade de atendimento, testar o maior número possível de pessoas e melhorar a resposta da saúde pública, identificando e isolando aqueles que estão doentes. A unidade Mangabeiras (Praça da Bandeira, 50 – Mangabeiras) é a primeira a receber o projeto do laboratório e poderá atender 100 pacientes a mais, diariamente. Sendo a solicitação do teste um processo 100% digital, o paciente realiza o procedimento sem sair do carro. O vidro da janela é aberto somente no momento da coleta. O agendamento pode ser feito pelo site www.hermespardini.com.br/coronavirus/. O pagamento, a identificação do paciente e a disponibilização do laudo são realizados também digitalmente. O atendimento está disponível de segunda a sexta, de 13h às 17h, apenas para pacientes particulares. A expectativa é ampliar para outras unidades e planos de saúde. O pedido médico continua sendo essencial para o agendamento do exame. Segundo o vice-presidente do Hermes Pardini, Alessandro Ferreira, é mais um meio de atender a população de forma ágil e segura. “Estamos constantemente nos adequando ao atual momento da pandemia, às orientações dos órgãos oficiais de saúde e pensando em conveniências que atendam o cotidiano das pessoas. O foco do nosso trabalho é a democratização do acesso a exames com entrega de soluções que oferecem comodidade, praticidade e segurança”, finaliza.
Sobre o Grupo Pardini
Aos 60 anos, o Hermes Pardini é um dos maiores players de Medicina Diagnóstica e Preventiva do Brasil. O grupo tem investido fortemente na ampliação e na especialização da sua capacidade técnica, produtiva e científica, com os propósitos de democratizar o acesso aos exames mais complexos e promover bem-estar e saúde dos brasileiros. Além das 124 unidades próprias (76 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia), oferece o serviço de Apoio Laboratorial para mais de 6 mil clientes (laboratórios, clínicas e hospitais) em todo o país, localizados em 1.900 cidades. Toda essa estrutura permite oferecer mais de 8 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica. É pioneiro na montagem da maior planta produtiva de automação laboratorial da América Latina.