Outubro Verde: testagem rápida de sífilis na rua Augusta prossegue neste domingo (29)

Ação acontece na esquina com a rua Peixoto Gomide, das 14h às 18h

O “Outubro Verde” é uma campanha de prevenção à sífilis e à sífilis congênita e a escolha do mês deve-se à celebração no terceiro sábado de outubro do Dia Nacional de Combate à Sífilis (goo.gl/49rwwu). Como parte da campanha, o Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, volta a oferecer no próximo domingo (29) testagem rápida e gratuita de HIV e sífilis na esquina das ruas Augusta e Peixoto Gomide, na região central da capital paulista.

“É muito importante levar a saúde para fora dos serviços. Precisamos estar onde as pessoas estão. Esse é o objetivo da nossa unidade móvel: circular pela cidade levando prevenção às infecções sexualmente transmissíveis e mais qualidade de vida aos paulistanos”, afirma Robinson Fernandes de Camargo, médico e coordenador do PM DST/AIDS em exercício.

O local já recebe essa ação de testagem desde o dia 1º de outubro, sempre aos domingos. Nesse período, já foram realizados mais de 340 exames rápidos de HIV e sífilis. A previsão é que a unidade fique no local também nos finais de semana de novembro.

A atividade acontece das 14h às 18h dentro do estacionamento de uma farmácia e em frente ao posto de gasolina. Para fazer os testes, é preciso preencher um breve cadastro e depois coletar uma gota de sangue. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos e é dado sigilosamente por um profissional da saúde.

Além dos testes, os agentes de prevenção do programa oferecem orientação às ISTs/AIDS e no local há distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante.


Serviço:

Testagem Rápida e Gratuita de HIV e Sífilis
Local: rua Augusta x rua Peixoto Gomide, dentro do estacionamento da farmácia
Horário: 14h às 18h


 

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu