Fredson Costa Serejo
Em 2022, tivemos a retomada de muitos congressos/eventos presenciais, vi com muita euforia colegas palestrantes e empresários do setor diagnóstico comemorando a possibilidade de voltar a realizar novas parcerias e vendas de produtos e serviços. Mas será que realmente este foi e sempre será o melhor caminho para divulgar a sua marca na área de diagnóstico laboratorial?
Acessei alguns sites de eventos 2022/2023 para avaliar o Mídia Kit das empresas e saber quanto custa uma marca estar nesses eventos, com a devida visibilidade e fiquei realmente impressionado com alguns valores. Para ter um stand a média de preço variou de 500 a 1.000 reais/m 2 . Os expositores ainda podem fazer um “Upgrade” de diversas outras inserções da sua marca, desde um crachá, revistas físicas e eletrônicas, divulgação em redes sociais do evento, material gráfico em sacolas, aparecer no portal institucional, email marketing, e banners espalhados pelo congresso, vídeos institucionais durante as palestras e até legenda/tradução simultânea para atrair clientes estrangeiros. Investimentos que custam de 2 a 100 mil reais dependendo do tamanho do evento, mas que em sua grande maioria, não ultrapassam 5.000 congressistas por evento.. É um investimento que vale a pena? Sim. Afinal, muitos grandes contratos e parcerias são fechados nestes encontros científicos, onde o empresário do setor pode ver, tocar, testar e tirar dúvidas com as empresas fornecedoras. Contudo, é um investimento bem alto, sem métricas de resultados alcançados e que pode não ter um retorno 100% garantido. Mas será que existem outros caminhos?
A pandemia nos deixou um grande legado, nos reinventamos durante o confinamento, os negócios não pararam, e passamos a utilizar os meios digitais como a nossa principal ferramenta de comunicação com nossos clientes. E para muitos empresários, que souberam usar bem as redes sociais, conseguiram inclusive aumentar seu faturamento.
E como anda a sua presença digital? Será que você tem explorado de maneira efetiva todas as potencialidades de divulgação da sua marca no “on line”? Tem se relacionado com seu público e criado estratégias efetivas? Bem, esse é o tema deste artigo e te convido a ler até o final. Fiz uma avaliação dos 51 anunciantes da revista Newslab da edição 171 (Maio 2022) e os nomes das empresas serão preservados e não serão divulgados no artigo. Entrei no seu site, vi sua rede social, seu número de seguidores, seus últimos posts, sua frequência de publicação, o engajamento de curtidas e comentários, além lógico, dos seus anúncios. E pasmem, os resultados não são nada animadores. E você precisa sem dúvidas, melhorar em alguns pontos, para conquistar novos clientes.
Leia a Coluna Marketing no Setor de Diagnósticos completa em nossa Revista Digital clicando aqui