Manter uma boa organização empresarial e equilíbrio corporativo é essencial para o sucesso de qualquer empresa, aumentando sua produtividade e eficiência, o que impacta positivamente nos resultados financeiros e na satisfação dos clientes. No entanto, esse não é um processo simples pois engloba desde uma gestão eficiente dos recursos e processos até a manutenção de um ambiente de trabalho saudável.
Manter todos esses processos em pleno funcionamento para obter uma melhora organizacional da empresa não é uma tarefa fácil por englobar aspectos que não se tem controle definitivo por parte do gestor, como bem-estar, satisfação e tomada de decisões. Contudo, existem alguns conhecimentos que permitem desenvolver técnicas mais eficientes, como os conhecimentos em neurociência.
O setor de Recursos Humanos (RH) da empresa tem que lidar com pontos muito delicados da mente humana ao mesmo tempo em que mantém um bom equilíbrio nos setores da empresa, algo que pode ser otimizado quando utiliza-se conhecimentos da neurociência.
A neurociência é capaz de explorar e decifrar o processo de desenvolvimento e resposta do comportamento humano, permitindo informações valiosas sobre a natureza dos pensamentos, emoções e ações humanas. Essas aplicações podem aprimorar e revolucionar os modelos de negócios tradicionais, proporcionando uma visão inovadora da gestão em um cenário em constante evolução.
A integração da neurociência pode promover o sucesso organizacional e criar ambientes de trabalho mais humanizados, estimulando a criatividade, a eficiência e a adaptação dos colaboradores em tempos de mudanças aceleradas, o que naturalmente geraria transtornos
O uso de conhecimentos de neurociências para desenvolver técnicas voltadas à gestão de colaboradores permite entender processos emocionais e cognitivos e usá-los a seu favor, como memória e neuroplasticidade, para facilitar a introdução de novas ideias e projetos na empresa, assim também sistemas de recompensa do cérebro para estimular ou reduzir determinados comportamentos, por meio da neurociência comportamental.
Outro ponto importante do uso da neurociência na gestão de colaboradores é na própria contratação, onde a análise de processos cognitivos permite uma melhor compreensão dos aspectos de cada colaborador e como ele pode agregar à empresa, assim como formar equipes mais direcionadas e assertivas.
Dessa forma, nota-se que é de fundamental importância entender os processos cognitivos e o funcionamento do Sistema Nervoso Central é essencial para a gestão empresarial focada no bem-estar dos colaboradores e no equilíbrio corporativo como um todo.
Referências Bibliográficas:
NEURORH: Aplicação Prática da Neurociência no Equilíbrio Corporativo e Bem-Estar de Seus Colaboradores. Ciencia Latina Mudidisciplinar, [S. l.], p. 1-19, 3 jul. 2023. DOI https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i3.6644. Disponível em: https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/6644. Acesso em: 1 nov. 2023.
—
Sobre Emerson Zulu
Emerson Zulu é um empresário do futebol, que atua há cerca de 10 anos na área. Após anos de empreendedorismo em grandes multinacionais, ingressou no futebol e a experiência de outros setores agregada à sua visão estratégica tem lhe proporcionado uma ascensão no futebol internacional. Ele é agente licenciado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como também tem licença como agente na Espanha e na Inglaterra. Entre os empresariados de Zulu está o jogador Emerson Royal, jogou em grandes clubes como o Barcelona, seleção brasileira, atualmente está no clube Tottenham. Além dele, são empresariados jogadores do Santos, Corinthians, Atlético Paranaense, São Paulo e Roma. Atualmente, Emerson também tem network e parceria com grandes nomes do futebol europeu.