É com satisfação que a The Binding Site Group anuncia que o teste Hevylite para quantificação de cadeias pesadas/leves já faz parte da mais atual diretriz do Grupo Internacional de Mieloma (IMWG).
O trabalho foi publicado neste mês de agosto de 2016, na revista The Lancet Oncology, por Shaji Kumar e colaboradores: “International Myeloma Working Group consensus criteria for response and minimal residual disease assessment in multiple myeloma”- Kumar et al. Lancet Oncology 2016; 17(8): e328-346.
A diretriz destaca que o teste Hevylite supera limitações já conhecidas do método de eletroforese de proteínas e possibita melhor quantificação da imunoglobina monoclonal IgA. Dessa forma, o Hevylite é recomendado no monitoramento de pacientes com mieloma múltiplo, pois pode indicar a normalização do sistema imune e auxiliar na avaliação da doença residual mínima.
O Hevylite é o primeiro teste que distingue e quantifica as combinações de cadeias pesadas/leves das imunoglobulinas, ou seja, quantificam os isotipos de imunoglobulinas intactas kappa e lambda (por exemplo: IgAκ vs. IgAλ; IgGκ vs. IgGλ; IgMκ vs. IgMλ). O teste tem como alvo um epítopo único presente na região constante das imunoglobulinas entre as cadeias pesadas e leves. A especificidade do antisoro do Hevylite, permite que IgAκ possa ser quantificada independentemente de IgAλ, IgGκ de IgGλ etc.
O Hevylite é um teste sensível e específico para o monitoramento de pacientes com mieloma e pode identificar recidiva precoce e como dito a doença residual. Além disso, é um teste quantitativo e totalmente automatizado. A quantificação dos pares de cadeias pesadas e leves individualmente nunca foi possível de ser realizada, mas o teste de Hevylite é específico e único para tal.
As vantagens da utilização de Hevylite se sobressaem sobre os métodos tradicionais como a eletroforese de proteínas do soro (EPS), imunofixação sérica (IFS) e a eletroforese capilar (EZC) quando utilizados para avaliação dos pacientes com Mieloma. A associação do Hevylite com o Freelite no monitoramento dos pacientes com Mieloma Múltiplo garante a maior precisão e fornecem informações complementares para a conduta médica de pacientes com Mieloma Múltiplo.
Em resumo, segue o caminho preconizado para diagnóstico e monitoramento para pacientes com Mieloma Múltiplo:
“A incorporação do Hevylite nas diretrizes internacionais nos deixa muito motivados para continuarmos difundindo conhecimento aplicado ao diagnóstico médico especializado. Em conjunto com o Freelite (dosagem de cadeias kappa e lambda leves livres), o Hevylite mantém a The Binding Site na vanguarda tecnológica e abre novas perspectivas no campo da medicina personalizada. Seguramente o maior beneficiado será o paciente”, segundo Dra. Elyara Soares, Diretora Científica da The Binding Site Brazil.
Tanto Hevylite quanto Freelite já estao comercialmente disponível no Brasil.
Para mais informações, visitem as páginas www.bindingsite.com.br e www.freelite.com.br ou escreva para info@bindingsite.com.br.