[ENTREVISTA EXCLUSIVA] Fleury amplia plataforma de negócios com a inauguração de Centro de Infusão

O Fleury Medicina e Saúde amplia sua plataforma de negócios em saúde com a inauguração de um Centro de Infusão na Unidade do Morumbi e passa a oferecer, além de exames, aplicação de medicamentos endovenosos, subcutâneos e intramusculares para pacientes com doenças autoimunes e inflamatórias crônicas.   

O mercado potencial de infusões é estimado em R$ 140 milhões. O serviço começa com atendimento na unidade Fleury Morumbi e no Itaim na capital de São Paulo. No entanto, possui potencial de expansão para mais 12 unidades na capital paulista e região. “O projeto tem como um dos pilares a experiência do paciente e prevê, além do atendimento diferenciado Fleury, a redução do tempo para administração do medicamento se comparado à alternativa hospitalar”, informa a diretora executiva de Negócios da marca Fleury Medicina e Saúde, Dra. Jeane Tsutsui. 

O conforto e praticidade que as unidades do Fleury proporcionam na hora de realizar exames agora estendem-se para quem necessita de medicamentos imunobiológicos intravenosos ou subcutâneos, sobretudo, para tratar doenças autoimunes e inflamatórias, bem como imunodeficiências. Os pacientes contam com equipe multidisciplinar e especializada nas terapias disponíveis e segurança necessária durante as aplicações, sempre sob supervisão médica.   

Dr. Luís Eduardo Coelho Andrade, reumatologista do Fleury Medicina e Saúde, responsável pelo Centro de Infusões.

Para entender a amplitude e importância do projeto iniciado pelo Grupo Fleury, a Newslab entrevistou o Dr. Luís Eduardo Coelho Andrade, reumatologista do Fleury Medicina e Saúde, responsável pelo Centro de Infusões.  

 

 

Newslab: O que motivou o Fleury a impulsionar o projeto de Centros de Infusão?  

 

Luís EduardoO Fleury tem consolidada tradição de excelência no suporte ao diagnóstico, que é uma das primeiras etapas da cadeia da saúde. Ultimamente, temos buscado ampliar nosso leque de atuação, oferecendo o mesmo nível de excelência a outras etapas da cadeia, que inclui a prevenção e o tratamento. No polo da prevenção, temos oferecido serviços de gestão de saúde empresarial, incluindo a recente aquisição da SantéCorp. O polo oposto é o do tratamento e é aí que entra o Centro de Infusões Terapêuticas do Fleury (Fleury Infusões).  

 

Nos últimos anos, consolidou-se uma nova modalidade terapêutica representada por medicamentos imunobiológicos, que são macromoléculas que não são passíveis de absorção por via oral convencional. Portanto, é necessária a aplicação parenteral, seja por via endovenosa, subcutânea ou intramuscular. Assim, o Fleury Infusões busca complementar o suporte já oferecido aos clientes na etapa diagnóstica, agora também durante o tratamento, mantendo o padrão de acolhimento, qualidade e idoneidade.   

 

É importante frisar que o Fleury Infusões nasce no contexto do Centro Integrado de Alergia e Imunologia, pois a maior parte dos medicamentos imunobiológicos aplica-se a enfermidades de base imunológica. Há alguns anos o Grupo Fleury vem praticando o conceito de Centros Integrados, como Vila da Saúde, Gestar Fleury, de Cardiologia e de Ortopedia. O Centro Integrado de Alergia e Imunologia está hoje localizado na Unidade Itaim e reúne expertise médica nas áreas de alergia, doenças autoimunes e imunodeficiências inatas ou adquiridas. Além dos tradicionais exames realizados em amostras de sangue ou outros líquidos biológicos, o Centro Integrado de Alergia e Imunologia realiza exames in vivo, como a aplicação de alérgenos na pele (prick e patch teste). Em breve passaremos também a oferecer testes de provocação alimentar, de grande importância para o diagnóstico de determinados tipos de alergia e que hoje tem disponibilidade muito restrita.

O centro de infusões complementa e expande o escopo de atuação do Centro Integrado de Alergia e Imunologia, estando hoje localizado em duas Unidades, a do Itaim e a do Morumbi. No entanto, possui potencial de expansão para mais 10 unidades na capital paulista e região. 

Sede Fleury no Itaim Bibi, São Paulo-SP.

 

Newslab: Para vocês, qual é o principal ganho em termos de qualidade dos serviços que o Fleury oferece e este novo projeto?  

