fbpx

Triagem neonatal inovadora detecta imunodeficiências

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Teste do pezinho será realizado gratuitamente em crianças de zero a 28 dias de vida, com o objetivo de identificar problemas do Sistema Imunológico

O Instituto Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (PENSI), braço social da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), da qual também faz parte o Sabará Hospital Infantil, apoia no mês de maio de 2018 à Campanha Mundial de Conscientização das Imunodeficiências Primárias, realizada anualmente pela World Allergy Organization (WAO).

A ação faz parte do Projeto Triagem Neonatal Para Imunodeficiências Primárias, Projeto aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) do Ministério da Saúde. O propósito deste projeto é detectar precocemente por meio de triagem neonatal feita com uma tecnologia diagnóstica inovadora no Brasil, pacientes portadores de síndromes genéticas associadas a imunodeficiências primárias, a fim de propor orientações terapêuticas visando o melhor prognóstico dos pacientes identificados.

A campanha tem como objetivo conscientizar, prevenir e diagnosticar doenças, que afetam o sistema imunológico, fazendo com que as crianças tenham mais suscetibilidade a ter infecções graves e de repetição. A campanha consiste na realização de um exame em recém-nascidos de zero a 28 dias de vida, em colaboração com Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP), oferecendo para a população um teste gratuito, para o diagnóstico precoce de imunodeficiências.

Segundo o Dr. Antonio Condino Neto (ICB-USP), um dos pesquisadores responsáveis do PRONAS, o exame é como o teste do pezinho, e ele vai dizer se o recém-nascido tem algum problema do Sistema Imunológico. “Esse teste é feito para prevenir as complicações que vem dessas doenças, de fundo genético. É um teste muito simples, que é feito com uma gotinha de sangue, e vai trazer muitas informações importantes visando a saúde do seu filho. Por isso nós convidamos você, mãe e pai de crianças de zero a 28 dias de vida, a comparecer aqui no Instituto PENSI, e fazer a coleta desse teste do pezinho”, explica.

A coleta será realizada na sede do Instituto PENSI, gratuitamente com agendamento às segundas, quartas e sextas-feiras. É necessário que os pais ou responsáveis tragam documento de identificação com foto e a certidão de nascimento do bebê.

 


Serviço:

O que: Campanha de Conscientização das Imunodeficiências – Coleta Teste do pezinho
Quando: De 03 a 30 de maio de 2018
Horário: das 9h às 17h
Onde: Instituto PENSI – Av. Angélica, nº 2071, Ed. Portland – 2º andar.
Agendamento e informações: (11) 2155-9358

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu