De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer bucal é o quinto tipo que mais acomete homens. Os principais fatores de risco da doença são: consumo excessivo de bebidas alcoólicas, infecção pelo HPV, má higiene bucal, expor os lábios ao sol sem proteção e tabagismo.
A alimentação também pode ser um fator importante para a prevenção do câncer bucal, afinal, uma dieta pobre em frutas e vegetais. Além disso, quando diagnosticado precocemente, a condição possui chances altas de cura. O câncer bucal pode atingir os lábios, língua, céu da boca, gengiva, bochechas e a região da boca abaixo da língua.
Alguns sinais desse tipo de câncer são feridas na boca que não cicatrizam por mais de duas semanas, placas vermelhas ou esbranquiçadas e sangramento na boca sem causa definida.
Para entender mais sobre a prevenção do câncer bucal, recomendamos Augusto Takao Akikubo Rodrigues Pereira, oncologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. Para agendar uma entrevista com o porta voz ou mais informações, responda o e-mail ou envie uma mensagem para o meu WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511910465637
Fico à disposição e espero seu contato. Obrigada!