 Luís EduardoUm dos pilares do Fleury Infusões é oferecer ao cliente uma experiência compatível com a qualidade de acolhimento, eficiência e segurança tradicionais do Fleury. Considerando que esses clientes necessitam receber a medicação de forma recorrente (a cada mês ou a cada duas semanas, dependendo do medicamento), é importante que haja ótimo acolhimento e que o procedimento seja confortável e tão rápido quanto possível. Muitos desses clientes têm vida profissional ativa e devemos procurar interferir o mínimo possível em sua rotina. O centro de infusões é desenhado em todos os detalhes para alcançar este objetivo, podendo o cliente trabalhar em seu notebook, assistir a um filme, ou simplesmente descansar, conforme sua preferência e necessidade. Outro ponto importante é a segurança, temos uma farmácia e farmacêutico dedicados para a preparação da medicação estritamente de acordo com protocolo estabelecido para cada tipo de imunobiológicos. Temos também um sistema de tripla conferência que garante a qualidade e adequação do medicamento a ser infundido. Ademais, o centro de infusões tem infraestrutura específica para eventuais complicações que possam ocorrer durante ou logo após a infusão, possibilitando um atendimento imediato semelhante ao recebido em um ambiente hospitalar.  

Newslab: A importância e qualidade de exames diagnósticos do Fleury são amplamente reconhecidas. Como o laboratório encara agora com este novo projeto a ligação entre exames e infusões em relação à importância clínica? E para o mercado?  

 

Luís EduardoNos últimos anos, tem ficado claro que o tratamento de doenças inflamatórias crônicas com medicação imunobiológica, quando corretamente indicada, contribui para melhora da qualidade de vida e capacidade funcional dos pacientes. Por exemplo, pacientes com artrite reumatoide que antes podiam se tornar restritos a cadeira de rodas e incapacitados para a vida laboral e social, hoje estão plenamente ativos em todos os sentidos, graças ao uso de terapia imunobiológica adequada. Do ponto de vista da economia da saúde, isso significa menos comorbidade e menor sinistralidade. Ademais, pessoas funcionalmente produtivas são capazes de contribuir efetivamente na contratação de serviços da cadeia da saúde. Portanto, o mercado de trabalho vê com bons olhos essa nova modalidade terapêutica. Nesse sentido, o Fleury Infusões irá desempenhar um papel importante ao aplicar também nessa área sua longa experiência na prestação de serviço ético, com segurança e qualidade. 

Sede Morumbi do Fleury

NewslabDentre as doenças autoimunes e anti-inflamatórias crônicas, quais são as mais comuns e quais são as doenças que o Fleury oferecerá exames, diagnósticos e também infusões?  

 

Luís Eduardo : A maior parte das medicações imunobiológicas hoje é hoje direcionada às enfermidades de fundo imunológico, principalmente doenças autoimunes e inflamatórias crônicas. Entre essas, podemos listar a artrite reumatoide, espondilite anquilosante, doença de Crohn, psoríase, neuromielite óptica, esclerose múltipla, artrite idiopática juvenil e esclerose múltipla. Outra importante parcela beneficiada são os pacientes com imunodeficiências primárias que requerem a aplicação recorrente de imunoglobulinas endovenosas. No entanto, o escopo da terapia imunobiológica tem expandido rapidamente para outras áreas. Assim, certas formas de osteoporose beneficiam-se muito com o tratamento com um imunobiológicos contra o RANKL, assim freando a reabsorção óssea e permitindo a progressiva recuperação do tecido ósseo. Também algumas enfermidades endocrinológicas específicas, gastrointestinais, oftalmológicas e neoplásicas se beneficiam com o uso de medicamentos imunobiológicos. É pertinente imaginar que o espectro de aplicação dos imunobiológicos deverá se expandir progressivamente à maior parte das áreas da medicina. 

 

O Fleury Infusões já tem disponíveis os seguintes medicamentos:  

