Slow Medicine é tema de encontro na APM

A Associação Paulista de Medicina (APM) apresentará, em 1º de setembro, o I Encontro Paulista de Slow Medicine

De acordo com o geriatra José Carlos Velho, um dos coordenadores da iniciativa da “Medicina Sem Pressa”, no Brasil, o objetivo é divulgar e explicar aos profissionais da saúde o conceito e princípios da Slow Medicine.

A reunião será divida em dois módulos. No primeiro módulo, as palestras serão voltadas para a prática médica, abordando a filosofia seguida pelos participantes da Slow Medicine e a interessante interface com a iniciativa Cochrane e a Medicina Baseada em Evidências. Já o segundo módulo tratará da questão multiprofissional da Medicina sem Pressa.

“Sendo esse conceito voltado para a prática médica e de saúde, ele acaba se ampliando para outras áreas. Falaremos das implicações na enfermagem e o impacto na prática do psicólogo. A advogada Lívia Callegari destacará o envolvimento da bioética na Slow Medicine, e por fim, a geriatra Daniela Lima, tratará das práticas integrativas”, comenta o geriatra.

Durante as exposições, haverá espaço para a audiência apresentar seus posicionamentos e questionamentos.

Segundo José Carlos Velho, a importância do tema é dada pelo fato de ser um contraponto em relação à prática médica atual ancorada no uso das tecnologias, que colocam o médico em segundo plano e não dão total atenção ao enfermo.

“O essencial no trabalho médico é o tempo dedicado ao cuidado ao paciente, a ouvir o paciente, a refletir a respeito da situação e oferecer as melhores alternativas terapêuticas, considerando a situação individual, para que as melhores decisões sejam tomadas respeitando e contemplando particularidades”.


APM | I Encontro Paulista de Slow Medicine – Com web transmissão

Data: 01 de setembro
Horário: 08h30 às 13h00
Local: APM – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista
Telefone: (11) 3188-4250
E-mail: inscrições@apm.org.br
www.apm.org.br

Confira a ultima edição da Newslab

Seções

Desenvolvido por Izy.Digital

Av. 9 de julho, 3229 – Sl. 412 – Jardim Paulista – São Paulo – SP | Telefone: (11) 3900-2390

Fechar Menu