fbpx

Toxicologia Ocupacional: Saúde e bem-estar em favor do trabalhador | Newslab 145

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Desde o surgimento da civilização estamos expostos a produtos químicos. De acordo com a American Chemical Society (ACS) existem mais de 11 milhões de substâncias químicas no mundo, sendo que, 80 mil estão presentes em nosso dia a dia, seja no uso doméstico, industrial ou comercial

Essas substâncias, em contato com o organismo humano, podem ser absorvidas pelas vias respiratórias, via dérmica ou pelo trato gastrointestinal. Dentro do organismo, cada substância se liga a um sítio de ação específico, dependendo das suas propriedades físico-químicas. Essa interação química tem como consequência uma cadeia de reações, que podem levar a efeitos tóxicos para o homem.

Portanto, conhecer as propriedades dessas substâncias, tal como o efeito que elas produzem no organismo é fundamental para monitorar e evitar o surgimento de complicações clínicas decorrentes de seus efeitos tóxicos.

A Toxicologia Ocupacional trata das substâncias químicas, agentes químicos ou xenobióticos presentes no ambiente de trabalho e que podem oferecer risco à saúde do trabalhador.

O monitoramento dos níveis das principais substâncias presentes na indústria brasileira é estabelecido pela Norma Regulamentadora nº7 (NR-7/PCMSO), visando prevenir e minimizar riscos de intoxicação no ambiente de trabalho.

Para melhor atender as necessidades dos seus clientes, nasceu o DB Toxicológico, a unidade do DB focada exclusivamente em exames toxicológicos e análises instrumentais. Com uma estrutura ampla e moderna, oferece um menu completo de testes em toxicologia ocupacional de acordo com NR-7, avaliando a exposição a agentes químicos nas mais diversas atividades.


Só o DB Toxicológico oferece aos seus clientes:

  • Menu completo de exames de acordo com a NR-7
  • Exames especiais complementares a NR-7
  • Moderno parque de equipamentos, contando com sistemas de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e também cromatografia gasosa.
  • Análise de metais, através das técnicas de absorção atômica com forno de grafite, ICP-MS/MS.
  • Equipe técnica e assessoria científica formada por profissionais experientes em toxicologia.
  • Técnicas desenvolvidas e validadas seguindo padrões internacionais de qualidade em laboratórios analíticos.
  • Participação em ensaios de proficiências dos principais provedores nacionais (PNCQ e CONTROLAB)
  • Agilidade e garantia da qualidade na liberação dos resultados.

CONTATO

DB – Toxicológico

0800 640 0380

www.dbtoxicologico.com.br

[email protected]


 

Confira a ultima edição da Newslab

Exame genético pode ajudar no diagnóstico das imunodeficiências primárias

O mês de abril ganha a cor amarela para destacar a necessidade de conscientização sobre as imunodeficiências primárias. Elas são doenças genéticas, que têm em

Leia mais

Vacinação contra malária irá iniciar para crianças em 3 países da África, anuncia OMS

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em comunicado divulgado hoje (23), terá inicio a implementação da primeira vacina contra a malária. Causada por protozoários

Leia mais

EUA registram 71 novos casos de sarampo e enfrentam novo surto da doença

O sarampo, doença infecciosa transmitida por vírus da família Paramyxoviridae e do gênero Morbillivirus, é uma doença altamente contagiosa que deixou muitos mortos ao longo da história. A vacina

Leia mais

Obesidade em foco na ciência: Unicamp cria primeiro laboratório de imunometabolismo do país

Recentemente, diante do fenômeno global de aumento da obesidade, surgiu a necessidade de integrar dois campos de conhecimento que poderiam parecer distintos: imunologia e metabolismo.

Leia mais
Seções
Fechar Menu