132
O Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), em São Paulo, promove no dia 8 de agosto, de 8h30 às 12h30, o Ready: Radiologia & IA na prática. É o primeiro evento voltado ao uso prático das ferramentas de Inteligência Artificial na Radiologia. O encontro faz parte das comemorações dos 30 anos do InRad, comemorado em 2024.
O treinamento, voltado a médicos e residentes, trará atividades hands on com ferramentas em Inteligência Artificial e discussão de casos práticos sobre o uso na radiologia. As aulas estão divididas em diversas frentes da especialidade, como Ultrassom, Ressonância (Neuro), Radiologia torácica e Mamografia, para que os alunos possam aproveitar ao máximo cada conteúdo, de acordo com sua especialidade.
O evento foi desenvolvido com o objetivo de levar aos profissionais o que há de mais moderno e referências no Brasil e no mundo em uso de inteligência artificial na Radiologia e desmistificar a sua utilização na prática.
O professor Giovanni Cerri, presidente do Conselho do InRad e do InovaHC, explica que a
inteligência artificial é realidade no trabalho médico radiologista. “O nosso desafio é impulsionar os profissionais a potencializarem o uso dessas ferramentas na prática, com pensamento crítico. Nosso compromisso é colaborar com educação médica, com objetivo de melhorar a cada dia a vida dos pacientes”.
“A velocidade com que o mercado de saúde lança e incorpora novos algoritmos de machine learning é incrivelmente alta, exigindo que os médicos estejam capacitados para interagir com essas tecnologias de forma eficiente e prática. A inteligência artificial não só aumenta a produtividade, eficiência e eficácia, como também reduz erros, mas é essencial que tenhamos casos de uso validados pelos próprios médicos, que devem ser os protagonistas nessa transformação”, finaliza o diretor executivo do InRad e do InovaHC Marco Bego.
Laboratório de IA generativa no InRad
No início deste ano, o InRad lançou o primeiro laboratório de IA generativa para área da saúde pública do país, em parceria com a Amazon Web Services (AWS). Batizado de GAL (Gerador Adaptativo de Laudos), o projeto visa transformar a maneira como laudos radiológicos são criados, a partir de uma ferramenta que permite a estruturação automática de laudos radiológicos, levando em conta o histórico do paciente, de forma ágil e precisa. O Instituto, além de desenvolver projetos inovadores, tem o objetivo de auxiliar profissionais da área da saúde na incorporação de novas tecnologias em suas rotinas, por meio de um ambiente para troca de informações e conhecimentos, aplicáveis na prática médica.
Sobre o InRad
O Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas, InRad, comemora 30 anos de atividades em 2024, cumprindo a missão de aperfeiçoar o diagnóstico por imagem e oncologia terapêutica. A instituição é reconhecida pela excelência em pesquisa, diagnóstico, terapias e desenvolvimento de projetos ligados à inovação e tecnologia.
Com um ecossistema de transformação digital, o Instituto se destaca por iniciativas como o InovaHC (Centro de Inovação do Hospital das Clínicas) e o In.Lab (Centro de Inovação e Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial em Saúde), que buscam transformar pesquisas em soluções para a saúde através de parcerias para fortalecimento dos projetos, entre elas a Siemens, Amazon Web Service e Intel. Frutos importantes fazem parte dessa história, como o 7 Tesla, que reduz ruído instrumental em ressonâncias magnéticas; o OpenCare 5G, primeira rede 5G brasileira na saúde; o RadVid19, plataforma que auxiliou médicos e instituições a identificar a presença do coronavírus utilizando imagens de raios-X e tomografias do tórax, a partir de algoritmos e tecnologia de IA.
Classificado como melhor centro de medicina nuclear do mundo pela Agência Internacional de Energia Atômica, é responsável pela produção farmacêutica de itens utilizados para pesquisas clínicas e de produtos usados na rotina clínica e fármacos produzidos no setor de medicina nuclear. Por ano, passam pelo InRad 215 mil pacientes. Nos últimos quatro anos, foram realizados mais de 1,5 milhão de exames, entre ultrassonografia, radiologia geral, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear e mamografia. No instituto são 82 equipamentos de radiologia de última geração para realizar mais de 300 mil exames por mês, 25 mil só de raios-X.
Serviço
Ready: Radiologia & IA na prática
Quando: 8 de agosto
Horário: 8h30 às 12h20
Local: Centro de Treinamento do InRad (Instituto de Radiologia – Hospital das Clínicas). Endereço: Travessa Ovídio Pires, 75, – Portaria 1 – 1° andar
Inscrições pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/radiologia-ia-na-pratica-aprenda-com-quem-usa-e-potencialize-seu-trabalho/2541569