Começo de ano é tempo de fazer um check-up da saúde. Você sabe quais são os principais exames que as mulheres devem fazer todos os anos?
Exames ginecológicos devem ser realizados com frequência, alguns anualmente. Mas, quais são os mais importantes? O coordenador da ginecologia e obstetrícia do Hospital Águas Claras, Marcus Vinicius, esclarece os principais procedimentos que toda mulher deve realizar anualmente.
“É essencial que toda mulher, desde o início da vida sexual, realize consultas periódicas com o ginecologista. É indispensável que elas também adotem estilos de vida mais saudáveis e realizem exames. A prevenção sempre é o melhor remédio para proteger a saúde”, afirma o médico.
O ginecologista relata que, na menacme (período possível de engravidar) os exames devem ser anuais. Além disso, se a paciente apresentar alguma alteração nos resultados, o tempo entre os procedimentos pode ser encurtado.
Confira abaixo os seis principais exames a serem realizados pelas mulheres:
Preventivo
Também conhecido como Papanicolau, o exame preventivo é realizado no consultório médico ou em laboratórios de diagnóstico. Com uma espátula de raspagem, o médico coleta uma amostra de secreção vaginal e do colo uterino e coloca em uma lâmina ou em meio líquido (técnica mais moderna) para análise em laboratório. A avaliação é feita a partir do início da vida sexual.
Ultrassonografia transvaginal
É um exame de imagem realizado por meio de um aparelho de ultrassom inserido na vagina da paciente, em posição ginecológica. É realizado por um médico em clínica de imagem. Nele é possível observar todo o útero e ovários, bem como o posicionamento de dispositivo intrauterino (DIU).
Mamografia
Este é um exame a ser realizado nas mulheres acima de 40 anos, para rastreio de câncer de mama. É feito por meio de uma radiografia das mamas, por um médico radiologista. Neste exame é possível detectar lesões nas mamas precursoras de câncer.
Ultrassonografia das mamas
Realizado por um aparelho de ultrassom, este exame é feito por meio de pedido médico, em clínica de radiologia e por um médico especializado. Em geral, é um exame complementar ao exame clínico em pacientes abaixo dos 40 anos ou como complementação ao exame de mamografia. Basta apenas o pedido clínico.
Exame para HPV
Existem duas correntes para realização de avaliação de HPV: a primeira sugere avaliação anual chamada “co test”, com citologia e captura híbrida anual. A outra diz para colher HPV se a citologia for alterada. O médico irá solicitar da maneira que achar adequado. Este teste realiza a avaliação por meio do PCR do DNA viral e avalia os vírus de alto e baixo risco relacionados ao câncer de colo uterino.
Colposcopia
A colposcopia é indicada em caso de alteração ao exame clínico especular, sangramento pós coito, alterações de exame de citologia ou qualquer situação que o médico avaliar necessária. A intenção é avaliar detalhadamente a vulva, a vagina e o colo do útero. É realizado no consultório do ginecologista e busca sinais que podem indicar inflamação ou presença de doenças.
Hospital Águas Claras
O Hospital Águas Claras é o mais novo e maior complexo hospitalar da Rede Ímpar no Distrito Federal. É um hospital geral de alta complexidade, que tem como missão oferecer a melhor experiência ao paciente, aliada à tecnologia de ponta e compromisso com o meio ambiente.
Possui uma estrutura completa, distribuída em 37,6 mil metros quadrados de área construída. Com 265 leitos, sendo 70 de UTI, tem pronto-socorro com capacidade para 20 mil atendimentos por mês. O centro médico tem 10 andares, com 120 consultórios. O centro cirúrgico possui 12 salas e o centro de diagnóstico por imagem, equipamentos de ponta e alinhados com o meio ambiente. Recém-inaugurado, o Hospital Águas Claras gerou cerca de 3 mil novos empregos, diretos e indiretos.
O Hospital Águas Claras pertence à Rede Ímpar que possui 7 hospitais nos estados de São Paulo (Hospital Santa Paula e H9J), Rio de Janeiro (Hospital São Lucas Copacabana e Complexo Hospitalar de Niterói – CHN) e Distrito Federal (Hospital Brasília, Maternidade Brasília e Hospital Águas Claras) e que se uniu à DASA, líder em medicina diagnóstica no Brasil e GSC Integradora de Saúde.
Com informações de Re9 Comunicação