A aquisição de uma nova tecnologia pode ser considerada um marco para a trajetória do laboratório e na vida de seus usuários, sejam eles os proprietários, colaboradores e até mesmo seus clientes.
Em um mercado cada vez mais competitivo, jargões como redução de custo, aumento de portfólio e agilidade de entrega tornaram-se palavras chaves para a sobrevivência e perpetuação de diversos negócios, dentre eles os laboratórios clínicos.
Muitas vezes as empresas correlacionam a negociação de uma automação como a oportunidade de comercializar e fidelizar o consumo de reagentes com o cliente. E essa realmente é uma das principias vertentes dos fabricantes.
Mais, e para o cliente? O principal “afetado ou beneficiado” por essa nova tecnologia. O que uma automação pode mudar na vida do laboratório e seus envolvidos?
Destacamos três pontos que estão extremamente alinhados aos jargões citados acima:
- Redução de Custo
A implementação de uma automação, permite uma redução significativa no volume de reagente necessário para se fazer uma análise. É o famoso: rendimento por kit, quantos exames é possível fazer com determinado kit.
Exemplificando, um laboratório que utiliza semi-automático, em sua maioria o consumo é de 1,0 mL. Partindo para uma automação é possível chegar até a ¼ desse volume; as vezes até menos. Estamos falando de uma redução de 400% no custo do exame. Nos dias atuais em que qualquer por cento é muito por cento, 400% não é nada mal.
Mas aqui vai o alerta: cuidado com os volumes nominais x reais, pois nem sempre o que informam os encartes e folders é o que realmente ocorre. Procure confirmar e se possível validar esses volumes informados pelos fabricantes.
- Aumento de Portfólio
Precisamos oferecer cada vez mais possibilidades. Para o laboratório, a automação pode ampliar a gama de exames que poderão ser realizando in home. Minimizar um pouco a dependência de alguns apoios e devolver a força e autonomia ao laboratório (independente do porte).
Ofertar exames que antes não poderia fazer, devido à limitação da tecnologia disponível . Agora passa a ser uma nova realidade. E quanto mais tivermos a oferecer, maiores serão as possibilidade de serviço a ser prestado.
Há outra frase popular que cabe ser repetida aqui: “papel aceita tudo”. Portanto, novamente alertamos para as informações que precisam ser confirmadas. Reação de Turbidimetria é uma delas. Diversas automações oferecem essa possibilidade, porém será que todas realmente são capazes de fazer com qualidade?
- Agilidade da entrega
Esse terceiro item complementa bem o segundo, pois além de poder fazer novos exames o laboratório passa a ser dono do seu tempo.
Realizar os exames internamente está intimamente ligado à agilidade na entrega dos mesmos. E já que tempo é dinheiro, se reduzirmos o tempo de entrega, estaremos gastando menos.
Verifique e avalie bem as possibilidades e propostas apresentadas ao seu laboratório e se concluir ser o momento adequado…. “#partiu_automação”
Contato:
Marcelo Saraiva Rocha
Biotécnica Ind. e Comércio Ltda
www.sac@biotecnicaltda.com.br