O novo coronavírus, chamado cientificamente de Covid-19 já infectou, até o momento, cerca de 1,5 milhão de pessoas. A sua rápida e fácil proliferação têm causado grandes problemas econômicos, sociais e governamentais em todo o mundo.
Grandes centros mundiais, como o Estados Unidos, estão enfrentando muitas dificuldades de conter os danos causados pelo vírus. Somente no país estadunidense, 432.438 pessoas já foram infectadas. Um dos principais motivos é a falta de materiais básicos, como máscaras e testes.
A Coreia do Sul, têm ido em contramão ao resto do mundo, conseguindo controlar facilmente a propagação do Covid-19. Um dos principais fatores adotados pelo país asiático têm sido o teste em massa. Já em Janeiro, o país se reuniu com os principais laboratório do país para produzir testes. Estima-se que em Março, 100 laboratórios sul-coreanos já estavam distribuindo seus diagnósticos ao mercado nacional.
A estratégia foi apontada pela OMS como essencial para o controle da epidemia mundial, porque os países poderiam isolar as pessoas infectadas, evitando o contágio social. Confira o posicionamento do Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da entidade: “Não se consegue combater um incêndio com os olhos vendados, você não consegue parar essa pandemia se não souber quem está infectado”
Situação no Brasil
O Brasil têm aplicado uma baixíssima quantidade de testes, se comparado ao resto do mundo. Com uma população de 217 milhões de habitantes, o país realizou somente 67 mil testes. A título de comparação, a Alemanha está aplicando 500 mil testes por semana, sendo que o país possui apenas 81,4 milhões de habitantes, quase ⅓ da população brasileira.
Mundialmente, existem dois tipos de testes disponíveis, sendo eles o PCR e o de Anticorpos. Ambos estão disponíveis no Brasil, porém, com a necessidade de materiais importados para sua produção, em falta pela alta demanda mundial, temos poucos testes a disposição, que estão sendo aplicados apenas em casos mais extremos.
A expectativa é que nos próximos dias, mais laboratórios comecem a produzir e analisar os resultados dos testes de covid-19. O próximo desafio será distribuí-lo por todo o território nacional.
O desafio logístico para a distribuição dos testes
O Brasil é o maior país da América Latina, possuindo mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão. O coronavírus está sendo disseminado de Norte a Sul do país, chegando até mesmo na tribo indígena da etnia Kokama, localizada a 880 Km de Manaus, praticamente na fronteira com a Colômbia.
Além das adversidades territoriais, a logística laboratorial exige muitas particularidades em relação ao transporte de cargas comum. São necessárias muitas práticas e adaptações para poder atuar nesse segmento. Os serviços são fiscalizados e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a fim de garantir que não ocorram danificações aos testes ou material genético coletado.
Entre as principais necessidades especiais, está implícita a obrigação de uma frota adaptada, com refrigeração especial interna, com total controle da temperatura, e espaço planejado para cada tipo de material distribuído. As entregas dos materiais genéticos coletados devem ser entregues em até 72 horas em todo o território nacional, conforme as exigência da resolução 691 do DENATRAN e CONTRAN.
Os testes, como qualquer material laboratorial, devem ser condicionados a tratamentos específicos, logo, os profissionais logísticos, como os motoristas e ajudantes, devem ter total ciência das práticas corretas de manuseio, acondicionamento e armazenagem, garantindo que ele chegue no menor tempo hábil, e com integridade garantida.
O Grupo Prime Cargo, empresa logística com mais de 15 anos de experiência, têm sido pioneira na distribuição de teste do Covid-19 por todo o país. O principal motivo da expertise apresentada pela empresa é por possuir desde 2010 soluções disruptivas para a logística laboratorial.
O serviço exclusivo da Prime Cargo fornece para seus clientes do ramo laboratorial e hospitalar, um acompanhamento online sobre os testes e materiais genéticos, podendo saber em tempo real a localização do veículo, temperatura interna da frota, previsão do tempo de chegada, hora de coleta, solicitação de distribuição, entre outras funcionalidades únicas.
Toda a equipe da Prime Cargo está pronta para te atender. Nós vamos conter o Coronavírus juntos através da distribuição de testes do covid-19 por todo o território nacional. Conte com a gente!
Entre em contato para saber mais:
comercial@primecargo.com.br | 0800 591 4110 | 11 4280-9110