Qualidade, além de tudo, é um critério de sucesso de um laboratório e um componente extremamente relevante em qualquer estratégia de marketing. Afinal, não adianta fazer publicidade se, no fim das contas, o produto ou serviço não atende às expectativas dos clientes, concorda?
Não só o laboratório, mas qualquer empresa que deixa de investir em qualidade hoje, fatalmente, acaba amargando perdas amanhã – e ainda vai se perguntar o que houve de errado.
Qualidade envolve uma soma de processos, técnicas e estratégias com o objetivo de assegurar que os serviços sejam entregues conforme as expectativas. É um processo constante e, portanto, implica em custos que nem todo gestor está disposto a cobrir, ainda mais que não gera resultados imediatos.
A melhoria contínua dos processos envolvidos deve representar o foco principal de qualquer laboratório, oferecendo, cada vez mais, os melhores serviços e inovações. Mas para que deem certo, torna-se imprescindível o controle desses processos, que deve ser capaz de identificar possíveis falhas que possam vir a acontecer ou as que já aconteceram. Além disso, o laboratório deverá estar preparado para agir prontamente para evitar ou minimizar as consequências e a recorrência dessas falhas. Isso tudo acaba por se traduzir em um processo chamado Garantia da Qualidade.
A forma de avaliar a Garantia da Qualidade é através da realização de Auditorias, onde é feita uma análise planejada, programada e documentada, executada por pessoal independente da área auditada, a fim de verificar a eficácia dos processos implantados, através da constatação de evidências objetivas e da identificação de não-conformidades.
A auditoria, portanto, avalia os processos, operações, registros, atividades e procedimentos do laboratório. Pode ser feita Interna, realizada por profissional do próprio laboratório, ou Externa, realizada por um profissional sem vínculos com o laboratório.
A Gestão da Qualidade padroniza os processos, a Auditoria avalia sua eficiência, e a Acreditação certifica a qualidade dos serviços.
Hoje, as empresas que adotam um programa de controle de qualidade já estão um passo à frente daquelas que ainda não o fizeram. E a Acreditação seria um passo a mais, mas por não ter caráter obrigatório, muitos laboratórios não são acreditados no país.
Para que o laboratório seja Acreditado é necessário cumprir requisitos da norma, que incluem, por exemplo, atendimento de exigências legais, excelência técnica na realização de exames, validade dos reagentes e produtos, calibração de equipamentos, rastreabilidade do processo, capacitação da equipe e segurança do paciente. E pode ser alcançada através das certificadoras DICQ/SBAC, PALC/SBPC e ONA.
Então, gerir um Laboratório de Análises Clínicas, com um programa de Garantia da Qualidade, é o caminho para se manter no mercado com credibilidade, solidez e destaque.
Por Waldirene Nicioli
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