fbpx

O que esperar de uma automação em Bioquímica e Turbidimetria?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A aquisição de uma nova tecnologia pode ser considerada um marco para a trajetória do laboratório e na vida de seus usuários, sejam eles os proprietários, colaboradores e até mesmo seus clientes.

Em um mercado cada vez mais competitivo, jargões como redução de custo, aumento de portfólio e agilidade de entrega tornaram-se palavras chaves para a sobrevivência e perpetuação de diversos negócios, dentre eles os laboratórios clínicos.

Muitas vezes as empresas correlacionam a negociação de uma automação como a oportunidade de comercializar e fidelizar o consumo de reagentes com o cliente. E essa realmente é uma das principias vertentes dos fabricantes.

Mais, e para o cliente? O principal “afetado ou beneficiado” por essa nova tecnologia. O que uma automação pode mudar na vida do laboratório e seus envolvidos?

Destacamos três pontos que estão extremamente alinhados aos jargões citados acima:

  • Redução de Custo

A implementação de uma automação, permite uma redução significativa no volume de reagente necessário para se fazer uma análise. É o famoso: rendimento por kit, quantos exames é possível fazer com determinado kit.

Exemplificando, um laboratório que utiliza semi-automático, em sua maioria o consumo é de 1,0 mL. Partindo para uma automação é possível chegar até a ¼ desse volume; as vezes até menos. Estamos falando de uma redução de 400% no custo do exame. Nos dias atuais em que qualquer por cento é muito por cento, 400% não é nada mal.

Mas aqui vai o alerta: cuidado com os volumes nominais x reais, pois nem sempre o que informam os encartes e folders é o que realmente ocorre. Procure confirmar e se possível validar esses volumes informados pelos fabricantes.

  • Aumento de Portfólio

Precisamos oferecer cada vez mais possibilidades. Para o laboratório, a automação pode ampliar a gama de exames que poderão ser realizando in home. Minimizar um pouco a dependência de alguns apoios e devolver a força e autonomia ao laboratório (independente do porte).

Ofertar exames que antes não poderia fazer, devido à limitação da tecnologia disponível . Agora passa a ser uma nova realidade. E quanto mais tivermos a oferecer, maiores serão as possibilidade de serviço a ser prestado.

Há outra frase popular que cabe ser repetida aqui: “papel aceita tudo”. Portanto, novamente alertamos para as informações que precisam ser confirmadas. Reação de Turbidimetria é uma delas. Diversas automações oferecem essa possibilidade, porém será que todas realmente são capazes de fazer com qualidade?

  • Agilidade da entrega

Esse terceiro item complementa bem o segundo, pois além de poder fazer novos exames o laboratório passa a ser dono do seu tempo.

Realizar os exames internamente está intimamente ligado à agilidade na entrega dos mesmos. E já que tempo é dinheiro, se reduzirmos o tempo de entrega, estaremos gastando menos.

 

Verifique e avalie bem as possibilidades e propostas apresentadas ao seu laboratório e se concluir ser o momento adequado…. “#partiu_automação”


 Contato:

Marcelo Saraiva Rocha

Biotécnica Ind. e Comércio Ltda

www.biotecnica.ind.br

[email protected]


 

Confira a ultima edição da Newslab

Artigo científico: Infecção em âmbito hospitalar por Klebsiella pneumoniae produtora da enzima KCP

INFECÇÃO EM ÂMBITO HOSPITALAR POR KLEBSIELLA PNEUMONIAE PRODUTORA DA ENZIMA KCP   Benvindo Soares de Souza Junior1; Lucas Luiz de Lima Silva2; Aline Rodrigues Gama3*

Leia mais

Expectativa de vida dos paulistas seria maior caso não ocorressem as mortes por acidentes de trânsito

Homens teriam acréscimo de 0,49 ano na vida média, enquanto entre as mulheres, 0,12 ano   Estudo do Infosiga SP e da Fundação Seade conclui

Leia mais

Instituição que gere exames por imagem do SUS reduz 15% dos custos com armazenamento de exames na nuvem da Amazon

A instituição, que realiza 5 milhões de exames de imagem por ano, também ganhou eficiência e rapidez   Com o objetivo de armazenar imagens de

Leia mais
Seções
Fechar Menu