Um dos maiores líderes do mercado em exames toxicológico de larga janela de detecção no país, o Laboratório Sodré, através do setor comercial, ampliou a sua rede de credenciados em 2022.
Em 2019, a rede de credenciados era de 800 unidades em vários estados, hoje, atende aproximadamente 2.000 laboratórios credenciados em todo país.
Com equipamentos de última geração o Laboratório Sodré tem a capacidade de realizar 17 mil exames diariamente, o que diminui o prazo para a entrega dos resultados.
“Os nossos credenciados, além de contar com inteligência logística, central de relacionamento, suporte jurídico e de marketing, consegue oferecer aos seus pacientes resultados em até 24h. Proporcionamos um diferencial competitivo, além da agilidade, confiabilidade e estratégia alinhada para cada região do Brasil, destaca Ana Prata, diretora de Vendas do Grupo Sodré”.
Sobre o Sodré
Em 2021, o Laboratório Sodré realizou investimentos da ordem de 23 milhões de reais em equipamentos de última geração, tecnologia com inteligência artificial e adequação na estrutura física com foco em aumentar a capacidade de produção e se preparar para atender as altas demandas do setor.
O Laboratório Sodré é um dos primeiros laboratórios no segmento toxicológico, cumprindo as exigências do SENATRAM com escopo certificado pela ISO IEC 17025 Forense e CAP Accreditation.
NTO
O NTO – Núcleo Tecnológico Operacional do Sodré é um dos maiores e mais moderno do país, com tecnologia de ponta composto por mais de 15 equipamentos específicos para o setor de toxicologia, com sistemas de cromatografia líquida de ultra performance (UHPLC), espectrometria de massas do tipo Tandem Quadruplo, além de todo o sistema de automação no preparo das amostras. A melhoria contínua dos processos é uma busca constante do Laboratório Sodré e como última aquisição, o NTO possui já implementado a tecnologia de ponta que utiliza dessorção térmica por laser de diodo (LDTD) também acoplado à espectrometria de massas alta sensibilidade. Essa tecnologia oferece maior velocidade na entrega dos resultados, mantendo a confiabilidade dos exames já produzidos pelo Laboratório Sodré.
Nova Lei
A Lei Federal 14.071/20, que entrou em vigor no dia 12 de abril de 2021, já está regulamentada por meio da nova Resolução 843/2021 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito e aborda modificações no Código de Trânsito Brasileiro, dentre elas, a mudança em relação à validade do exame toxicológico, por meio do toxicológico periódico.
A Lei determina que o exame toxicológico para motoristas deve ser realizado a cada 2 anos e meio (ou seja, 30 meses).
A mudança na Lei do exame toxicológico é reflexo do bom resultado de anos de trabalho constante do CONTRAN e dos órgãos federais responsáveis em busca do aumento de segurança nas estradas brasileiras.
A regulamentação do CONTRAN 843/2021, prevê ainda punição aos motoristas que descumprirem as mudanças determinadas pela nova Lei do exame toxicológico.
O objetivo do exame toxicológico obrigatório é tornar as estradas cada vez mais seguras e ainda preservar a saúde dos motoristas e a vida de quem percorre as rodovias cotidianamente, por meio da diminuição do uso de substâncias ilegais associado ao volante.
Por Andressa Valsecchi: Jornalista MTB 0085668/SP