fbpx

Botucatu terá curso sobre técnica de edição genética, em abril

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Curso prático-teórico de CRISPR-cas9 é pré-evento do Workshop de Genética do IB Unesp

Você já imaginou se fosse possível alterar o DNA para curar doenças genéticas? Pois isso está mais próximo do que imaginávamos. Através da técnica CRISPR-Cas9, cientistas já conseguem modificar genomas. A ferramenta de edição de DNA tem sido alvo de disputas judiciais nos EUA pela sua patente. Mais recentemente, no fim de 2018, a CRISPR-Cas9 ganhou ainda mais notoriedade pelas mãos do pesquisador chinês He Jiankui, que diz ter criado os primeiros bebês geneticamente editados no mundo e que os mesmos nasceram com resistência à infecção por HIV. Fato este que ainda está sob investigação.

Diante da relevância desta técnica para o avanço da Ciência, a comissão organizadora do 19ª edição do Workshop de Genética do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, promoverá como pré-evento, do dia 8 a 11 de abril, o “Curso teórico-prático de CRISPR-Cas9”. A capacitação será ministrada pelo Prof. Dr. Miguel A. Moreno-Mateos do Centro de Desenvolvimento Biológico de Andalusia, na Espanha. Ela é voltada a profissionais, alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e pós-doutorado das áreas das Biociências.

As inscrições para este Curso teórico-prático de CRISPR-Cas9 ocorrem a parte das inscrições do Workshop. Para isso os interessados deverão enviar currículo lattes e uma carta de intenção descrevendo a contribuição do curso para sua formação até 28 de fevereiro ao e-mail: [email protected]. Os selecionados serão divulgados no dia 15 de março. O investimento é de R$ 120 e o idioma oficial utilizado durante o curso será o inglês.

Sobre o Workshop

O 19º Workshop de Genética acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de abril. Inclui palestras de renomados pesquisadores brasileiros e internacionais, apresentações de trabalhos, mesa redonda, diversos minicursos, encontros com professores e pós-graduandos nos laboratórios do instituto (open lab) e até uma feira de empreendedorismo, um espaço para que empresas e projetos de negócio possam ser apresentados.

Dentro do próprio workshop, o Prof. Dr. Miguel também ministrará a palestra de abertura sobre a utilização do CRISPR-Cas9 em zebrafish para entender processos do desenvolvimento e doenças humanas. As inscrições, bem como o acesso a programação completa do Workshop de Genética do IB Unesp Botucatu, são feitas pelo site da Fundibio.

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu