Especialista do Colégio Americano de Patologia é destaque no 52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Curtis Hanson participa de conferência sobre solicitação inteligente de exames como medida para combater o desperdício na medicina diagnóstica

Durante o 52º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Curtis Hanson, patologista do Colégio Americano de Patologia participa de uma conferência sobre a solicitação inteligente de exames. O especialista que atua na Mayo Clinic, em Minnesota, nos Estados Unidos, contribui para a discussão que terá foco no combate ao desperdício de exames laboratoriais.

Curtis Hanson, patologista do Colégio Americano de Patologia

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Wilson Shcolnik, “os Estados Unidos são recordistas em gastos na assistência à saúde e os resultados obtidos nem sempre correspondem aos investimentos na área. As taxas de desperdícios na assistência à saúde, quando avaliadas por métodos diretos são de 6 a 8%, muito menores do que as habitualmente divulgadas. O número de resultados de exames não acessados é de apenas 5,4%, segundo dados de pesquisa divulgada pela SBPC/ML em 2017. Trazer essa referência americana é uma forma de trocar experiências sobre ações efetivas para diminuir os abusos e dar sentido ao uso racional de exames”.

A escolha do tema vem a contemplar uma série de ações da SBPC/ML que visam orientar e reforçar a necessidade do uso racional de exames laboratoriais. “O objetivo, com ações como o Choosing Wisely é combater o uso excessivo e educar médicos e pacientes de forma que os exames laboratoriais sejam utilizados como ferramenta para embasar decisões médicas sobre o diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças. Dessa forma, a medicina laboratorial contribui para tornar a solicitação de exames uma medida prudente, racional, e auxiliar a gerar mais valor e eficiência para o sistema de saúde, diminuindo os seus custos”, afirma Shcolnik.


52º Congresso de Brasileiro Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Solicitação de testes inteligentes – Curtis Hanson (College of American Pathologists)
Data: 27 de setembro de 2018
Horário: 17h00
Local: Centrosul – Florianópolis – Santa Catarina
Inscrições: cbpcml.org.br


Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML disponibiliza o PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu