Anvisa publica nova versão do guia de amostras laboratoriais

O objetivo da publicação, elaborada em atendimento ao Planejamento Estratégico e à Agenda Regulatória da Anvisa, é orientar o tratamento que se deve dar às amostras laboratoriais de produtos sob vigilância sanitária, reduzindo o quantitativo de amostras rejeitadas pelos laboratórios oficiais.

A primeira versão do documento foi publicada no dia 20 de março de 2019 e esteve em consulta pública por 180 dias, tendo seu prazo se encerrado em 16/9. O compilado de contribuições recebidas e a análise realizada pelo setor da Anvisa que trata do tema está disponível na versão 1 do Guia.

Entenda

O Guia 19/2019 expressa o entendimento da Anvisa sobre as melhores práticas com relação a procedimentos, rotinas e métodos considerados adequados ao cumprimento de requisitos técnicos ou administrativos exigidos pela legislação. Ele não confere ou estabelece novas obrigações, devendo ser utilizado por agentes públicos e privados como material de referência.

É importante ressaltar que a publicação pode ser complementada com instrumentos específicos, tais como manuais e procedimentos operacionais padrão (POPs) para ações e serviços públicos de saúde no seu âmbito de atuação.

Com informações de Anvisa.