Estudo sobre artrite reumatoide, doença inflamatória que destrói as juntas do corpo, dá ao pesquisador Raphael Sanches Peres mais um prêmio, o de melhor tese Capes 2017 na categoria Ciências Biológicas III, escolhida entre as defesas realizadas em 2016.
Esse já é o quarto reconhecimento científico e tecnológico recebido pela pesquisa de doutorado “A Sinalização de TGF, envolvida na expressão de CD39 em células T reguladoras, está associada com a eficácia terapêutica do metotrexato na artrite reumatoide”.
Orientado pelo professor Fernando de Queiroz Cunha, no Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Peres já havia recebido com a pesquisa: o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, em 2015; o I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell, durante o Congresso de Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônica, Manaus-AM, em 2016, e o Tese Destaque USP 2017, em setembro.
A pesquisa foi realizada no Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) da FMRP e desvendou os mecanismos biológicos que fazem portadores de artrite reumatoide não responderem ao tratamento convencional com Metotrexato (droga usada para a doença). Com esses resultados, Peres criou um “kit diagnóstico” para identificar esses mecanismos.
Doença imunológica, se não tratada, a artrite reumatoide pode levar a invalidez permanente. Atinge 1% da população mundial em idade adulta, ou seja, uma a cada 100 pessoas sofre com a doença, segundo o Colégio Americano de Reumatologia.
Menções honrosas para Ciências Farmacêuticas
O mesmo Prêmio Capes de Tese Edição 2017 reconheceu duas teses defendidas em 2016 na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP para receber Menção Honrosa. São elas: “Sistemas líquido cristalinos de geleificação in situ de administração intratumoral para liberação localizada de siRNA na terapia do câncer de pele”, de Livia Neves Borgheti Cardoso orientada pela professora Maria Vitória Lopes Badra Bentley, e “Análise funcional de genes de Aspergillus fumigatus regulados pelo fator de transcrição CrzA”, de Patricia Alves de Castro orientada por Gustavo Henrique Goldman.
Mais informações: crid@fmrp.usp.br