A Ourofino Saúde Animal (B3: OFSA3), listada na B3 desde 2014, apresenta três lançamentos de sua unidade de Negócios de Bovinos e Equinos neste segundo semestre: o análogo sintético à substância apaziguadora materna FerAppease, a vacina contra pneumonia e conjuntivite CDV Feedlot Plus, e o FosBion B12, que atua no metabolismo energético e potencializa o desempenho dos animais.
De acordo com a empresa, os produtos, que podem ser encontrados em todo o território nacional, têm como base o tripé produtividade, saúde e bem-estar dos bovinos, alinhados ao propósito de reimaginar a saúde animal.
Ao todo, a unidade de negócios de Animais de Produção (Bovinos, Equinos, Aves e Suínos – assim chamada no 2T24) da Companhia apresentou crescimento de 10,7% em relação ao 2T23 (excluindo efeito da Aftosa), alcançando receita líquida de R$ 153,9 milhões no 2T24 e os lançamentos demonstram o compromisso de reforçar esta avenida por meio de novidades que tragam a solução que hoje o mercado necessita. Atualmente, a unidade de negócios de Bovinos e Equinos foi segregada da de Aves e Suínos.
A empresa destinou, no acumulado do semestre, 8,7% da receita líquida para investimentos em Pesquisa em Desenvolvimento e Inovação (PDI), totalizando R$ 34,2 milhões. Esse montante está alinhado com a estratégia de ampliação do portfólio de produtos com o objetivo de garantir receitas futuras e gerar valor para a companhia.
“Temos sido desafiados pelo segmento a prover produtos que fortaleçam a pecuária nacional em busca de maior produtividade, sustentabilidade e rentabilidade para a cadeia como um todo, sem renunciar ao bem-estar animal. Por conta disso, desenvolvemos esses produtos inovadores, seja através de parceria de negócios, seja através de desenvolvimento próprio, como no caso do FosBion B12 que demandou vários anos de pesquisa com o nosso departamento de P&D”, revela Jean Pericole, gerente executivo de Marketing Bovinos e Equinos da Ourofino Saúde Animal.
Destinado a fortalecer a saúde dos bovinos, o FosBion B12 é um composto energético constituído por uma combinação de fósforo orgânico e vitamina B12, e a vacina CDV Feedlot Plus, que previne doenças respiratórias e ceratoconjuntivite bovina, são produtos que vão ampliar o portfólio da Ourofino, oferecendo uma linha mais completa de soluções ao produtor de gado de corte e de leite. A intenção da Ourofino é alcançar a liderança na categoria de suplementos energéticos nos próximos três anos.
A vacina CDV Feedlot Plus é considerada a versão mais completa do mercado, já que apresenta proteção para 10 cepas, o maior número nesse segmento, com diferencial de proteger contra doenças respiratórias bovinas e ceratoconjuntivite, incluindo a Moraxella bovis. A expectativa da Ourofino é levar aos pecuaristas e técnicos do segmento uma solução ainda mais assertiva que visa a saúde e bem-estar dos animais, compondo seu portfólio de biológicos, alcançando a liderança na categoria deste tipo de produto em três anos.
O FerAppease, por sua vez, é um análogo sintético à substância apaziguadora materna bovina desenvolvido para reduzir a percepção do estresse, atuando para garantir o ganho de peso do animal, como no caso do transporte e chegada a um confinamento, quando o animal demora a ingerir alimentos e água. O produto também é altamente recomendado na pecuária leiteira, atuando para reduzir o estresse principalmente nas bezerras pós-desmama e nas novilhas primíparas no momento do parto e início da lactação, melhorando o consumo de alimento e o manejo racional dos animais.
É uma tecnologia referência em confinamento nos EUA, onde mais de 15 milhões de doses já foram aplicadas, mesa quantidade que a Ourofino pretende comercializar no país. Por ser um mercado de um produto inovador e inédito no Brasil, o FerAppease pode representar 100% de marketshare para a Ourofino.
Este produto é considerado um novo mercado a ser explorado pela Ourofino e foi testado no Brasil com seus principais earlier adopters. Na prática, o medicamento traz ao rebanho bem-estar e garante a produtividade. O laboratório veterinário espera, num futuro breve, vender no Brasil a mesma quantidade de doses vendida nos EUA – cerca de 15 milhões -, pois o rebanho comercial brasileiro é o maior do mundo, com desafios de manejo ainda maiores que o norte-americano.
“Os três lançamentos vêm somar à nossa estratégia de expansão de portfólio e mercado em um momento que o produtor rural precisa de produtos de alto desempenho para enfrentar desafios na gestão do rebanho bovino como os eventos climáticos que afetam a saúde e, consequentemente, a produtividade dos animais. Os três produtos agem para manter a saúde e bem-estar animal evitando prejuízos ao abastecimento ao consumidor e às exportações de carne por exemplo, que somente no primeiro semestre de 2024 somaram 1,29 milhão de toneladas, resultando em um faturamento de US$ 5,69 bilhões, segundo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)”, destaca Pericole.
Fonte: Ascom Ourofino Saúde Animal