fbpx

Existe diferença entre o câncer de próstata em pacientes brancos e negros?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Pesquisa realizada comparando o câncer de próstata entre as etnias branca e negra foi tema de mestrado na UNICAMP

Na última semana ocorreu a defesa de dissertação de mestrado do Dr. Wilmar Azal Neto, na UNICAMP. O tema da pesquisa de mestrado apresentou as diferenças no prognóstico de pacientes com câncer de próstata, comparando as etnias branca e negra.

“É importante que, no Brasil, um país fortemente miscigenado, exista pesquisas como essa, avaliando as diferenças na apresentação do câncer da próstata em diferentes etnias”, explica o Profº Dr. Marcos Tobias Machado da Faculdade de Medicina do ABC e também membro da banca.

O trabalho sugere que os fragmentos de biópsia da próstata podem ser menores em pacientes da raça negra, o que em última instância pode gerar uma subavaliação na graduação histológica do tumor. Isto poderia ser uma das explicações possíveis para um subestadiamento (avaliação de extensão da doença) em pacientes deveria negra.

“Alguns estudos têm revelado que o câncer de próstata em negros se manifesta como doença mais agressiva e letal do que em brancos. As causas para isso são genéticas e ambientais. A atual pesquisa levanta também a hipótese de que a qualidade do fragmento de biópsia possa ser um fator”, acrescenta Dr. Marcos.

O aluno foi aprovado e recebeu seu título de mestre ao final da arguição.

Direita para esquerda: Profº Dr Leonardo (orientador), Profº Tobias Machado (avaliador FMABC), Wilmar Azal Neto (mestrando), Profº Dr. Ubirajara Ferreira (avaliador UNICAMP).

“Alguns estudos têm revelado que o câncer de próstata em negros se manifesta como doença mais agressiva e letal do que em brancos. As causas para isso são genéticas e ambientais. A atual pesquisa levanta também a hipótese de que a qualidade do fragmento de biópsia possa ser um fator”, acrescenta .

O aluno foi aprovado e recebeu seu título de mestre ao final da arguição.

Confira a ultima edição da Newslab

Evento internacional incentiva a inovação e promove negócios em Ciências da Vida na América Latina

“Inovação & Partnering para Alavancar a Bioeconomia na América Latina” é o tema 5º edição da BIO Latin America, conferência organizada pela Biotechnology Innovation Organization

Leia mais

Fleury Medicina e Saúde lança edição atualizada do ‘Atlas de Diagnóstico por Imagem em Cardiologia’

Na 40ª edição do Congresso da SOCESP, médicos do Fleury lançam livro sobre métodos de diagnóstico e discutem casos de doença coronária e estenose aórtica 

Leia mais

Grupo Polar é representante autorizado das vestimentas DuPont Tyvek IsoClean para ambientes controlados

A vestimenta reduz riscos de contaminação, enquanto garante proteção para os processos, produtos e pessoas.    Com quase 20 anos de experiência, o Grupo Polar é atualmente o maior fabricante nacional

Leia mais

Diagnóstico por imagem: Adenocarcinoma em divertículo duodenal e ressonância magnética

Autor: Vanessa Mizubuti Brito¹  Colaboradores: Klaus Schumacher¹, Bruna Zaidan²  Orientador: Antônio Eustáquio Dantas da Silva Júnior³  O caso é uma apresentação típica em localização atípica e curiosa. Escolhemos esse

Leia mais
Seções
Fechar Menu