  • Abatacepte (Orencia®) 
  • Acetato de gosserelina (Zoladex®) 
  • Acetato de Leuprorrelina (Lupron Depot®) 
  • Acetato de Leuprorrelina (Lectrum®) 
  • Acetato de octreotida (Sandostatin Lar®) 
  • Ácido zoledrônico (Aclasta®) 
  • Adalimumabe (Humira®) 
  • Belimumabe (Benlysta®) 
  • Canaquinumabe (Ilaris®) 
  • Carboximaltose férrica (Ferinject®) 
  • Certolizumabe pegol (Cimzia®) 
  • Ciclofosfamida (Genuxal®) 
  • Denosumabe (Prolia®) 
  • Etanercepte (Enbrel®) 
  • Golimumabe (Simponi®) 
  • Golimumabe (Simponi IV®) 
  • Guselcumabe (Tremfya®) 
  • Imunoglobulina Humana (Endobulin Kiovig®) 
  • Imunoglobulina Humana (Sandoglobulina Privigen®) 
  • Infliximabe (Remicade®) 
  • Mepolizumabe (Nucala®) 
  • Metilprednisolona (Solu-medrol®) 
  • Metotrexate (Fauldmetro®) 
  • Natalizumabe (Tysabri®) 
  • Ocrelizumabe (Ocrevus®) 
  • Omalizumabe (Xolair®) 
  • Palivizumabe (Synagis®) 
  • Rituximabe (Mabthera®) 
  • Sacarato de hidróxido férrico (Noripurum®) 
  • Secuquinumabe (Cosentyx®) 
  • Tocilizumabe (Actemra SC®) 
  • Tocilizumabe (Actemra IV®) 
  • Ustekinumabe (Stelara®) 
  • Vedolizumabe (Entyvio®) 

 

Entretanto, este portfólio está em constante e acelerada expansão. 

 

Newslab: Como o Fleury encara a entre a relação exame-diagnóstico-infusões e a relação com o médico, bem como com o tratamento em longo prazo destas doenças, com o lançamento dos centros de Infusão? 

 

Luís EduardoO Fleury Infusões foi concebido tendo em vista a perspectiva dos pacientes e dos médicos prescritores. Nesse sentido, é importante imaginar o ritual do paciente submetido a uma infusão. Após os procedimentos tradicionais da recepção, o paciente é examinado por um médico dedicado, que deverá constatar se o paciente está em condições de receber a medicação. Caso haja algum impedimento, nosso médico fará contato com o médico do paciente para discutir a melhor conduta a ser tomada. Caso não haja impedimento, o paciente segue para o procedimento, que é supervisionado por enfermeira dedicada, com supervisão médica. Terminada a infusão e o período de observação, o paciente é novamente examinado pelo médico, que elabora um laudo contendo as informações médicas relevantes. Cada infusão realizada no centro de infusões gera um item acessível online à semelhança dos itens referentes aos exames diagnósticos. Este item tem a mesma estrutura de um laudo de exame laboratorial, contendo informação sobre as condições de entrada do paciente, como se comportou e suas condições no momento da liberação. Durante o procedimento da infusão, nosso médico tem acesso a todos os exames já realizados pelo paciente no Fleury, podendo assim integrar esses achados para benefício do atendimento ao paciente e interação com o seu médico. Para o médico do paciente, esse sistema traz bastante segurança e transparência, tendo a equipe e a estrutura do Fleury Infusões como parceiros dedicados ao melhor resultado para o seu paciente.    

 

  1. Pensando sobre a visão do laboratório do futuro, qual a importância deste novo de exame-diagnostico-infusões?

 

Um conceito que vem sendo cultivado nos últimos anos é o da “Theranostics”, que se refere em uma integração entre terapêutica e diagnóstico. Cada vez mais, a Medicina caminha rumo à personalização do tratamento, o que exige um detalhamento diagnóstico cada vez mais refinado. Por outro lado, o efeito terapêutico ocasionado por medicações imunobiológicas pode exigir monitoração de parâmetros laboratoriais diversos. Em ambas as direções, percebe-se nitidamente a necessidade de integração entre diagnóstico e terapêutica. Neste cenário, o Fleury Infusões oferece ao médico e seu paciente uma solução adequada às exigências da Medicina Personalizada. 

 

  1. De alguma forma, o inovador e ousado projeto do Fleury teme que os médicos vejam nesta nova operação uma abertura para futuro Hospital/Clínica Fleury?

 

Desde sua fundação, o Fleury busca oferecer o melhor serviço de suporte diagnóstico para os médicos e seus pacientes. Ao longo de sua história, o Fleury vem inovando de forma consistente, ampliando seu espectro de ação, porém sempre de forma sinérgica com a classe médica. Assim foi com pioneirismo na integração de análises clínicas e métodos diagnósticos de imagem, na disponibilização de resultados pela Internet, na expansão geográfica de sua rede de unidades, incluindo o atendimento domiciliar. Em função da consolidada reputação de ética, qualidade e competência angariada pelo Fleury ao longo de quase 100 anos, os médicos certamente estarão confiantes de que esta nova atuação do Fleury trará mais segurança, conforto e qualidade ao atendimento de seus pacientes.